quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Powers of X 3: Sacrifício no futuro, esperança no passado

A ordem das minisséries mutantes de Jonanthan Hickman se inverteram completamente essa semana. Depois de Powers of X 2, chega a edição de Powers of X 3 trazendo a tona a ação do ataque imediato dos poucos mutantes sobreviventes a base Nimrod no futuro X² ou 100 anos após o começo de tudo dos X-Men. E para nossa surpresa, ao final desta edição, confirma-se uma suspeita já de alguns leitores de como essa série se ligará as revelações de Moira House of X 2.



O ataque dos mutantes sobreviventes do Asteroide K são organizados em dois frontes. O primeiro deles acontece no Templo da Concordância, na Igreja da Ascendência, onde vemos um tipo de sacerdote meio-máquina contaminando um bebê humano com o que parece ser o mesmo virus tecnorganico que aflinge o personagem Cable. É nesse momento que o lugar é atacado por quatro dos soldados do Apocalipse - Rasputin, Padre, Xorn e o tal Magneto de uniforme Verde. A confusão logo chama atenção da Sentinela Omega, que intrigada, mesmo contra a orientação de Nimrod, vai até lá combater os invasores.



O segundo fronte conta com Apocalipse em pessoa, Wolverine e Cifra/Krakoa que invadem a Torre do Sentinela com o único intuito de alcançar um banco de dados histórico e assim localizar quando exatamente no tempo o Nimrod foi ativado. O trio consegue os dados, mas é logo descoberto pelo avançado Sentinela e atacado por eles. Apocalipse resolve ficar e se sacrificar para garantir a informação. Wolverine, mesmo bem ferrado, consegue escapar com os dados através de um portal aberto por Cifra/Krakoa.



Nesse ponto da história, vale destacar alguns extras que finalmente definem quem é quem realmente entre os tais 10 citados mutantes que sobreviveram no asteroide K e referenciados desde o primeiro número nessa história. Temos então Apocalipse, que é o En Sabah Nur original, um mutante que se auto-modificou com a tecnologia dos Eternos. E daí seus quatro cavaleiros - Wolverine (também o original) é Guerra. Xorn, que é também a versão original e pura de Kuan Yin Xorn é Morte. Aquele que achávamos que era Magneto é na verdade uma quimera de segunda geração chamado Norte. Ele surgiu da junção de Lorna Dane com Emma Frost e é o Cavaleiro Peste. Por fim, Cifra que se juntou numa simbiose com Krakoa (do mesmo jeito que no passado dele se associou a Warlock) é Fome.

Os outros mutantes dessa história são o falecido Percival, um mutante puro sangue que nasceu com o nome de Emmanuel Cortez; a farejadora capturada Cylobel; a quimera de Terceira Geração chamada Rasputin (formada a partir de Pior Rasputin, Quentin Quire, Laura Kinney, Kitty Pryde e Guther Bain); e outra quimera chamada de Padre (formada por Kurt Wagner, Jean Grey e um mutante que não consegui identificar de codinome Freeman).

A última mutante que dos 10 vivos é Akkaba, que é chamada de Mãe nos extras e só descobrimos no final dessa história que ela é Moira.



Sim, Moira MacTargget, modificada por Apocalipse, e vivendo sua nona vida está esperando no Asteroide K por Logan. Ele faz rapidamente o upgrade nela da informação necessária e a mata. Assim, sua décima vida levará o precioso conhecimento necessário de quando deve agir na vida X para evitar o apocalipse mutante. Ou seja, o futuro X² não é o futuro que acompanhamos nos quadros do ano X° ou X¹. Isso acaba levanando a questão de onde se passa de fato o futuro dos eventos que acompanhamos em X³.

Mas será essa a última vez que veremos esses personagens dessa realidade? Talvez não. Ao menos há uma ponta solta deixada por Hickman durante a cena em que a Sentinela Omega confronta Xorn, Rasputin e um quase ferido Padre. A mutante quimera abre a máscara do mutante Xorn e a energia da singularidade do buraco negro em sua cabeça engloba tudo. Onde eles foram parar? Será que esses personagens em especial serão preservados para futuras histórias? Eu sinceramente espero que sim.



E que venha agora o ataque no presente em House of X...

Coveiro

comments powered by Disqus