quarta-feira, 4 de setembro de 2019

House of X traz desfecho chocante para os X-Men



*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!

Se você ainda tinha alguma dúvida quanto a qualidade dessa nova fase do Jonathan Hickman com os X-Men, essa edição mostra que ele pode te dar um belo soco no estômago e te fazer ajoelhar e admitir que esse está sendo o arco mais marcante do universo mutante a décadas.

House of X 3 terminou em uma grande explosão da nave dos mutantes, causado pelo chefe da segurança da organização Orquídea. Agora, em House of X 4 vemos que essa explosão ocasionou mesmo grandes danos. Arcanjo e Escalpo foram as duas fatalidades na explosão! Noturno e Jean ficaram bem feridos e Wolverine quase sem um braço. Ciclope, Mística e Monet estão em melhores situações.


Noturno consegue teletransportar Ciclope, Wolverine e Mística para cada amarra que segura a cabeça do Sentinela Molde Mãe, assim como ele próprio também vai para uma amarra. Wolverine e Noturno tem êxito e conseguem desconectar duas das amarras. Enquanto isso, com a ajuda de Monet, Jean Grey repassa todo o status do andamento da missão, até o momento que a Monet avisa que estão sendo invadidos. Para salvar a vida da amiga telepata, Monet joga a Garota Marvel dentro de uma capsula de fuga enquanto segura e mantém a atenção dos soldados nela, para que seus colegas concluam a missão. Monet, em sua forma mais agressiva, se joga para cima do grupo de assalto.


No momento, Ciclope consegue desatar mais um colar (amarra) da cabeça e procura fazer contato com a Mística, que é localizada pela Sentinela Ômega Karima e a cientista responsável pela organização. A doutora aciona a escotilha para o espaço, não dando tempo para a Mística desconectar o último colar. Resta apenas a Ciclope, Wolverine e Noturno o difícil trabalho de concluir a missão.

Esse é o momento que você vai achar que Hickman teve muita inspiração com o escritor de Game of Thrones, George R.R. Martin. Jean Grey avisa ao Xavier que perderam a Mística e que iniciaram o procedimento de ativação da cabeça. Nesse momento, sem muita saída, Xavier lhe diz para fazerem o que precisa ser feito, não importa o que aconteça. E eles fazem! 


Noturno teletransporta Wolverine para o último colar, fora da instalação, e o Carcaju destrói o colar, como seus últimos atos heroicos. Durante a fuga, Ciclope é pego por Karima. Ciclope é executado pela cientista. Jean Grey foi pega pelos Sentinelas guardiões e morta logo em seguida. A edição termina com gosto de sangue na boca e imagens e frases, como um emaranhado de fatos e eventos, com a frase de Mutantes Nunca Mais sendo ecoado.



Vamos direto ao ponto para dizer que toda essa história em House of X até aqui pode ter sido uma visão do que foi uma das vidas da Moira MacTaggert. Mas a grande pergunta que fica é que se for isso mesmo, qual delas? A sexta vida, que não foi revelado ainda no infográfico ou é a décima vida? E quanto dessas informações foram coletadas por ela e como a Moira morreu para ela renascer? Será a Moira a grande salvadora da raça mutante? A que custo pode trazer isso?

Outro ponto que podemos reparar também é com relação ao personagem Bibliotecário e o próprio Xavier. Pela imagem, propositalmente, a manifestação do poder de Xavier com capacete é idêntico a marca que o bibliotecário carrega. Quem leu Powers of X com muita atenção, percebeu uma ligação de longe entre ambos. Mas agora temos esse novo elemento que os aproxima muito mais. Será que o Bibliotecário é um Quimera com genes do Xavier? É algo a mais?


Parece que só saberemos mesmo na próxima semana com Powers of X 5 direcionando para a conclusão desse grande arco que, de longe, está sendo a melhor coisa que aconteceu no universo mutante em anos! Não tem como não esboçar um grande sorriso até aqui por finalmente trazer a verdadeira revolução mutante pela mãos de um arquiteto competente como tem sido o Jonathan Hickman. Como diria um velho ditado, antes tarde do que nunca!

Marcus Pedro

comments powered by Disqus