segunda-feira, 12 de outubro de 2020

OS 80 MAIORES MOMENTOS DA MARVEL COMICS NO BRASIL - Parte 6

Vamos prosseguir com mais 10 momentos importantes que mereceram destaque nesses 80 anos de Marvel no Brasil. Nessa nova lista, falamos do lançamento de edições especiais pela editora Abril e a intromissão da Globo com alguns lançamentos de personagens que estavam ainda sem direitos de publicação adquiridos aqui no Brasil.

51-A primeira minissérie de luxo. Elektra Assassina de agosto de 1988.

 A Abril já tinha inovado o mercado com a série “Batman- O Cavaleiro das Trevas” de Frank Miller, que nessa época era um dos artistas mais aclamados no Brasil. Seu nome vendia e sua Elektra Assassina foi um das gratas surpresas dos anos 1980.



52- O Conflito de uma Raça, o início das Graphics Novels no Brasil de 1988.

 A edição de estreia de Graphic Novel vinha com a história dos X-Men chamada ‘God loves, Man kills” (Deus ama, Homem mata), mas no Brasil a aventura foi traduzida como “Conflito de uma Raça”. O título original não pôde ser traduzido ao pé da letra. Na época, o diretor de redação da Abri era o Cláudio Marra. Ele, além de diretor, também era pastor. E achava que não era de bom tom usar em um título de uma revista popular as palavras ‘Deus’ e ‘mata’. O título não foi proibido, foi apenas uma opção do diretor de redação.

53-A nova revista mensal dos X-Men em novembro de 1988.

A nova revista mensal dos X-Men, substituindo Heróis da TV deu início a uma nova era a vida dos mutantes no Brasil. A partir daí, os X-Men se popularizaram não só no Brasil, mas em todo o planeta.

54-Expandindo com a linha Epic. Groo n° 01 de maio de 1990.

 Uma das séries mais bacanas da linha Epic era o errante personagem do espanhol Sergio Aragonés, Groo. Sua publicação teve impressionantes 27 edições publicadas pela Editora Abril.


55- A Editora Globo come pelas beiradas com títulos da linha Epic. Akira nº01 de dezembro de 1990.

Um dos maiores sucessos publicados pela Globo foi a série Akira, de Katsuhiro Otomo. A série começa com a explosão de uma bomba, no ano de 1992, arrasando todas as áreas metropolitanas do Japão. Após a explosão, tem início a 3ª Guerra Mundial. O interessante em relação à série Akira é que o Mangá tinha sido prometido pela Abril. Na seção de Cartas, publicada em Homem-Aranha n° 69, no editorial anunciando os próximos lançamentos, Akira estava incluída na linha editorial da Abril. Porém, a série foi editada por Leandro Luigi Del Manto em um grande plano de estratégia da Globo.


56-A Globo passa a perna na Abril. Graphic Globo n° 08 de maio de 1991.

 Naquele período, havia duas grandes empresas de licenciamento no Brasil. Uma era a Character, de São Paulo, que cuidava do material da DC Comics. A outra era chamada ICA Press (antiga APLA, que agora atendia como ICA Press), que era do Rio de Janeiro. Essa cuidava só do material da Marvel e da King Features. Um belo dia, eles marcaram uma reunião com a Editora Globo, perguntando se tínhamos interesse em publicar algumas dessas revistas. Essas revistas vinham com um selo colorido da ICA Press, colado na capa. Essa pilha de revistas era toda composta com material da Marvel. No meio, tinha Excalibur, Moon Night, Power Pack e Esquadrão Supremo. A Ica disse que já tinham oferecido esse material para a Abril, e que a editora não queria lançar naquele momento, que iriam publicar só mais para a frente, por causa da cronologia. Os representantes da ICA disse que tiveram um OK da Marvel de oferecer para outra editora aqui no Brasil. A Editora Globo que não tem nada de bobo, aproveitou o momento. Foi assim que surgiu a revista Marvel Force, que trouxe séries legais, como Excalibur, Cavaleiro da Lua, Esquadrão Supremo, Quarteto Futuro, Guardiões da Galáxia, Novos Guerreiros etc.


57- Revista mensal do Justiceiro. De novembro de 1991.

 Um dos grandes personagens dos anos 1990. O Justiceiro, além da revista mensal, ganhou também séries especiais, minisséries, algumas participações em Grandes Heróis Marvel e filme para os cinemas. 

58-As primeiras histórias do Capitão América de Joe Simon e Jack Kirby com 50 anos de atraso. De julho de 1992. 

 Essa edição reuniu as primeiras histórias do personagens criado por Joe Simon e Jack Kirby. Por incrível que pareça, essa foi a primeira vez que essas histórias chegavam ao Brasil. Um atraso de mais de 50 anos. Antes tarde do que nunca!


59-Homem-Aranha 2099 n° 1 de outubro de 1993.

 Um nova versão de um dos principais personagens da Marvel. A nova linha ajudou a popularizar novas versões de personagens clássicos. Além do Homem-Aranha 2099, os X-Men também tiveram sua revista nessa linha.

60-Marvels, uma série diferente dos padrões. Janeiro de 1995.

 Um dos grandes clássicos chegava em 1995. Marvels, de Kurt Busiek e Alex Ross, apresenta a história do Universo Marvel pela ótica de um civil. Sem dúvida um dos grandes momentos da Marvel no Brasil. Minissérie em quatro partes em um acabamento primoroso da Editora Abril.


E paramos mais uma vez nossa lista, pra continuar daqui a alguns dias com a fase mais obscura dos quadrinhos em nosso país, quando a editora Abril perdeu os direitos sob os personagens e por um tempo ficamos na incógnita de quem tomaria o seu lugar. 

Alexandre Morgado

----

Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro "Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias do Brasil", livro que narra a história da Marvel em nosso país, publicado em 2017 pela Editora Laços. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics.

----

Nota de agradecimento ao site Guia dos Quadrinhos por ajudar na pesquisa e dispor de imagens de capas para ilustrar esse artigo.

comments powered by Disqus