terça-feira, 15 de outubro de 2019

Jonanthan Hickman responde as principais duvidas dos leitores sobre House of X e Powers of X


Com a nova fase dos X-Men começando essa semana com Dawn of X, o site AiPT! , ou Adventures in Poor Taste, esteve com Jonanthan Hickman pra levar a ele as principais duvidas dos leitores durante as minisséries House of X e Powers of X. Das miraculosas ressurreições às intricadas linhas do tempo formadas, veja o que o aclamado diretor tem a dizer sobre essas questões:

O NAMOR IRÁ APARECER DE NOVO?


Esse é um exemplo de muitas questões que eu não vou responder direito. Eu não irei responder se o (Nome humano : O Pescador de Chekhov) vai voltar.

WOLVERINE PERMANECE COM SEU ESQUELETO DE ADAMANTIUM APÓS VOLTAR DOS MORTOS? COMO ISSO ACONTECE?


Essa foi, de longe, a pergunta mais frequente, mas não acho que seja realmente interessante, porque não importa qual seja a resposta. Se Wolverine renasce sem o esqueleto de Adamantium, já o vimos recuperá-lo antes e podemos replicar isso (claro, é péssimo, mas ele é um cara durão), se ele nasceu com ele, é porque os Cinco foram capazes de ajustar seu corpo In Vitro (Vivo? Eggo?) De qualquer maneira, é apenas um processo.

Temos perguntas mais interessantes como por que o Ciclope precisa de um visor? Por que o Câmara não tem mandíbula? A impressão do backup de suas mentes significa que elas precisam ser feitas dessa maneira familiar para realmente serem elas? E já mostramos alguns ajustes interessantes, como Monet sendo capaz de assumir uma forma de Penitência e Warren sendo o anjo regular e Arcanjo. Portanto, parece haver alguma capacidade de ajustar a versão final de um mutante ressuscitado. Isso também é verdade sobre a idade deles? Ou sobre outros aspectos de sua condição física? E o sexo deles? E se eles quiserem fazer backup de uma versão anterior? Um que não sofreu um trauma específico ou teve o coração partido? Independentemente disso, tudo isso soa como histórias para mim. E não fizemos elas de graça.


ALGUM PLANO DE PUBLICAR UM GRÁFICO SOBRE A TIMELINE DA SEXTA VIDA DA MOIRA? E SE A VIDA NA LINHA DO TEMPO X2 E X3 SÃO VIDAS DIFERENTES DA MOIRA, COMO EM AMBAS CYLOBEL ESTÃO PRESAS EM UM TUBO? 


Ok, então essas duas são basicamente a mesma pergunta. E, embora seja um spoiler e eu explique claramente a história (o que tento não fazer), estou me fazendo isso nesse caso, porque o plano com o qual começamos no início do projeto mudou durante a publicação. Então, sim, haveria uma linha do tempo de mil anos atrás em Powers of X # 6 explicando todas as coisas legais que aconteceram naquela vida. Incluído nessa linha do tempo, teria a revelação de que os telepatas do cérebro negro são uma construção do Nimrod e em uma linha do tempo do Nimrod bastante longa - onde ele está travado em uma batalha contra os mutantes - e em que o Nimrod sempre supervisiona a 'criação' dos telepatas do cérebro negro como uma maneira para se infiltrar nas fileiras de seus inimigos mutantes.

E o ponto principal aqui é que todos parecem completamente idênticos quando se manifestam (como Cylobel), mas antes disso todos parecem diferentes e exibem conjuntos de potências diferentes. Somente quando eles perdem a pele externa é que um telepata do cérebro negro é revelado. Portanto, a cena correspondente em Powers of X # 1 - onde pareciam a mesma pessoa em um tubo de estase, mas na verdade não eram - foi construída para enganar. A razão pela qual isso mudou na produção é porque havia um escritor que esperávamos fizesse nosso eventual quadrinho sobre a Moira (que funciona como uma espécie de 'dança entre os pingos de chuva' da história dessa X-Continuidade), e eles concordaram em fazer isso muito antes de que eles se comprometessem. O que foi uma ótima notícia. Então, eu basicamente disse a eles o que eu estava planejando fazer e perguntei se eles não queriam que eu não colocasse a linha do tempo na minissérie (o que traria muitas coisas do enredo / história dessa revista), e depois de conversar sobre isso, decidimos não por ela lá dentro. Portanto, os pontos sobre o Cylobel não foram resolvidos (por enquanto) nas páginas. Mas nós conseguimos o escritor que queríamos, e esse livro vai ser incrível. Estou muito animado.


