sábado, 28 de setembro de 2019

Novo acordo da Marvel e Sony pode ter liberado encontro entre Homem-Aranha e Venom

Ontem fomos tomados pela boa notícia de que a Sony e a Marvel resolveram suas pedengas e que o Homem-Aranha irá continuar inserido dentro do UCM pelo menos por mais UM filme solo do personagem (além de outro filme não divulgado produzido pela Marvel). Sim, é o que o acordo diz, é a chance de uma despedida decente (caso nada mais mudar).



É óbvio que ambos os estúdios escutaram a repercussão do público e viram que a quebra de braço não pendia para nenhuma lado. Os dedos apontavam para a Sony e para a Disney ao mesmo tempo. O acordo aceito foi intermediário. Nem o acordo original como a Sony queria, nem os 50% de divisão de custos e lucros proposto pela Disney. No fim, tudo deu certo e até mesmo Bob Iger veio a público agradecer a Sony. Acho que ambos viram que o melhor era ouvir a voz do povo e todos sairiam ganhando sem manchar a reputação de ninguém.



Mas apesar da duração do novo contrato ser bem menor (de 5 filmes do original, ficou para apenas 2 produções), muita gente acredita que teve um detalhe a mais dito nas entrelinhas da fala do Kevin Feige ontem: "Ele é o único herói que tem o superpoder de cruzar universos cinematográficos, então a Sony continuará a desenvolver seu Aranhaverso e você nunca sabe o que o futuro reserva". Para bom entendedor, é o que basta. De certa forma, o Aranha estará liberado para encontrar o Venom, Morbius e o que mais a Sony criar a partir daí.

O site Comicbook postou ontem em primeira mão a notícia e quando informou, sua fonte disse que o plano era gradualmente desvincular o Homem-Aranha de Tom Holland do universo do UCM e levá-lo mais próximo do resto do Universo da Sony. Isso não significa que ele deixaria a sua realidade (como alguns especulam que o terceiro filme seja um tipo de 'Aranhaverso'), mas trabalharia o herói para a partir de agora seguir uma carreira mais 'solo' (como muito tempo foi nos quadrinhos), distante de outros heróis e só eventualmente em grandes filmes (como esse não anunciado do acordo) voltar a participar. Por outro lado, nada impediria ele de esbarrar com Eddie Brock numa aventura, por exemplo.

Essa seria uma maneira também da Sony deixar numa zona cinzenta suas outras produções do 'Spiderverso' como Venom, Morbius e etc. Amy Pascal enquanto Presidente da empresa, nunca escondeu que queria que todos esses personagens fosse parte do mesmo cenário do UCM, mas isso talvez não fosse algo que tivesse claro no acordo anterior. Gerou até na época uma situação embaraçosa em entrevista e um meme divertido com Kevin Feige. Recenemente, foi até dito que o próprio Kevin Feige barrou uma 'cameo' de Tom Holland no primeiro filme do Venom. Talvez nesse novo acordo isso tenha ficado mais evidente pra ambas as partes e por isso esse tal 'super-poder de cruzar universo' tenha sido colocado em palavras pelo Presidente da Marvel Studios.



É fato que só saberemos disso com o tempo, mas está tudo nas entrelinhas e nem um pouco escondido. Para quem acha que a Sony ficou na desvantagem perdendo mais porcentagem da arrecadação do filme sem sequer ficar com os lucros do merchandising, esse 'upgrade' em seu universo paralelo seja uma boa maneira de compensar. E se pensarmos mais longe, quão legal seria ver um dia um crossover entre Morbius e Blade por exemplo em novo acordo? Ou Venom num Thunderbolts? Sonhei demais?

Coveiro

comments powered by Disqus