quinta-feira, 8 de outubro de 2020

X de Espadas: Tempestade reclama sua arma - Parte 5

Nesta semana, além de Wolverine e X-Force, também tivemos mais um capítulo especial da série crossover entre revistas mutantes X de Espadas. É em Carrascos #13 que finalmente conhecemos a origem da tal espada Skybreaker, ou Quebradora de Céus, que indubitavelmente é destinada a Tempestade, a Mutante controladora do clima. Como disse a profecia de Polaris, "a manipuladora dos céus portará um legado. 




Uma arma que até então era desconhecida por todos nós leitores, parece ser bem familiar a Ororo. Isso porque a mutante no passado já foi a Rainha de Wakanda e esposa de T'Challa. E como todos sabemos, Tempestade teve seu casamento anulado durante os eventos de X-Men vs Vingadores e demorou algum tempo até a relação entre ela e o Pantera Negra ficar menos conflituosa. Ir até Wakanda para exigir algo tão importante deles certamente vai estremecer um pouco as relações.

Ao atravessar o portal até Wakanda, Ororo foi recebida com muito carinho pela Rainha Ramonda e a Princesa Shuri. T'Challa não estava. A mutante então resumiu toda a situação da disputa com Arakko e como isso poderia repercutir no mundo todo. Ramonda ofereceu seu exército. Shuri se dispôs a criar a melhor das espadas. Até mesmo armas antigas mais importantes do reino se mostraram a disposição: A Criadora de Nações, Garras da Pantera e Misericórdia do Rei. Mas Ororo disse que apenas uma poderia ser portada por ela segundo o desafio - Skybreaker. 




Foi o primeiro rei de Wakanda que forjou a Skybreaker e ela foi passada de geração em geração. Mais do que uma arma,ela tem todo um significado da ascenção do reino, que graças ao Vibranium conseguiu todo desenvolvimento tecnológico que vemos hoje. Era portanto a única arma que Ororo estava impedida de levar. Ao menos, não sem autorização de T'Challa. Tempestade concordou em aguardar o Rei, que estava mais uma vez com os Vingadores salvando o mundo por aí. Contudo, Shuri pareceu desconfiar da ex-cunhada. Mais tarde, Shuri levou um jantar para convensar com Tempestade e colocar algumas situações a limpo. Apesar da boa relação entre elas, Wakanda estava entre um dos países do mundo que não assinou um tratado com Krakoa. Se negou a receber ajuda de seus medicamentos, por estar preocupada com a ilha mutante controlando mercados em troca de uma cura como fazia. Ainda assim, Wakanda mantinha boa relações com mutantes e por isso Shuri achava que se esperasse T'Challa, haveria uma chance de Ororo conseguir algum tipo de ajuda. 

Todavia, Tempestade não estava disposta a correr um risco de receber um não e por o mundo todo a perder. Naquela noite, entra então sua versão ladina, que com o conhecimento de toda a área desde que morou ali como rainha, sabia exatamente onde se infiltrar e como chegar até a Skybreaker. Invadiu áreas protegidas, derrubou guardas e quando finalmente alcançou a espada, teve que confrontar Shuri. Que desta vez estava com as manoplas, num visual muito mais parecido com os dos filmes do que vimos antes. Shuri ainda deu a chance de ela voltar atrás e esperar T'Challa, mas Ororo respondeu com um leve choque que desnorteou a garota. 

Assim, Ororo finalmente pode trocar a espada Skybreaker por uma outra igual no lugar, mas antes de partir teve que encarar alguns panteras-robôs e por fim deparou-se com seu ex-marido T'Challa. Ele lamentou Tempestade fazer aquilo, pois ele disse que faria qualquer coisa por ela, inclusive ceder a espada para a luta. T'Challa a lembrou que ao querer salvar seu povo mutante, não deveria esquecer que os Wakadanos também já foram seu povo. Por ser algo tão crucial ao mundo, T'Challa a deixou levar Skybreaker e disse que eles poderiam ter feito aquilo juntos. Depois que Ororo partiu, ele mandou o portal de Krakoa ser destruído. Agora, se Ororo quisesse voltar, teria que ser sob a permissão de Wakanda apenas. 




Ao voltar, Tempestade se encontra com Kitty Pryde e comenta que a situação pode ter sido muito mais custosa do que ela imaginava. Mas antes de ser esposa e rainha, Ororo era uma protetora e tinha ideia dos sacrifícios que fez. Ela volta então até a construção erguida por Polaris e finca a Skybreaker. É a terceira campeã a se apresentar. E para mais detalhes sobre a tal espada e como ela é perfeita pra Ororo, veja essa página extra que acompanhou a revista: 


 

Se você percebeu um pouquinho de diferença na narrativa da edição, não é a toa. Quem assume essa edição é Vita Ayala, que tem um ritmo mais brando do que Gerry Duggan. Ainda assim, a edição é boa, talvez com páginas extras desncessárias, mas competente em trabalhar mais uma vez a relação complicada de Ororo e T'Challa. A arte também é um ponto positivo, assinada por Mateo Lolli e colorida por Edgar Delgado. E vamos agora esperar a próxima semana pra ver mais campeões de Krakoa se apresentarem...

Coveiro

comments powered by Disqus