PORQUE FOI COMPRIMIDO TUDO DE GENOSHA, DINASTIA M, COMPLEXO DE MESSIAS, UTOPIA, CISMA, WOLVERINE E OS X-MEN, GUERRAS SECRETAS, GUERRA CIVIL II, IVX E FABULOSOS XMEN VOL. 5 EM 3 ANOS DO PERÍODO PRA MOIRA X?

Você está certo. A matemática não funciona. A matemática também não funciona para outros quadrinhos de longa duração no universo Marvel. Pessoalmente, não acredito que essas coisas tenham ocorrido durante esse período de tempo, mas em um cronograma de continuidade maleável, também estaria errado.

Eu já disse isso em outro lugar, mas meu editor Jordan White está completamente convencido de que Ciclope está com mais ou menos 20 anos. Estou convencido de que ele está na casa dos 30 anos (como ele poderia não estar?). Mas a verdade é que, dependendo de quais métricas da história você usa, estamos certos e errados. É o aniversário de Schrödinger. O que você vai fazer? Talvez não olhar direto para o sol.


HÁ DIFERENÇA ENTRE O NÃO-LUGAR E O NÃO-ESPAÇO? EU NOTEI QUE A TERMINOLOGIA MUDOU NO CURSO DA SÉRIE DA PRIMEIRA PRA ULTIMA EDIÇÃO, QUANDO A MOIRA ESTÁ NUM NÃO-ESPAÇO.

Não há diferença. Foi um erro que não conseguimos perceber até o quadrinho ir pra impressão e isso será corrigido. Os outros dois erros marcantes foram na edição #1 com 'Galm’ que era pra se ler supostamente como ‘Mars’ e a cena de Xavier e Forge em Powers of X #5 não funcionando bem na continuidade da narrativa. O problema era que nós erramos na arte do personagem, mas porque estávamos correndo contra o relógio em vez de ter RB ajustando as coisas, teríamos Marte mexendo nisso em termos das cores para torná-la ambígua, mas foi bem quando ele ficou doente . Então nós apenas comemos essa bola. Essas coisas são chatas, mas sempre acontecem quando você tem os prazos pra cumprimos.


DE QUEM FOI A IDEIA DE COLOCAR A SELENE E O EMPLATA ENTRE OS VILÕES CONVIDADOS PARA O PARAÍSO? ELES BASICAMENTE SAO VAMPIROS QUE SE ALIMENTAM DE MUTANTES PARA PODER VIVER. SERIA COMO CONSTRUIR UM BUNKER PARA AS MAIORES METES HUMANAS SOBREVIVEREM AO APOCALIPSE NUCLEAR E CONVIDAR O HANNIBAL LECTER PRA FICAR LÁ.


Pra narrativa da história , seria um argumento terrível. Hannibal foi o maior seriado da NBC pelos últimos dez anos, sempre concedendo a cena do canibal um assento na mesa. Principalmente se eles puderem te ajudar a fazer coisas que somente eles podem fazer, mesmo que ao fazer essas coisas eles possam tentar dar uma mordida em você. E porque não tentariam? Mutantes sao deliciosos. Fora isso, qual era mesmo a coisa que David Mamet dizia sempre? "Sempre que possível, coloque os monstros debaixo de sua cama, e não do lado de fora da janela". (Não foi Mamet. Inventei todo esse lance do Mamet. Sinceramente nem sei se isso foi dito por alguém. Não importa. Alguém deveria ter dito.)


A MARVEL GIRL VOLTANDO A SEU UNIFORME DOS ANOS 60 É PROVAVELMENTE A MUDANÇA MAIS CONTROVERSA DE GUARDA-ROUPA DE UNS TEMPOS PRA CÁ, VOCÊ PODERIA FALAR PORQUE ELA ESTARIA VESTINDO ISSO DE NOVO E SE TEREMOS UMA NOVA MUDANÇA PRA UMA ROUPA NOVA OU UMA OUTRA ANTIGA?


Não vou desmentir, essa foi um pouco desapontador. Eu tinha certeza que todo mundo iria descobrir essa assim que House of X #1 chegar as prateleiras. E apesar de que não vou spoilear a historia pra vocês, vou dizer pra vocês voltarem a ler a primeira vez que ela coloca essa roupa. Isso vai ajudar. E respondendo a outra parte da questão diretamente, Dauterman está atualmente fazendo algumas coisas pra Jean e ela estará vestindo uma de suas novas roupas (mas colorida com verde e dourado como todos os uniformes da Jean Grey deveriam ser).


