sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Hickman cria escala evolutiva das I.A.s do Universo Marvel

Com cada nova edição de House of X ou Powers of X, sempre tem alguns extras criados por Jonanthan Hickman que recheia ainda mais a experiência da leitura de sua obra. E no segundo número de PoX, não é diferente. Agora que sabemos que as máquinas e inteligências artificiais terão um papel importante nas suas histórias, eis que somos apresentados a um detalhado esquema de hierarquia e escala das 'Espécies de Inteligências' ou 'SI', que seria como as próprias I.A.s devem se reconhecer no futuro. Confira:



Por definição, uma SI é um representante do poder de pensamento de um único ser maduro possuindo alta habilidade intelectual. Há um destaque na definição dizendo que mesmo que exista diferenças entre as máquinas de diferentes raças, seja Kree ou Srull, quando atingem um nível de Inteligência, elas quase não tem mais essa variação.

A escala é definida assim em desenvolvimento:

SI 1: MACHINE/ Máquina 
Um única mente de uma máquina é uma cópia direta de uma mente senciente existente ou representa o poder de pensamento equivalente a de uma mente senciente de uma espécie.

SI 10: HIVE/ Colméia
Um coletivo de máquinas individuais com um poder de pensamento unificado equivalente ao de 10 máquinas. Apesar de ter Colmeias formadas de mais de 10 máquinas, indiferente de que espécies elas sejam baseadas, uma com mais de 10 máquinas trabalhando como um coletivo começam a fraturar e deteriorar, agindo como um indivíduo reprimido de cada máquina que pertence a essa Colméia.

SI 100-10.000: INTELLIGENCE/ Inteligência
Uma inteligência é uma máquina pensante criada a partir do amalgama de pelo menos 100 máquinas agindo em harmonia em busca de um objetivo coletivo. Como exemplo mais conhecido temos o Supremor ou Inteligência Suprema Kree, que é o amalgama direto da cópia de mentes de filósofos e pensadores Krees que se fundiram em um só intelecto. É algo que surge cada vez mais comum no universo.

SI 10.000 TECHNARCH / Tecnonarca
Uma inteligencia artificial coletiva (manufaturada pela Falange) que é criada para classificar, ordenar e assimilar outras sociedades existentes. A remoção e reposição de sociedades é seu único objetivo. Eles podem assumir formas das mais estranhas. Podem ser todo um planeta (como Kvch) ou outras formações. São controlados por uma Inteligência Alfa chamada Magus e  estes acreditam serem os únicos existentes, apesar de existirem mais de um Magus no universo (que se tornam desconhecidos uns dos outros).

SI 100.000 WORLDMIND/ Mente Global
É um objeto celestial, muitas vezes da forma de um planeta, que foi inteiramente convertido em um só singular intelecto. Possuem uma inteligência quase que divina e agem em escala de tempo de milênios. Na escala Kardashev, a Mente Global representa uma escala tipo II de civilização. Acredito que a Mente Global Xandariana deva se encaixar na definição.

SI 1.000.000 PHALANX/ Falange
A Falange é uma sociedade interestelar que opera numa escala galáctica e representa uma inteligência que tem o controle total de uma galáxia hospedeira. Nesse nível de sociedade, um intelecto existe apenas para expandir sua própria inteligência e consumir sociedades menos evoluídas e assim controlar a energia necessária que sua expansão demanda. Quando a Falange encontra uma socidade que é considerada digna de ser consumida através da adição de sua inteligência, ocorre a ASCENÇÃO. Se não for digna, ela irá no lugar semear aquela sociedade com um vírus tecno-orgânico que eventualmente irá produzir uma espécie de Torre de Babel que irá convocar um Tecnonarca e ele deverá remover ou dar um novo propósito aquela sociedade que é considerada um desperdício ao universo. Falange é definida como uma civilização de grau III.




As notas sobre o assunto acabam aqui. E você quem nem contava com isso, viu sair da mente desse gênio aí da Marvel uma definição como nunca houve antes na Marvel de suas muitas I.A.s; E tudo ainda com uma baita conexão com o que estamos vendo em suas histórias montadas nas duas minisséries X. Num outro extra, fica claro que o Nimrod é ou irá ser classificado como uma espécie de Inteligência. Os destalhes ainda não são totalmente claros, mas ainda temos mais 8 edições de histórias para tudo ser explicado.

Coveiro

comments powered by Disqus