segunda-feira, 28 de setembro de 2020

OS 80 MAIORES MOMENTOS DA MARVEL COMICS NO BRASIL - Parte 1

Parece que foi ontem, mas a Marvel está completando 80 anos de publicações no Brasil em 2020. Após sua fundação em 1939, com o lançamento da revista “Marvel Comics” pela Timely, a editora fundada por Martim Goodman chegou ao Brasil no ano seguinte pelo jornal “O Globo”, da família Marinho. 

O Brasil é um dos principais países com as publicações da Marvel. Nosso país sempre demonstrou- se como um dos grandes potenciais com os personagens de Stan Lee e Jack Kirby fora dos Estados Unidos. Não é à toa, que desde os primórdios a Marvel está de mãos dadas com o Brasil.

Para homenagear a Marvel, escolhemos 80 grandes momentos no Brasil, indo da era Timely até hoje. Destrinchando esses 80 anos de aventuras pelas 47 editoras que editaram a Marvel no Brasil. Não estamos escolhendo as melhores histórias ou as grandes sagas, e sim, os momentos que de certa maneira, elevaram a casa das ideias no Brasil com momentos “chave” que construíram sua marca por aqui. 

Como estamos cobrindo 80 anos com 80 momentos, a lista ficaria muito longa pra um artigo só. Então dividiremos em 8 partes que serão colocadas ao longo destas próximas semanas. E começamos bem agora indo bem ao início...

01-A estreia no Brasil em abril de 1940, Gibi Mensal nº 142 do Jornal O Globo.

 Primeiríssima revista da Timely/Marvel no Brasil com Namor, o Príncipe Submarino. Criado por Bill Everett, a história foi publicado nessa edição foi extraída originalmente de Marvel Mystery Comics nº 2 de 1939. Depois de atacar a superfície, Namor decide se passar por humano se infiltrados em plena Nova York. Era o início do Universo Marvel que viríamos a conhecer.

02-A estreia do Tocha Humana, junho de 1940 pelo Jornal O Globo.

Com desenhos de Carl Burgos, era a vez do segundo personagem da Timely com a história publicada em Marvel Comics nº01, em que foi apresentado à origem do Tocha Humana original. Na história, o professor Horton cria um ser sintético que se inflama quando exposto ao oxigênio.



03- “Mirim”, do Suplemento Juvenil de junho de 1940.

 Antes da Ebal, Adolfo Aizen já se aventurava nos quadrinhos, pela sua editora “Grande Consorcio Suplementos Nacionais”. Na publicação “Mirim” nº 352, era editado o personagem “Anjo”, um detetive sem super poderes criado por Paul Gustavson, no começo da fase Timely.



04-O primeiro Crossover da editora em novembro e dezembro de 1940. Gibi Mensal nº 238 e 252, pelo Jornal O Globo.

Publicada originalmente em “Marvel Mystery Comics” n° 8 e 9 de 1940 a clássica batalha entre Namor e o Tocha Humana. Com uma trama de tirar o fôlego, a história foi produzida pelos dois criadores, Bill Everett e Carl Burgos, respectivamente os criadores de Namor e do Tocha Humana.



05-A estreia do Capitão América na revista “O Guri” nº 73 de junho de 1943, pelo Diário da Noite.

Publicado originalmente em Captain America nº 16 de 1942. O jornal administrado pelo empresário Assis Chateaubriand entrava no mercado de quadrinhos, fazendo frente ao O Globo.  A história publicada é a fase posterior dos seus criadores, Joe Simon e Jack Kirby, com história da fase de Stan Lee e Al Avison. 



06-O primeiro personagem criado por Stan Lee. O Guri nº 140 de março de 1946.

Um dos primeiros personagens criado por Stan Lee foi “Destroyer, o Demolidor”.                          Criado no período da 2ª guerra, com algumas histórias publicadas na revista O Guri.



07- A revista “Terror Negro” da La Selva, editada entre os anos 1950 e 1960.

 Com o declínio dos personagens da Timely no período pós-guerra, Martim Goodman (O fundador da Marvel), redirecionou as publicações para outros gêneros como Terror, Ficção Científica, Romance e Western. Dessa vez mudaria a alcunha da editora - o nome Timely ficaria para trás. As novas publicações vinham com o selo "Atlas" nas revistas.

Muitos desses materiais da Atlas foram publicados no Brasil por algumas editoras. Uma das primeiras a publicarem essas histórias foi à editora La Selva, Editora fundada pelo italiano Vito La selva em 1950. A Editora La Selva foi à primeira editora paulista, a editar Histórias em Quadrinhos. Aqui, uma das edições de "Terror Negro" com capa desenhada por Jack Kirby.