QUAL O NOME DA FONTE QUE FOI USADA NOS INFOGRÁFICOS DE HOX E POX? VÃO CONTINUAR A USAR ELAS EM SUA FASE NOS X-MEN?

Acabamos usando Helvetica Now e Helvetica Monospace para nossas fontes de design. Essas não eram as escolhas originais de Tom (acho que eram Replica e Akkurat Mono), mas foi aí que acabamos. E sim, todos nós estamos fazendo páginas de dados em nossos X-Quadrinhos. Quanto ao motivo pelo qual usamos uma fonte com maiúsculas e minúsculas em vez de uma fonte com letras maiúsculas no nosso diálogo, lamento desapontá-lo, mas não há motivo para isso, é puramente prático. Notei há alguns anos que você poderia colocar mais palavras em um balão menor se usasse uma fonte com letras maiúsculas e minúsculas e, por isso, eu as tornei padrão para todos os meus quadrinhos. Gosto de olhar para uma página e ver a arte finalizada, não as palavras em balões. BRIGUE COMIGO.


BOLAS DOURADAS FOI CONSIDERADO UM MUTANTE NÍVEL ÔMEGA? ELE PODERIA CRIAR BOLAS SEM LIMITES SEGUNDO SUA DESCRIÇÃO.


A lista de mutantes do nível Omega está completa e gravada em pedra. Quem não está na lista não está, e não haverá novos personagens de nível Omega criados por um bom tempo. Há muitos personagens cozidos demais no momento. É provavelmente a segunda pior coisa que fazemos depois de quebrar as coisas por razões dramáticas, e não de história. (Essa última parte é a razão pela qual uma de nossas regras para o escritório-X é ser aditivo, não destrutivo. Não apenas quebre as coisas, crie as coisas).


SE UMA DAS LEIS DE KRAKOA É "FAZER MAIS MUTANTES” COMO ELA SE APLICA PRA MUTANTES GAYS COMO O HOMEM DE GELO OU MUTANTES QUE NAO QUISEREM TER FILHOS? ELES ESTÃO QUEBRANDO UMA LEI CARDINAL DE KRAKOA AO SE RECUSAR EM PARTICIPAR DISTO


Bem, obviamente, "Fazer Novos Mutantes” é uma resposta "Mutantes nunca mais", então qualquer confusão sobre isso vem de meu amor a poesia de como as três leis soam quando lidas juntas ao invés de serem apenas as leis atuais codificadas com suas restrições, provisões e limitações. Dito isso, mesmo uma leitura restrita da lei não mudaria o fato de que eu te mostrei três maneiras (ou quatro se você prestar atenção) de como os mutantes podem reproduzir e não apenas o jeito tradicional hétero.

E também está deixando de lado práticas comuns como fertilização in vitro e barriga de aluguel, que me parecem apoiar o espírito da lei). Além disso, não acho que não querer ter filhos é contra a lei (mas, no entanto, acho que esse não seria um sentimento popular no mundo que construímos). E isso é tangencial, mas nesse sentido, quero salientar que, em termos de história, também estamos nos inclinando para o fato de que haverá milhares de crianças mutantes aparecendo em Krakoa em busca de sua família mutante. Portanto, embora um espírito de adoção não seja exatamente o que você estava perguntando, acho que é importante contextualmente, pois o que estamos falando aqui é um relacionamento comunitário entre pais e filhos e o que flui disso para a próxima geração. Espero que tenha respondido sua pergunta.


HICKMAN ACREDITA QUE A SOMA TOTAL DO BACK UP DE MEMÓRIAS E DOS ENGRAMAS PSIONICOS É O MESMO QUE A ALMA HUMANA? AMO A SÉRIE MAS A CENA DA TEMPESTADE DANDO BOAS VINDAS AOS RESSUSCITADOS NAO CAIU BEM NA MINHA CABEÇA.


A vida após a morte é 'tecnicamente' parte da continuidade da Marvel (e Jack Kirby é 'tecnicamente' Deus '); portanto, se você quiser argumentar que há um conjunto estrito de regras judaico-cristãs de regras pós-morte para que uma ressurreição resulte em alguém ter recuperado a alma e ser equipado de alma, então legal. O problema é que não fazemos isso. Quase todas as mortes de personagens que desfazemos, ou personagens que trazemos de volta através de qualquer construção de história ou travessuras gerais não fazem parte de uma busca da alma para recuperar sua essência (no passado, sim, às vezes, mas não mais - imagine se fizéssemos isso hoje em dia em nosso atual ciclo de morte-ressurreição, isso seria um monte de problemas).

