quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Retorno de personagens e uma aliança poderosa acontecem em nova edição de House of X


*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!


Falar que Jonathan Hickman explodiu nossas cabeças mais uma vez está virando costume com essa minissérie que tem feito um arco realmente digno da raça mutante. Dessa vez, o roteirista criou uma maneira de trazer personagens até então mortos e apresentou uma aliança entre personagens que faz até o chão estremecer, só de pensar nas possibilidades.

Na edição passada de House of X, vimos os X-Men sendo mortos em sua missão que teve um certo sucesso, mas para quem acompanha os quadrinhos Marvel, morte e ressurreição são coisas comuns de acontecerem. Só que o Hickman foi a fundo nisso e mostrou a receita de como é feito o retorno de personagens mortos! É isso mesmo!

Primeiramente, cinco mutantes são necessários para se realizar o "ritual", que é um trabalho em conjunto desses poderes, que são o Bolas Douradas, Proteus, Elixir, Tempus e Hope Summers. E cada um deles possui uma maneira diferente de explorar seus poderes, sem descaracteriza-los.


Bolas Douradas gera esferas douradas, que mais tarde foi percebido que são algo a mais. Foi descoberto que elas são, na verdade, ovos estéreis e ele pode gerar uma quantidade infinita. Uma vez esses ovos colocados em contato com o solo de Krakoa, é a vez de Proteus com seu poder de alterar realidades, de tornar os ovos viáveis para serem fecundados. Depois, é feito a inserção de material genético de determinados mutantes em cada um (imaginem quais mutantes estão sendo ressuscitados) e logo depois vem Elixir, que dá um "empurrão" no processo embrionário com seu poder de gerar vida. Então, é a vez agora de Tempus de acelerar o processo de evolução do ovo para ele chocar rapidamente. E com a ajuda de Hope, que potencializa os poderes de todos, os ovos estão prontos para gerarem as novas vidas. E assim, os mutantes que morreram na edição anterior, retornam. Contudo, eles nascem sem nenhuma de suas memórias. Aí entra o toque final do mestre!

É revelado nesta revista que Cérebro não tem apenas a função de encontrar cada mutante existente no planeta, mas ele também armazena todas as informações da vida de todos mutantes no planeta. O Cérebro é um repositório de histórias de cada mutante que anda ou andou pelo planeta. Pegaram essa dica?

Com base dessas informações, Xavier reimplanta essas memórias nos corpos nascidos, trazendo-os de volta. Assim, podemos esperar mutantes mortos voltando e aproveitando essas novas possibilidades maravilhosas que os aguardam. Praticamente, Xavier desenvolveu a máquina da vida eterna pra os mutantes.


Depois disso, os X-Men recebem a notícia de que seus sacrifícios tiveram êxito e que eles podem voltar ao convívio dos seus irmãos mutantes, em um momento bem ritualístico, onde Tempestade os reapresenta ao povo mutante como se fosse uma sacerdotisa.

Contudo as novidades não acabam por aí. Após a cerimônia, Xavier em companhia de Wolverine e Magneto estão se preparando para receber novos convidados. E assim sabemos que esses convidados são alguns notórios vilões mutantes como Sinistro, Exodus e muitos outros. O último a chegar foi o maior inimigos que os X-Men enfrentaram durante todos esses tempos: Apocalipse. E como cereja do bolo, Xavier fez com que ele se submete-se às leis de Krakoa e todos eles agora teriam um lar na sociedade mutante.


É fantástico como esse final foi de arrepiar, mesmo sabendo que ele estaria presente em um dos grupos mutantes, mas ver essa cena desenhada pelo Larraz foi bastante emblemática e poderosa, como deve ser. E o Hickman abraçou sem medo a ideia de ressuscitar personagens mortos e deu uma solução que é bastante condizente para tudo que estava se formando nesse novo status quo dos mutantes. Parafraseando Magneto, eles são os novos deuses na Terra e, como tais, passam a ser 'eternos' e ter um comportamento de adoração como o de um religião, cheios de seus rituais de reverência.

Sinceramente estou muito satisfeito com esse material, mesmo faltando uma edição pra acabar! Hickman está mostrando que ele não só está arrumando a casa como está colocando elementos narrativos para roteiristas não terem mais a necessidade de burlar situações para explicar como trouxeram tal mutante morto de volta. Agora tudo pode ser explicado!

E agora, vamos aguardar o grand-finale para sabermos se será respondido sobre o que é a sexta vida de Moira e o que poderá ser a décima primeira vida dela.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus