quinta-feira, 15 de outubro de 2020

OS 80 MAIORES MOMENTOS DA MARVEL COMICS NO BRASIL - Parte 7

Chegamos a penúltima parte de nossos 80 Maiores Momentos da Marvel Comics nesses 80 anos publicados no Brasil. Destacamos a queda da editora abril, revistas que foram publicadas em outros lugares neste meio tempo até finalmente a Panini conseguir os direitos dos personagens por aqui. Confira:

61-Cancelamentos e novas revistas. Marvel 97 de março de 1997.

 A Abril cancelou as revistas do Hulk, Capitão América e a xodó, Superaventuras Marvel. Era um novo momento da Marvel, e as revistas canceladas vendendo abaixo comparado a anos atrás, fez com que a Abril realocasse os personagens em um novo mix.


62-A Mythos entra em cena em 1997.

 A Mythos de Hélcio de Carvalho tira uma lasquinha da Abril com algumas  minisséries da Marvel. Um novo rumo editorial se iniciava no Brasil. A Mythos trouxe, além de Gambit, a minissérie da Vampira, Ruinas, Marvel Manifesto e mais algumas edições fechadas. 


  63-Super-Heróis Premium, a última cartada da Abril. Agosto de 2000.

 O último suspiro da Abril. Em sua última tentativa de recuperar os números de vendas do passado, a Abril veio com a sua linha Premium. O início foi promissor, mas os meses seguintes fizeram com que as vendas despencassem. Um valor acima dos formatinhos com edições mais caprichadas resultaram no fim da Marvel com a Abril. 

64-A primeira versão de Terra-X pela Mythos. Novembro de 2001.

 De todas as séries publicadas pela Mythos, a que causaria mais polêmica, sem dúvida, foi a minissérie Terra-X, de Alex Ross e Jim Krueger. A saga apresenta um futuro distópico do Universo Marvel, mais ou menos na mesma linha da série O Reino do Amanhã, do próprio Alex Ross, publicado pela DC Comics. Porém, um grande detalhe diferenciava essa série das outras publicadas: a Mythos publicaria Terra X cortando muitas das páginas da série original. Os cortes nessa publicação causou até uma abertura de processo entre um leitor por conta das 130 páginas cortadas. O processo foi instaurado, mas acabou não dando em muita coisa. De qualquer forma, esse foi o protesto de um leitor que se sentiu lesado e que queria apenas ler sua revista, sem cortes.


65- O teste com a Pandora Books, Capitão Bretanha de dezembro de 2001.

Em 2001, a Mythos já publicava as revistas da Marvel com outra visão editorial. O contrato entre a Abril e a Marvel já chegava ao fim. A Marvel, que já era licenciada através da Panini Itália desde os anos 1990, optou por encontrar outra editora no Brasil. Uma dessas editoras foi a recém-criada Editora Pandora Books. A nova editora, fundada em 2000, tinha como administradores os editores Leandro Luigi Del Manto (que já tinha deixado a Editora Globo), Maurício Muniz e Ricardo Giassetti. O foco da Pandora, a princípio, era com a publicação das revistas inglesas 2000AD.  A Panini acabou cedendo algumas revistas da Marvel para serem publicadas pela Pandora, porém, foram poucas as publicações, destaque para a série do Capitão Bretanha de Alan Moore.


66-A era Panini. Marvel Millennium nº 01 em janeiro de 2002. 

A Panini abre uma filial no Brasil para com os quadrinhos. A nova editora, com a assessoria da Mythos inaugura uma nova fase de revistas. Novas revistas mensais, edições especiais, minisséries chegavam a todo vapor nas bancas. O período foi bem positivo, pois muitas das histórias dessa fase estavam em um bom momento. Destaque para a nova linha “Marvel  Millennium”, velhos personagens em uma nova roupagem. 


67- Marvel Max, um dos melhores mix da Panini. Setembro de 2003.

 Marvel Max foi o mix mais importante da Panini. As nova histórias da Viúva-negra, a série Poder Supremo, Alias, Marvel Zumbi, Justiceiro e muitos outros, fizeram dessa revista uma das mais importantes publicações Marvel pela Panini.


68- O especial Marvel 40 Anos No Brasil de setembro de 2007.

 Para comemorar os 40 anos de lançamento da Ebal com a era Marvel, a Panini publicou essa edição com um texto do jornalista e pesquisador Gonçalo Junior e do editor Fernando Lopes, contando um pouco da história da Marvel no Brasil. A edição apresenta algumas histórias clássicas que ajudaram a elevar o nome da Marvel nesse período de publicações no Brasil.



69- A era das grandes sagas pela Panini. Guerra Civil nº 01 de junho de2007.

 Muitas das principais séries fizeram muito sucesso. Guerra Civil, Invasão Secreta, O Cerco e outros principais histórias ganharam suas versões em minisséries e edições luxuosas em capa dura. A partir daí, muitas edições tornaram-se itens de colecionador em uma nova leva de publicações no Brasil.




70-As coleções em capa dura. Biblioteca Histórica Marvel X-Men de outubro de 2007.

Uma das coleções para apresentar as primeiras histórias de Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko foi com a coleção “Biblioteca Histórica Marvel”. Todos os principais personagens tiveram suas edições em acabamento de luxo. Essa coleção, sem dúvida é um dos pontos positivos da Panini.


E a próxima parte será a última! Fiquem de olho pra saber quais serão os últimos momentos desses 80 anos de Marvel no Brasil que escolhemos pra nossa lista. Até lá.


Alexandre Morgado

----

Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro "Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias do Brasil", livro que narra a história da Marvel em nosso país, publicado em 2017 pela Editora Laços. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics.

----

Nota de agradecimento ao site Guia dos Quadrinhos por ajudar na pesquisa e dispor de imagens de capas para ilustrar esse artigo.

comments powered by Disqus