quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Powers of X chega ao fim esclarecendo o futuro misterioso e começando um novo amanhecer pros mutantes

Chegamos a conclusão de Powers of X na sexta edição desta minissérie que desbrava não só os diferentes períodos da história dos mutantes como também outras realidades. Sim, mais uma realidade (e uma vida de Moira MacTargget) é revelada aqui e acaba surpreendendo a todos que achavam que não mais teríamos grandes surpresas nesse final.




X° OU ANO 1

Somos mais uma vez reapresentados ao momento do encontro de Moira e Xavier na décima vida. Com um pouco mais de detalhes a cada quadro com o estupendo traço de RB Silva, chegamos até o momento Moira revela todo seu conhecimento até aqui para Charles Xavier...

X³ OU ANO 1000

E eis que voltamos ao futuro de 1000 anos além, mas não o futuro da décima vida como imaginávamos. Finalmente descobrimos nessa última edição que aquela realidade do Bibliotecário é parte da sexta vida de Moira. Ela está dentro de um lugar chamado 'A PRESERVAÇÃO', um tipo de santuário com plantas, animais e... mutantes. Sim, um tipo de Zoologico estranho e particular daquele ser azul do futuro. Além dela, temos ali outro mutante familiar aos leitores - Wolverine.

Diferente de tudo o que pensávamos, o homem azul não é o futuro dos mutantes, mas algo diferente, algo mais para uma nova geração humana chamada Homo Novissima, que dominou o planeta a gerações e que para sua espécie sobreviver foi preciso segurar a onda de explosão mutante ao longo dos anos com Sentinelas, Nimrod e tudo mais. Assim, do outro lado o Homo Sapiens levou ao surgimento do Homo Novissima, um Homem não fruto do meio, mas sim da imaginação e engenharia genética humana. Mais detalhes desse novo passo evolucionário é explicado nos extras.



Aqui, o Bibliotecário está a apenas um dia da Ascenção final promovida pela Falange. Contudo, diferente dos seus colegas, ele suspeita se tal evento é de fato algo bom. Por isso, o Bibliotecário tem receio se vale a pena preservar Moira para morrer só depois da Ascenção (impedindo assim que ela volte em nova vida e impença a dominação deles) ou se deixa ela morrer antes e dá uma chance de ela seguir a frente com suas outras vidas. Enfim, após chegar até o auge da evolução humana, que ele chama aqui de Pós-Humanidade, e estar a um passo de atingir algo similar ao divino com a Falange, o Bibliotecário tem dúvidas se vale a pena essa conquista 'imaterial'.

O Bibliotecário quer ser convencido por Moira, mas acaba no meio do seu discurso provocando tanto e se gabando de como foram capazes de sobrepujar a Mutanidade, acabou irritando e sendo morto por Wolverine. Em seguida, Logan volta-se para Moira e faz aquilo que sempre foi bom em fazer. Ele a mata e ela parte pra próxima realidade com o conhecimento dessa sua sexta vida.






DE VOLTA A X° OU ANO UM

Continuamos aqui do momento em que Charles Xavier lê a Mente de Moira. É uma avalanche para ele. O interessante aqui é ver que no começo, Xavier permanece resoluto em acreditar que seu sonho pode dar certo. E Moira conta que com o tempo fará ele ver por inteiro a necessidade de mudanças, a necessidade de ir além do seu sonho. É necessário abdicar dele para que os mutantes possam sobreviver.

Curiosamente, o que Hickman propõe então é que a mudança de postura de Xavier, que hoje em dia temos mais uma noção como um cara altamente manipulador, só veio aos poucos. Isso condiz mais se voltarmos no tempo e lermos as histórias antigas. No começo, é um Xavier mais inocente e crente. No final, ele é mais consciente e pragmático. É por isso que Moira diz que ele levará um tempo para acordar.



Hickman então faz um outro trabalho excelente aqui para mostrar alguns períodos chaves da história mutante em que Moira mais de uma vez retrata Xavier, Magneto, Sinistro e até Apocalipse em diferentes momentos do passado ainda "aceitando" o plano de preparação dela. Há trechos censurados (que devem ser revelados depois), mas há partes também curiosas que devem ser futuramente tratadas por Hickman. Por exemplo, em dado momento, Moira sugere que pretende criar um Mutante alterador de realidade, implicando aqui que Proteus, seu filho, pode ser fruto de manipulação genética. Já com Apocalipse, Moira se preocupa em apenas não deixar que ele consiga Mutantes nível Omega pra serem seus cavaleiros ou isso poderia realmente causar um apocalipse. Já em outro ponto, ela lamenta ter 'perdido' Magneto que sempre acaba caindo sob o manto de vilão. Essa cena leva a crer que seja justamente o começo de X-Men 1 dos anos 90 em Gênese Mutante quando Magneto acredita que Moira o manipulou a ficar 'bonzinho' quando foi revertido a forma de criança. Por fim, Moira decide com a ajuda de Xavier, fingir sua morte usando um golem Shiar.

X¹ ou ANO 10

Então, voltamos ao nosso presente. Aqui, é revelado que Moira está em um espaço só dela em Krakoa. Ou melhor: um Não-Espaço. Mesmo fora do Conselho Silencioso, não podemos deixar de ver a importância dela na criação disto tudo. De certo modo, o plano maior é dela. 

Depois de ser informada dos ocupantes das cadeiras do Conselho e das primeiras leis, Xavier implica que de alguma maneira no futuro, os demais devem saber que ela ainda está viva. Moira não quer isso. Ela acha que a sobrevivência dos mutantes depende de eles não terem conhecimento disto. Ela inclusive se preocupa com o pedido de Mística de querer ressuscitar a Sina. Pra Moira, ter uma precognitiva ali é um risco pra seu segredo e pro futuro Mutante.



Então, as últimas páginas nos levam de volta a festa mutante que já vimos nas páginas finais de House of X, com a magnifica arte de Pepe Larraz. Xavier e Magneto desta vez juntos como nunca estiveram antes, graças aos esforços de Moira. E desta vez, não dividindo um sonho, mas sim finalmente Acordando pra o Futuro da espécie.

Espetacular! Promissor! Essa é a nova Era Hickman! Termina mais uma vez nos surpreendendo e deixa com um mundo de possibilidades inteiramente novo pra ser mexido. Que venha o Amanhecer do X!

Coveiro

comments powered by Disqus