08-Revista “Seleções em Quadrinhos” da Editora “Gráfica Novo Mundo”, anos 1950.

 Outra empresa desse período que publicou algumas histórias da Atlas foi a “Editora e Gráfica Novo Mundo”. Comandada por mais um imigrante italiano, chamado Victor Chiodi.Depois de fazer alguns trabalhos pela La Selva, Chiodi se interessou por publicar suas próprias revistas. Fundada em 1952, a Novo Mundo ficava localizada em São Paulo, no bairro do Brás.   Dentro da coleção Seleções, fugindo um pouco das histórias de terror e de ficção, a Novo Mundo publicaria a personagem “Lili, a Garôta Atômica” (Millie the Model, no original).  Lili foi uma das poucas personagens que foram criadas no período Timely e que manteve as suas publicações durante a fase Atlas, até chegar à Marvel. Direcionado mais para o público feminino, Lili é uma modelo que vive várias histórias na agência em que trabalha. Suas histórias com muito humor e romance fez muito sucesso no Brasil. A repercussão foi tanta que algumas dessas histórias foram produzidas exclusivamente no Brasil pela Novo Mundo, assinadas pelos artistas Nico Rosso e Gedeone Malagola. 


09- O Cavaleiro Negro pela RGE de setembro 1952.

 O gênero Western foi um dos tipos de quadrinhos com mais sucesso no Brasil. A RGE (antigo jornal O Globo) publicou um dos primeiros personagens da Atlas, chamado "Black Rider”. Batizado no Brasil como Cavaleiro Negro, o personagem foi criado pelo artista Syd Shores, em 1948, com história publicada do Título original “The Legend of The Black Rider na revista All-Western Winners nº 2. Cavaleiro Negro era Matthew Masters, mais um fora da lei, daquele período pós-guerra, que usava de dupla identidade para intimidar seus inimigos. Cavaleiro Negro Já tinha feito a sua estreia no Brasil, na revista Gibi Mensal. Depois, migraria para as revistas Biriba Mensal e Shazam. Somente em 1954 ganhou revista própria, pela RGE.  Com o cancelamento da revista nos Estados Unidos, a RGE publicou algumas histórias de um personagem espanhol chamado Gringo, e adaptou como se fossem do Cavaleiro Negro, onde boas partes dos desenhos foram refeitos. Como a revista vendia bem, a editora deu um jeito de continuar suas histórias.                                                                                                                    

10-Biriba-Shazam nº 77 da RGE de outubro de 1955.

Essa foi uma das últimas revistas publicadas com a fase Atlas, que sucedeu a Timely e antecedeu a era Marvel. Nessa época a editora passava por uma crise nos Estados Unidos. Enquanto a DC ia muito bem, Martim Goodman ainda tentava se encontrar com os personagens da Segunda Guerra Mundial.  O fim estava próximo e alguma coisa tinha que acontecer...


11-História pirata publicada no Brasil, em Almanaque do Globo Juvenil de 1964.

  Em 1976, a Marvel e a DC Comics, realizaram o primeiro Crossover entre os seus personagens com a edição especial entre o Superman e o Homem-Aranha. Essa edição foi publicada no Brasil pela primeira vez em 1977 pela Ebal, em uma edição gigante. Porém, bem antes, em 1964, aconteceu no Brasil um encontro inusitado e não oficial entre o Tocha Humana com Billy Batson, o Capitão Marvel da Fawcett, que a partir de 1973 seria publicado pela DC como "Shazam". Esse encontro, feito exclusivamente no Brasil, publicado pela RGE no Almanaque do Globo Juvenil, apresentava uma história "pirata" entre o Tocha Humana e o Capitão. A história foi feita pelo brasileiro "Rodriguez Zelis" e não faz parte da cronologia da Marvel, e de nenhuma outra editora dos EUA. Um encontro único e exclusivo foi publicado somente no Brasil.

Aqui se encerra a primeira parte dessa grande cobertura sobre os 80 anos  de Marvel no Brasil em que destacamos 80 grandes momentos. Fechamos basicamente as publicações da Era de Ouro e que cobrem o período Timely e Atlas dos heróis Marvel. Na quinta-feira tem mais!


Alexandre Morgado

----

Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro "Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias do Brasil", livro que narra a história da Marvel em nosso país, publicado em 2017 pela Editora Laços. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics.

----

Nota de agradecimento ao site Guia dos Quadrinhos por ajudar na pesquisa e dispor de imagens de capas para ilustrar esse artigo.

comments powered by Disqus