Agora, se você quiser argumentar que recuperar sua alma é muito parecido com a explicação de William Gibson para o jet lag (as almas não viajam na mesma velocidade dos aviões, o jet lag é apenas o seu corpo esperando a alma alcançar) , e está apenas flutuando, esperando para se reconectar ao seu host reanimado por direito, também é legal. Mas se for esse o caso, o que dizer de cópias duplicadas, qual delas ganha a alma? Não sei, isso me parece uma história, mas também é por isso que eles não estão permitindo cópias de personagens em Krakoa. Mas e se houver um erro e você achar que alguém está morto, mas faça uma cópia mesmo assim? Bem, novamente, isso soa como uma história ... e temos até uma série construída sobre problemas de ressurreição que serão lançadas no próximo ano.

O ponto mais amplo é que trazemos de volta personagens o tempo todo de maneiras muito menos elegantes, e este é realmente baseado em uma experiência que o Professor Xavier teve nos quadrinhos anteriores dos X-Men, então faz sentido que ele pense em algo assim. Ele sabia que funcionava. Quanto à razão, parece assustador, bem, parece que sim, porque fizemos todas as ressurreições (geralmente) ao mesmo tempo e a apresentamos como um cerimonial. Parece religioso. Parece outra coisa. Parece aterrorizante. A menos que você seja eles, e então pareça ascendente. Parece vitória. Enfim, o problema que você está procurando está (acho) em X-Men # 7 (é o que mostra Apocalipse e Noturno na capa). Isso cobrirá todas as questões da vida, morte, ressurreição e alma.

ALGUMA DAS REVISTAS DE DAWN OF X IRÁ COBRIR O ESPAÇO ENTRE AGE OF X-MAN E FABULOSOS E O COMEÇO DE X1? MAIS ESPECIFICAMENTE, VEREMOS A TEMPESTADE, CICLOPE, JEAN E ETC SENDO RECRUTADOS PRA CAUSA?


Boa pergunta. Da mesma forma que não faremos historias de realidade alternativa ou histórias de viagens no tempo, também não faremos histórias pré-Krakoa. Agora, eu sei por que você está perguntando, porque há muita carne no osso, não apenas no recrutamento dos X-Men em particular para a causa, mas também em algumas cenas cruciais de 'reunião' que pulamos. É meu argumento - e argumento que vencerei - que essas cenas (onde estavam os personagens) terão mais poder se apresentadas em justaposição com cenas posteriores (onde os personagens estão agora). Eu esperaria um pouco pra isso, mas apenas quando for a hora certa.


COMO VOCÊ RESPONDE ÀS RECLAMAÇÕES DE ALGUNS FÃS DE QUE OS X-MEN SÃO OS CARAS MAUS AGORA? PARECE SER UM ARGUMENTO JUSTO PRA VOCÊ?


Bem, acho justo que as pessoas se questionem. Eu gosto de escrever histórias que forçam os leitores a tomar uma posição difícil. Eu estou bem se os fãs duelem e discutam sobre quem está certo e quem está errado, não me importo se eles brigarem por isso. Quanto mais paixão, melhor. Se você leu House of X e saiu pensando que os mutantes são os bandidos, ótimo. Se você lê o quadrinho e acha que eles são os mocinhos, super. Eu estou bem de qualquer maneira.

Vale ressaltar que eu intencionalmente não comecei isso como uma história dos X-Men. É mais amplo que isso. É uma história sobre mutantes. Todos eles e qual o seu lugar no mundo - e no Universo Marvel. Como você lê isso, é claro, algo pelo qual sou pelo menos parcialmente responsável, mas por causa de como é construído, também é sobre você e como você percebe essas coisas. O que eu acho divertido e como as histórias devem ser.

MUITOS ESCRITORES DA LINHA DE QUADRINHOS-X FALARAM SOBRE O NÍVEL DE COLABORAÇÃO AO LONGO DO CAMINHO E COMO O NÍVEL ESTÁ MAIS ALTO DO QUE A MANEIRA COMO ELES LIDAM COM AS OUTRAS COMPANHIAS. ESTIVE ME PERGUNTANDO SE VOCÊ PODE REFLETIR SOBRE O QUE TE PARECE E QUE FOCO VOCÊ LEVOU.


Nós temos apenas uma chance nisso e nos decidimos que só não poderíamos ferrar com tudo ao redor.

Então é isso. Temos algumas das principais duvidas de HOUSE OF X e POWERS OF X respondidas e muito, muito chão pela frente ainda com esse novo caminho que será percorrido pelos X-Men e os títulos mutantes relacionados. E tudo já começa amanha com X-Men #1.

Coveiro

comments powered by Disqus