terça-feira, 8 de outubro de 2019

Downey Jr comenta sobre campanha do Oscar e críticas feitas por Martin Scorcese aos filmes da Marvel

Quando a Marvel publicou esta semana sua lista particular de sugestões para categorias de indicação ao Oscar de Vingadores: Ultimato, muita gente sentiu falta ali do nome de Robert Downey Jr. Bem, ao que parece, a ausência do nome não foi culpa nem do estúdio e nem da Disney, mas sim da própria estrela de Vingadores: Ultimato em pessoa.



Robert Downey Jr. apareceu no The Howard Stern Show, e entre os tópicos discutidos estava o fato de o ator nunca ter sido indicado por seu papel como Tony Stark no Universo Cinematográfico da Marvel. Robert aproveitou a deixa pra dizer que na verdade não queria ser incluído na campanha do Oscar "For Your Consideration" do filme:

"Estou tão feliz que você trouxe isso à tona porque houve algumas conversas, e eu disse que não, e isso porque eu sou muito mais parecido com você do que você realmente gostaria de acreditar", explicou Downey. "Eu escuto o programa e concordo com a maioria de todas as suas opiniões, por mais variadas que sejam. Ocasionalmente, você seguirá uma trilha tributária de pensamentos que seria algo como 'ah, não é assim que eu vejo, mas eu amo que você veja dessa maneira '". Na mesma conversa, foi perguntado a Robert sobre um tema espinhoso dessa semana, as críticas de Martin Scorcese aos filmes 'parques temáticos' da Marvel. Muitos atores e diretores se pronunciaram a respeito, não chegamos a postar aqui por achar que não valeria estender a discussão pueril, mas Robert deu sua resposta diplomática sobre essa questão:

"Vou lhe dizer a verdade. Eu não esperava que [o Universo Cinematográfico da Marvel] se tornasse o que se tornou e é uma Hydra muito grande e com várias cabeças neste momento. Eu sempre tive outros interesses e, de acordo com Scorsese, não é cinema, então eu tenho que dar uma olhada nisso, sabe?" provocou Robert.

Stern aproveitou a chance para perguntar ao ator sobre sua opinião sobre esses comentários: "É a opinião dele. Quer dizer, o filme passa nos cinemas. Agradeço a opinião dele porque acho que é como qualquer coisa. Precisamos de todas as diferentes perspectivas para que possamos chegar ao centro e seguir em frente" disse Robert. Sobre se considerou a fala um insulto, Downey disse que a fala de Scorcese "não faz sentido" e mencionou como exemplo que seria como dizer que "Howard Stern não é rádio".


Então, Stern perguntou a Downey se ele achava que o cineasta estava intrigado com os lucros que vem com os filmes da Marvel. "Claro que não, ele é Martin Scorsese", opinou o ator. "A propósito, há muito a ser dito sobre como esses filmes de gênero - e fico feliz por fazer parte do 'problema', se podemos dizer que há algum - denegriram a forma de arte do cinema. Quando você chega como um estouro de manada e você elimina a concorrência de maneira demonstrativa, é fenomenal".

Não é a primeira vez e nem será a última que os filmes da Marvel são alvo de críticas de velhos dinossauros da indústria cinematográfica. Agora ocupando o posto de Maior Bilheteria de Todos os Tempos, o que pouco desses críticos vêem é que justamente são filmes do perfil da Marvel Studios que mostram que os cinemas ainda estão vivos e não obsoletos após o advento do streaming. Foi algo que até mesmo James Cameron, outrora crítico dos filmes da Marvel, reconheceu recentemente.

Coveiro

comments powered by Disqus