quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Powers of X 2: Ascenção das Máquinas

Se de um lado House of X tem sido uma revista que tem mostrado a cada número uma revelação surpreendente, Powers of X é ainda um mistério de quatro histórias que ainda está se montando e ficando claro em nossas mentes. Nessa edição 2, descobrimos um pouco mais de como eventos das diferentes épocas aqui contadas estão relacionados. E a palavra chave aqui seria a Ascenção. Mas seria a dos Mutantes ou das Máquinas?




X° ou Ano 1

Agora que sabemos quem de fato é Moira MacTargget e quão crucial ela é (ou foi) para os desdobramentos da criação dos X-Men para Charles Xavier, eis que Powers of X 2 revela que a mutante com experiência de 10 vidas também confiou seu segredo para Magneto além de Charles Xavier. Os três, portanto, seriam o equivalente a uma 'Trindade' do universo mutante e provavelmente mesmo que em lados opostos em dados momentos devem ter secretamente montado os alicerces de tudo até aqui.







X¹ ou Ano 10

Eis que finalmente descobrimos o que de fato Mística roubou na primeira edição de House of X 1. As informações coletadas revelam a existência de uma organização mais que secreta de pessoas que são ex-membros de outras organizações como S.H.I.E.L.D., I.M.A., E.S.P.A.D.A., até mesmo HIDRA. Juntos, ele formam a ORQUÍDEA (Não temos o significa dela se for uma sigla), compostas de mentes brilhantes que vêem nos mutantes de fato uma potencial ameaça a humanidade. Eles estavam em pleno sigilo até então, mas agora foram desmascarados e Xavier acredita que eles estão prestes a desenvolver a tecnologia base da nova geração de sentinelas do futuro, aquela que originará o NIMROD. É preciso realizar um ataque certeiro na base deles na órbita da Terra, Ciclope garante que fará o que precisa ser feito.



X² ou Ano 100

Essa parte do futuro é onde parece que Powers of X mais tem história pra contar. No Asteroíde K, somos surpreendidos pela revelação de que o líder dos Mutantes sobreviventes é Apocalipse, que sob seu comando agora só tem os poucos mutantes formados por Wolverine, Magneto de Armadura Verde, Xorn, o Homem-Vegetal (que aparentemente é uma evolução do Cifra e não do Black Tom como dissemos antes) e os mutantes quimeras Rasputin e Padre.

Com a informação coletadas por esses dois últimos, é a vez de Apocalipse pedir por um ataque direto e definitivo contra os Homens-Máquinas. Mas é uma missão praticalmente suicida. Apocalipse garante que apesar de tudo eles vão conseguir invadir o lugar e conseguir o que querem, já que irá liderá-los pessoalmente em campo. Ainda assim, ele pondera e pensa alto em porque as máquinas sempre viram os mutantes como inimigos. Seria um teste? Ver se os mutantes são merecedores de sobreviver a luta pela sobrevivência?


X³ ou Ano 1000

Neste futuro que é o mais difícil de interpretarmos até agora, as poucas informações extras parecem revelar que ali não é a Terra. Fora isso, aquele que se chama de Bibliotecário está acompanhado de muitos outros iguais de pele azul. Quem seria ele de fato? Que raça pertencem? Difícil dizer só com o que temos dessa edição. A surpresa maior fica por conta de que eles entram em contato com uma outra raça, uma tecnorgânica e também com histórico com os mutantes - A Falange. O bibliotecário responde em nome do seu povo que o que eles buscam ao convocar a falange ali é Ascenção.


Apesar de ainda não ficar muito claro o propósito de Hickman ao explorar esse futuro X³, fica evidente até aqui que o autor construiu aqui uma narrativa interessante de que não só os Mutantes que evoluem. As máquinas ao longo desses 1000 anos de história coberta em Powers of X também desenvolveram-se. Hickman então nos presenteou com mais extras em que ele fez um baita trabalho de 'classificação' de Inteligências Artificiais conhecidas no universo. Como o assunto só gera muito mais discussão, vai ficar todo pra um artigo a parte. Prometo trazê-lo aqui em breve.

Como falei, a edição é de meio, pouca ação, mas bastante informativa agora. Duas batalhas parecem estar vindo aí em eras diferentes. Mas as respostas mais interessantes parecem estar nas pontas. Afinal, que acordo e plano a longo prazo tinham Xavier, Moira e Magneto? E o que são aqueles seres azuis no final e que tipo de 'ascenção' buscam com uma raça alienígena que no passado só tinham como objetivo assimilar seres carniformes como substrato?

Coveiro

comments powered by Disqus