terça-feira, 20 de agosto de 2019

Queda de Ações, Boicote e tudo mais que aconteceu após anunciado o fim da parceria entre a Marvel e Sony

Sobre esta noite do dia 20 de Agosto, podemos dizer no mínimo que ela começou cheia de emoções. Com o anúncio bombástico do Deadline afirmando que a renovação do acordo entre a Marvel e a Sony desandou e que ambas as partes não chegaram a um consenso, eis que um rebuliço se instaurou entre os fãs. Mas a confusão não só estendeu pelo mundo da internet. A notícia da possibilidade do fim da atual franquia dos filmes do Homem-Aranha pela Marvel/Sony levou até mesmo a uma queda das ações desta última.



Obviamente, alguns minutos após ser dada a notícia, a esperada reação dos fãs da nova franquia foram intensas. A internet respondeu das mais diferentes formas - o assunto virou Trend Topics no Twitter quase que imediatamente, facebook ganhou eventos de apoio a volta da parceria entre os EUA, listas de petições surgiram em favor de devolver o herói a Marvel e até mesmo a proposta de boicote a Sony Pictures veio a tona.

Contudo, por mais alvoroço que isso cause no meio social, nada atinge tanto as empresas quanto o bolso. E é justamente a queda das ações da Sonycorp após o anúncio do fim da parceria que mais chamou a atenção. O site Comicbook.com apontou que logo após o anúncio a desvalorização das ações foi vertiginosamente para baixo, chegando ao ponto mais baixo do dia. Se isso persistir mediante as más notícias, é um indicativo de que a coisa foi mal recebida, e a Sony deveria rever sua posição.

Contudo, muito sites ressaltaram que de modo algum a Sony pode ser vista como a culpada no fim deste acordo. Como explicamos no artigo anterior, a proposta da Sony Pictures era manter o atual acordo do jeito que está. Nesse caso, ela continuaria arcando com todos os custos da produção e distribuição, já a Marvel Studios estando apenas no papel de 'gestora da produção' receberia 5% do valor em dolar da bilheteria bruta. Talvez pra Marvel isso fosse mais que suficiente, já que poderia ainda ter o herói teioso em seus filmes. Só que a Disney pretendia mudar o acordo. Ela quer rachar no meio os custos da produção, mas também em troca dividira em 50% os lucros. Ou seja, a empresa do Mickey Mouse queria um casamento legitimo, seja nos lucros ou nos prejuízos, tudo dividido ao meio.

O que sabemos é que nenhum das empresas aceitou a proposta da outra e o que temos ATÉ AGORA é que a Sony decidiu portanto não renovar a parceria e o Homem-Aranha não estaria mais 'de volta ao lar'. Foi dito pelo Deadline que a Sony ainda pretendia fazer mais dois filmes com Tom Holland e Jon Watts que tem contratos vingentes para isso, mas sem o dedo de Kevin Feige e Marvel Studios como produtores executivos. Ou seja, provavelmente eles passariam a ignorar que existiriam todo o restante de heróis do UCM e se restringiriam a lidar com aqueles personagens que tem direito.

Ainda assim, apesar do Deadline ter sido o site a dar as informações mais seguras, outros dois se manifestaram a respeito tentando dar mais esperanças aos fãs. A Variety foi até suas fontes e afirmou agora a noite que "ainda há esperanças para o acordo". Segundo eles, a fonte confirmou que há um "impasse em termos financeiros", mas deu entender que ninguém saiu da mesa de negociações totalmente. Já o site Comicbook.com, que parece ter bastante proximidade com o pessoal da Marvel Studios, afirmou que de forma alguma essa história acabou e as negociações continuam. O site ainda deu entender que Kevin Feige negociaria a posição de produtor executivo de outras franquias spin-offs do Homem-Aranha.

Ainda assim, o que é importante deixar claro aqui é que mesmo dando mais esperanças, tanto a Variety como o ComicBook.com confirmaram que no presente momento o cenário atual é de que as partes não apertaram a mão facilmente como se esperava e não foi renovado de cara o acordo entre Marvel e Sony como se achava que seria. A saída de Amy Pascal do seu cargo certamente dificultou a coisa e, pelo visto, Tom Rothman, que assumiu seu lugar não é um cara tão fácil de se dobrar.

É isso! Resta-nos cruzar os dedos e esperar pelo melhor. Vamos ver se essa novela caminha pra um final mais feliz pros fãs do UCM nos dias que se seguem...

Coveiro

comments powered by Disqus