quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Powers of X: Associações Perigosas



Hoje saiu mais uma edição de Powers of X e como era de se esperar já, temos mais algumas reviravoltas insanas na narrativa criada por Jonanthan Hickman para mostrar que a história dos X-Men nos quadrinhos da Marvel é muito mais complexa do que podíamos imaginar. Desta vez, o futuro X² que descobrimos que é a nona vida de Moira MacTargget ficou de fora. Em compensação, temos muitas revelações nas outras três épocas trabalhadas aqui:


X° ou ANO 1: Acordo Sinistro

Xavier e Magneto, cientes agora de todas as experiências de Moira MacTargget e suas outras nove vidas, vai até a localização até então secreta do Bar Sinisro, a ilha misteriosa repleta de réplicas do geneticista Sinistro. Para nossa surpresa, Xavier e Magneto querem fechar um acordo e até mesmo ajudar Sinistro a criar sua biblioteca de DNA mutante ao longo de todo esse tempo. O Sinistro que conhecemos do Massacre de Mutantes mata o atual governante (uma outra réplica sua) e aceita a proposta de Charles e Magnus. Só tem um detalhe: Xavier usará sua mente para apagar aquele encontro e as intenções do acordo do Sinistro para que ele não se lembre de nada. Só em dado momento do futuro, Charles irá revelar tudo para o geneticista louco.


O mais curioso dessa história, no entanto, fica nos Extras. Aqui, Hickman lista os 'Segredos Sinistros' como se fosse parte de uma coluna de um jornal de fofoca da ilha, o Red Diamond. Em meio a algumas bobagens ridículas dentro das anotações do vilão, temos aí surpresas: Sinistro usou em si o DNA do mutante John Proudstar, o Pássaro Trovejante. Ele sabe da existência de mais do que três irmãos Summers por aí, o que só mostra que Hickman irá trabalhar mesmo aquela sua ideia do passado dentro desse tema espinhoso. Outro ponto fala de uma 'ruiva' que no passado fez um pacto com o Demônio e que os segredos dela virão em breve a tona. Seria Madelyne? A saga Inferno é citada e a alguma notícia sobre o passado de Wolverine. Sinceramente, mais pra frente, deveremos revisitar esse material pra ver o que podemos extrair a mais dele.

Apesar da história parar aqui, não deixa de ser interessante notar que se Xavier agora tem "posse" dessa biblioteca com todos os mutantes estudados por Sinistro, será que isso não significa que aquela cena inicial em House of X não seria Xavier gerando novos clones de seus falecidos alunos mortos no ataque a organização ORQUÍDEA no espaço?

X¹ ou ANO 10: Contato com Krakoa

Na segunda parte dessa história, temos algum momento antes do que vimos acontecendo nos eventos do presente de House of X, o Professor X levando Douglas Ramsey para Krakoa. Xavier explica que andou conversando com a ilha telepaticamente até então, mas é necessário alguém com os poderes do Cifra pra entender completamente o significados das palavras da Ilha viva mutante. Provavelmente, ciente do que a Moira viu na sua última vida com o Cifra unido fisicamente a Krakoa, o Xavier acredita que pode adiantar e facilitar o contato entre os dois.


Em meio a breve conversa entre Cifra e Krakoa, tomamos conhecimento da existência de uma outra raça antiga, os Arakkos. Essa criaturas demônio foram derrotadas por Apocalipse e seus cavaleiros do apocalipse do passado. É uma perspectiva inusitada de termos aqui pela primeira vez Apocalipse, a versão original, com um ar de herói.

Antes de Xavier partir, ele revela seus ousados planos para Cifra, que fica surpreendido. Agora, sabemos de onde partiu a ideia de ter Krakoa não só como base, mas também como fonte de uma nova e imaginada tecnologia a base da biologia da ilha.



No Extra aqui dessa edição, temos o resultado dos esforços do Cifra e como ele organizou a ilha pra se comunicar com mais quatro outros mutantes em tarefas específicas:  Sábia, Black Tom Cassidy, Fera e Trinary. Apesar de não confirmado no extra, é possível que Forge esteja nos subterrâneos fazendo mais experimentos.



X³ ou ANO 1000: Burlando a Ascenção

Voltamos agora ao futuro do Bibliotecário, onde ele finalmente entrou em contato com a Falange e começa a realizar os 'testes' para a ascenção. Já sabemos que as máquinas são assimiladas e se consideradas dignas, ascendem via a Falange? Mas isso funcionaria com o povo do Bibliotecário? Bem, o Ancião do lugar está tentando burlar isso ao usar uma máquina como hospedeira, copiando o seu 'eu' para o interior do 'veículo'. É uma maneira de burlar a ascenção e ver se será aceito pela Falange.





Apesar de muitas pistas agora estarem a nossa disposição, não dá pra ter certeza plena do que de fato Jonanthan Hickman está aprontando. Estamos agora rumo as edições finais de ambas as minisséries, e estou ansioso para saber se as respostas que vem aí confirmam algumas das minhas especulações.

Salve, Hickman

Coveiro

comments powered by Disqus