quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Hickman discute a importância de suas páginas informativas nas minisséries House of X e Powers of X

Quem acompanha o escritor Jonanthan Hickman desde sempre sabe sua paixão pelos detalhes de uma história. Com uma escrita rica, ele complementa seu texto sempre com apendices e extras que só fazem deixar ainda mais tridimensional a sua narrativa com os personagens. Já vimos isso antes, mesmo em seus trabalhos na Marvel, mas nessas duas minisséries dos X-Men que ele criou, a coisa foi bem além. Tudo fruto de sua paixão pelos personagens que o fazem se dedicar ainda mais ao trabalho.



Com ajuda do designer gráfico Tom Muller, Hickman vem criando gráficos intrigantes e até mesmo uma nova linguagem própria as suas histórias. Vimos desde a primeira edição de House of X quando ele mostrou páginas com  o uso médico de diferentes flores de Krakoa ou definiu o que é exatamente um mutante de nível 'ômega'. Quem leu The Black Monday Murders, ilustrada por Tomm Coker, viu bastante similaridades na criação destes extras e o próprio Hickman a usou como exemplo em conversa com a Entertainment Weekly:

“Mesmo no meu primeiro trabalho, eu sempre brinquei com a ideia do que é narrativa e o que não é? Se a narrativa é toda arte e palavras, então o design gráfico faz parte disso também. O que eu coloqueino Black Monday Murders foi uma maneira diferente de contar a história."

Usar esses enriquecimentos da história, como se fosse um livro de Tolkien criando sua própria mitologia, fez com que  House of X e Powers of X se destacassem hoje.  Cada nova edição que sai das minisséries é motivo pra ter uma tempestade de debates e teorias entre fãs de quadrinhos e até mesmo profissionais do mercado no Twitter. E toda semana, cada nova edição, sai no topo das vendas de quadrinhos digitais da Comixology. É certo que ocupará as 10 mais da lista de venda de revistas físicas da Diamond também.



Sobre porque usa este artíficio dos extras e dados de informações complementares, Hickman disse:

"A razão pela qual eu gosto é porque muda a maneira como você lê o quadrinho, apenas em termos de quanto tempo você leva para ler uma página", disse Hickman. “Mesmo que seja uma página super povoada por palavras ou um quadrinho denso, há uma certa quantidade de tempo que você aloca para cada página e você sabe quanto tempo levará para ler uma revista em quadrinhos normal. Quando você começa a entrelaçar essas coisas com coisas que demoram mais para serem lidas ou coisas que você toca em um assunto diferente de uma página de quadrinhos padrão, se você mudar a mecânica da maneira como as pessoas lêem os quadrinhos, você está exercendo um controle mais finito sobre essa experiência de ler uma história em quadrinhos. Isso é super importante porque as pessoas consomem muita cultura pop hoje em dia. Não é como quando eu era criança, onde você economizava seu dinheiro para comprar quadrinhos ou passava uma semana inteira esperando pelo próximo episódio do Knight Rider. Tudo isso mudou. Tudo é hiper-comprimido e super denso ”.

Hickman continua:

 “Ao nos ajustarmos a isso, porque precisamos manter uma certa velocidade na indústria de quadrinhos, nos tornamos mais homogêneos no produto que estamos produzindo. Então, o que você tem é um quadrinho de 20 páginas, e é produzido da mesma maneira, para que você tenha o mesmo tipo de cadência ao ler um longo do livro. Você está ensinando as pessoas 'é assim que você lê neste tempo, é assim que funciona uma revista em quadrinhos.' Toda vez que você pode atrapalhar o mecanismo pelo qual as pessoas lêem os quadrinhos envolvendo uma parte diferente de seus cérebros, eles têm que trabalhar mais e torna a experiência de leitura mais eficaz apenas por ser diferente. Se você também pode torná-lo realmente bom e envolvente, você está vencendo não apenas a batalha, mas a guerra da pergunta "Os nossos quadrinhos são legais?" Esse é o meu pensamento por trás disso. Isso me permite 'enganar' narrativamente. Eu posso fazer um quadrinho mais cinematográfico se não tirar do leitor de informações nas páginas intermediárias. Não quero que alguém gaste US $ 4 e termine o quadrinho em cinco minutos. ”

Clique pra ampliar


Essa semana saiu a edição #3 de Powers of X e ela tem uma grande revelação no final que justamente remonta não só a história principal de House of X #2 como a seu gráfico de linhas do tempo das página de extras. A página é tão intrigante que faz você voltar para estudá-la e aidna deixa no ar a maior dúvida da história, que é o mistério sobre a sexta vida não revelada de Moira MacTargett. É assim, montando com preciosismo os detalhes de sua história que Hickman é o que é. Um autor que vale você investir seu tempo porque ele investiu o dele pra criar uma baita história que quase parece ter vida própria.

Coveiro

comments powered by Disqus