segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Campeões: Heróis Adolescentes Fora-da-lei

 A pandemia de COVID-19 atropelou um grande evento voltado para os heróis adolescentes da Marvel que seria iniciado ainda no primeiro semestre. Em Outlawed ou "foras-da-lei", todos os heróis e equipes adolescentes sentiriam um gostinho do que foi a "Guerra Civil" super-heróica de anos atrás ao se depararem com uma nova lei que proibiria qualquer vigilantismo para menores de idade nos EUA. Passados meses de atrasos, temos finalmente a volta ao tema com o relançamento da revista dos Campeões essa semana que passou.

Antes de falar dela, no entanto, vamos voltar a quase esquecida edição especial 'Outlawed' que saiu no fim de março. Escrita por Eve Ewing e desenhada por Kim Jacinto, a história basicamente começa com os depoimentos de Miles, Riri, Nadia, Joaquin e Samuel Alexander contando a sua versão dos trágicos eventos no escola Academica Coles. Um ataque inusitado de um gigantesco dragão vermelho que tinha sido capturado pela Roxxon. Os campeões que estavam de tocaia por perto agiram, enquanto que outros que estavam na escola em suas identidades civis tentaram salvar as pessoas ao redor. A falta de experiência dos jovens acabou levando a uma ação desastrosa. Um portal aberto por Precisão (Pinpoint) em que o jovem Poderoso lançou sua energia Chi atingiu sem querer a Viv. A jovem androide entrou em sobrecarga, conseguiu eliminar o dragão, mas foi destruída no processo levando andares do prédio do Colégio. Lá dentro, Kamala Khan foi uma das vítimas ao ser soterrada.

Então, nos dias atuais, vemos um senador chamado Patrick, ao lado do ex-Novo Guerreiro e ex-Vingador Justiça promover a nova lei "Kamala Khan", que proibiria a partir de então qualquer ação de vigilantimos por menores de 21 anos sem supervisão. Foi criado portanto pelo governo a C.R.A.D.L.E., que significa Child Hero Reconnaissance and Disruption Law Enforcement. A sigla parece uma piada já que Cradle se traduz como "berço". E os operativos já vem atuando em vários pontos do país, com alguns Novos Guerreiros como Speedball lideranado operações.

Quase 7 meses depois temos a continuação dessa história com o relançamento dos Campeões. Eve Ewing volta como roteirista e temos Simone Di Meo como artista. A edição, no entanto, se passa apenas algumas horas após o anúncio da Lei Kamala es o país todo já está reagindo. Na escola de Miles, foi proibido usar roupas com apoio aos Campeões. Os Campeões decidiram fazer um pronunciamento online sobre isso e Kamala aparece de máscara se posicionando contra a ação política se aproveitando da morte de uma de suas colegas. A posição dela é que antes os heróis mais velhos fizeram muito mais danos e nunca foram julgados assim. Para elas os Campeões surgiram justamente para se opor ao que acham errado no vigilantismo feito por adultos e continuaram assim. Aparentemente, o grupo tem apoio geral da molecada, mas nem de todos.


Mais tarde à noite, essa edição mostra uma ação da C.R.A.D.L.E. forjando um assalto contra uma mulher justamente para atrair os jovens heróis. Foi nessa que quase o Miles Morales foi pego. Ao conseguir escapar, o jovem Aranha vai até o novo esconderijo secreto onde se reúne não só com seus colegas Campeões como outros heróis jovens como Garota da Lua, Garota Esquilo, e até mesmo o Quarteto Futuro. Eles ainda estão tentando decidir o que fazer e estão conversando em videoconferência com Khan.

Comentaram sobre a possibilidade de serem tutorados legalmente como o Joaquin Torres atualmente com o Falcão, mas nem todos podem ter aquela mesma sorte. Outros da equipe já foram inclusive levados, como Guarda da Neve e Gafanhoto Vermelha. Então, no meio da conversa, foram surpreendidos pelo Justiça e a força-tarefa do governo. Kamala teve certeza de que eles tinham um espião e agora mais heróis menores de idade foram capturados - Granada e a Vespa. Os demais conseguiram fugir dali.

Do lado de fora, o C.R.A.D.L.E. comenta que a dica veio de uma mensagem criptografada de um sintozóide. Eles acreditam que foi o Visão, mas na verdade somos surpreendidos pela Viv reconstruída olhando tudo de longe.

Todo mundo vai concordar que essa é a terceira tentativa de ganhar em cima do sucesso que foi a Guerra Civil no passado. Contudo, essa história até aqui tem muito mais solidez do que foi a malfada Guerra Civil II do Bendis. Ela tem muito mais fundamento pra trabalhar e faz parte de toda a história da criação da nova geração de Campeões que vemos aí. É apenas o caminho natural que tudo seguiria até esse ponto. E pode gerar interações interessantes como esse conflito com os Novos (já velhos) Guerreiros. A história segue com as edições 17 de Miles Morales: Homem-Aranha e Magnificent Ms Marvel #14 já publicadas, que mostra ambos sendo caçados por Dum Dum Duggan. E teremos ainda em novembro a minissérie do Quarteto Futuro. A única baixa do evento até agora foi o cancelamento de Novos Guerreiros, até então sem previsão de sair mesmo que atrasado.

Coveiro

comments powered by Disqus