quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Kitty Pride tem a tarefa de ajudar os mutantes que não conseguirem passar pelos portais de Krakoa em Marauders 1


*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!

Se existe algum mutante que por qualquer motivo não consegue passar pelos portais para poderem morar na ilha de Krakoa e ficar mais seguro dos sentimentos racistas de muitos humanos, a resposta estará justamente nas páginas desta edição dos Carrascos. Só que esses Carrascos não os vilões que vocês conheciam, mas sim os Carrascos de Kitty Pride, que irão garantir que todos os mutantes possam ter acesso a Krakoa. E essa primeira edição vai mostrar como tudo irá começar e como a Kitty ganhou esse nariz quebrado que estampa a capa da edição.

A edição começa com Kitty, Ororo e Bobby escoltando jovens mutantes que estavam no Central Park, nada de anormal, até que chega a vez da própria Kitty passar pelo portal e, de repente, ela dá de cara com a parede do portal e assim ela ganhou um nariz quebrado. De alguma forma, ela não tem permissão de acessar Krakoa pelo portal, para a infelicidade dela e de seus amigos.


Portanto, a mutante precisa recorrer a outros meios. Utilizando uma pequena embarcação a vela, Pride chega a Krakoa e encontra com Bobby e Wolverine, que recebe os presente trazidos pela sua amiga. Depois de conversar um pouco com seu amigo gelado sobre como tem sido se adaptar a vida em Krakoa, Drake a deixa na praia enquanto passa pelo portal para cuidar de assuntos em outro lugar.

Logo depois, temos Emma Frost chamando Kitty para um papo amigável, via telepatia, que resumidamente é um convite para que Pride entre para uma nova empreitada com a Rainha Branca da Companhia Comercial do Clube do Inferno. Kitty não só ajudará na parte comercial, como transporte de mercadorias de Krakoa para o resto do mundo, como também ela poderá ajudar muitos que estiverem necessidades adversas. Não confiando plenamente nessas boas intenções da Emma, Kitty ficou de pensar a respeito, enquanto que Lockheed se diverte com as especiarias marítimas que tem encontrado pela praia.


Depois, vemos que Homem de Gelo foi para a Russia para acompanhar mutantes que quisessem passar pelos portais de Krakoa. Mas ele encontra grande hostilidade dos russos que se opõem a qualquer mutante sair do país de forma arbitrária e quase é morto. Em Krakoa, Bobby revê a amiga Pride bêbada e diz que os russos estão dando trabalho para os mutantes poderem sair do país. E a Kitty resolve ir até a Russia resolver o problema, a barco, já que ela não pode usar os portais.

A viagem conta com Tempestade, Homem de Gelo e, mais tarde, Pyro que estava tirando uma soneca no barco da Kitty. Pyro revela que ele não se lembra de nada de como foi parar na ilha e que acordou lá. Disse também que foi um dos primeiros mutantes a serem ressuscitados pelo método que vimos na minissérie House of X, mas descobriu depois que ele na verdade só serviu para ser um tipo de rato de laboratório. Pyro também disse que iria roubar o barco da Kitty, só que ele ficou tão confortável dentro do barco que acabou pegando no sono, acordando exatamente no momento em que todos estavam indo para Russia resolver o problema por lá.

Ao chegarem em Vladivostok, eles enfrentam a resistência armada russa, Kitty mostrando o quão perigosa é contra um grupo de racistas humanos. Após ela garantir a segurança do portal, ela anuncia que o nome do grupo que irá garantir que mutantes tenham acesso a Krakoa será Carrascos, para um pouco de desgosto para a Ororo, por fazer referência ao grupo de vilões que trazem péssimas lembranças ao histórico do grupo.


Em um outro lugar, no Japão, vemos que Bispo está de olho em um caso de mutantes que tentam passar pelo portal de Krakoa desaparecerem e ele pede auxílio para Xavier para iniciar investigações, depois de ser hostilizado por uma cidadã que fazia discursos de ódio contra os mutantes (novidade, né).

Essa edição tem um começo bem razoável, sem pressa nenhuma, com uma narrativa bem tranquila e preparando o terreno para o que possa ser a proposta do título, que é mostrar que nem tudo o que foi oferecido pelos presentes do Xavier realmente não foram recebidos de bom grado e muitos países, incluindo o Brasil, são contra de apoiarem um contribuição benéfica para os mutantes. 

Por falar em Brasil, é bom destacar que nessa história, nós temos mais uma surpresa de como nosso país está sendo refletido mundo afora, graças nossas atuais condições políticas. Como vimos em uma das imagens anteriores, o Brasil criou monstros para caçar qualquer mutante que tentar passar pelos portais de Krakoa. Gerry Duggan é mais uma voz, que se junta a Hickman, em criticar a postura política racista de muitos outros países, que ouso a dizer tem refletido bastante a nossa realidade aqui.

Carrascos mostra que deve ter essa pegada de salvadores, de um grupo que vai atravessar os mares atrás de lugares que mesmo com as bondades oferecidas por Xavier e o método de trazer paz entre mutantes e humanos, insistem em quer continuar cultivando o ódio. Esse é o mundo que será combatido pelos Carrascos da futura Rainha Vermelha Kitty, ou melhor, Kate Pride. 

Outro ponto que é bom pontuar é quanto a arte do titular Mateo Lolli, que não é de ser surpreendente, mas cumpre bem o papel de divertir com boas cenas, mesmo que a arte-final que atrapalha um pouco a qualidade da arte de Lolli. Acredito que seja um artista deve ficar por um bom tempo no título, por ter um estilo que tem uma pegada de desenho oriental, que é um dos gostos do Cebulsky e parece que é o gosto de muitos leitores nos EUA.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus