terça-feira, 1 de setembro de 2020

Mais sobre EMPYRE: O que aconteceu nos TIE-INs da saga?

 Nosso primeiro resumo de quadrinhos no site após o retorno, é claro, foi pra falar sobre tudo que aconteceu em EMPYRE, focado principalmente na minissérie principal. Mas como todo grande evento Marvel que se preze, parte da história só seria totalmente compreendida dentro de um Tie-In. Com isso, na véspera da conclusão da saga, eis que voltamos ao assunto só para te dar uma ideia do que rolou paralelamente a luta principal nos diferentes tie ins que chegaram a ser publicados. Confira:



Vamos começar falando primeiro sobre as 3 edições únicas que se referem aos 'Senhores da Guerra' e que darão o melhor contexto para o leitor sobre três portantes personagens que dão contexto a toda guerra vista em Empyre. A primeira revista destas que deve ser lida é a Senhor do Empyre: Espadachim (Alex Paknadel e Thomas Nachlik). Ela basicamente te dá um prelúdio que embasa as motivações da entidade Cotati que assumiu o corpo de Jacques Duquesne, que repentinamente assume uma postura mais agressiva do que a vista em histórias anteriores em que ele apareceu. Vemos que ele nunca foi aceito como um igual entre os Cotatis de Tamal por ter uma "contaminação" humana. Assim, sem um sentido pra sua existência, ele pede ao filho pra voltar a Terra, mais precisamente ao Templo de Pama, e ter uma "morte" digna em casa. Contudo, um ataque da Alchemax interessada nas exóticas plantas do templo faz com que o Espadachim entre em ira e se vingue. Compadecido pelo seu pai, Sequoia volta com ele para Tamal, cria uma nova espada de dentro de seu corpo e exige que os Cotatis do Conclave o aceitem.



A segunda revista dessa linha que merece toda sua atenção é Senhor do Empyre: Imperador Hulkling (Chip Zdarsky, Anthony Oliveira e Manuel Garcia). Depois de um prelúdio remontando o momento em que Galactus atacou a capital skrull Tarnax IV e fez com que a Princesa Anelle enviasse seu filho a Terra, chegamos ao momento do presente onde Hulkling se encontra com os agentes Raksor e Bel-Dann, um Skrull e um Kree, responsáveis por convocá-lo com urgência para um novo Império formado entre as duas raças contra uma ameaça maior que estava por vir. Ele como filho da realeza de um lado e descedente de um herói kree de outro era quem deveria sentar ao trono e assumir o comando das duas raças. Fora isso, ele era detentor da Espada Estelar, Excelsior, vista como uma lenda de ambos os lados. Com dúvidas sobre o que fazer, Hulkling vai até seu noivo, Bill Kaplan, para decidir e ambos vão até a nave do Empyre dar a resposta. Lá, o herdeiro do trono teve que encarar ainda o Super-Skrull, responsável pela morte de sua mãe adotiva, e pedir um conselho a seu pai, quando visitou seu túmulo. Uma vez que aceitou o papel de Imperador, Hulkling ainda teve que lidar com muitas revoltas de ambos os lados, acusando os dissidentes que se uniam de "Pacifistas". O maior problema pra Teddy, no entanto, foi perceber que nem do lado kree e nem do lado skrull havia apoio da união dele com seu noivo Billy Kaplan. A vistas de todos, o agora Imperador Hulkling decidiu negar seu parceiro e eles se separaram. Contudo, sabemos logo depois que isso foi só pra manter a aparencia. Eles se casaram em segredo (como visto na minissérie principal de Empyre) e estavam unidos mais que antes. Wiccano estaria em casa esperando o pior passar e aguardando o retorno do seu Príncipe.



A terceira revista a ser lida, mais a frente na saga, é a Senhores do Empyre: O Messias Celestial (Alex Paknadel). Para quem não acompanhou a trajetória de Sequoia até aqui, o que inclui boa parte da fase dos Vingadores assinada por Steve Englehart e a minissérie Avengers: Celestial Messiah, essa revista te dará um bom background pro personagem. Criando seu jardim na área azul da lua e sob total influência de seu pai, Quoi tem um encontro com sua mãe. Ela não está verdadeiramente ali, apenas usando seu poder psionico e ligação com os Cotatis para criar uma "forma de vida" que se assemelhasse a ela. Mantis quer fazer de tudo para seu filho resgatar seu lado humano e parar com aquela Guerra insana. Ela faz ele "ver" várias lembraças dela com o verdadeiro espadachim, com a versão Cotati que assumiu a forma do herói depois e o curto periodo em que Sequoia parecia ser um humano normal na Terra antes de seus poderes vegetativos se manifestarem. No fundo, Mantis queria apenas livrar seu filho da predestinação da Profecia, mas no fundo o ódio que contaminou Sequoia prevaleceu. Foi quando Mantis decidiu vir a Terra e encarar seu filho de frente como vimos na minissérie principal de Empyre.


Tirando esses três especiais, bem importantes para contextualizar a história, temos outros Tie-Ins mais focados nos desdobramentos da Invasão dos Cotatis no nosso planeta. O primeiro deles que devemos falar aqui é o Empyre: Vingadores (Jim Zub e Carlos Magno). Para lidar com a situação em vários pontos do planeta, o atual líder dos Vingadores T'Challa direcionou diferentes equipes para todos os lados. Em Manhtattan, vemos o Visão, Luke Cage e Doutor Nemesis (lembra dele do Clube X dos X-Men?) lidarem com o Homem-Planta que ficou extremamente mais forte ao entrar em contato com os Cotatis e transformou todo o Central Park numa máquina de guerra.  Já no México, Harpia, Magnum e Mércurio tiveram que lidar não só com os vilões vegetais como também com o exército kree-skrull que parecia pouco se importar com que vidas seriam ceifadas no meio do caminho enquanto massacravam os Cotatis. E pior, soldados do próprio novo Império Kree-Skrull se desentenderam no meio do caminho mostrando quão frágil era a aliança entre as duas raças. Contudo, a equipe mais importante dessa missão foi a que seguiu para a Terra Selvagem. Feiticeira Escarlate, Cavaleiro Negro, Irmão Vodu e Kazar tiveram que lidar com o Homem-Coisa e a Shanna que foram dominados pela influência Cotati. Essa briga quase custou a vida de Kazar, que para ser curado precisou se vincular a energia da Terra Selvagem assim como aconteceu com sua esposa anos atrás.



Outro Tie In que vale e muito a pena ler é Empyre: X-Men (Jonanthan Hickman, Tini Howard e Matteo Buffagni). Quando os Cotatis invadiram a Terra, um dos lugares por eles escolhidos foi Genosha. Mal sabiam eles no entanto que o lugar era bem diferente do que qualquer outro naquele Planeta. Descobrimos através de um prelúdio que um mês antes, a Feiticeira Escarlate tentou compensar seus erros do Dia M e fez um feitiço pra ressuscitar os milhões mortos na ilha. Acabou criando um monte de Zumbis com tempo de vida limitado (de 30 dias). Assim, a série vira uma piada do tipo "(Mutantes)Zumbis vs Plantas (Alienígenas). Quando os X-Men vão lá investigar tudo com uma equipe reduzida, as coisas começam então a escalonar pra algo cada vez pior. Do nada, temos a chegada também das velhotas da Hordecultura, bem interessadas naquelas novas espécies vegetais pra pesquisar. Depois, ao "morder" os alienigenas, surge um novo lado dessa história com "Plantas Zumbis". E por fim, se não fosse problemas o bastante, a Magia é 'contaminada' pelo feitiço deixado pela Wanda na ilha e vira uma versão ainda mais demoníaca da personagem. A história é muito, muito divertida de se ler e vou deixar vocês na curiosidade pra saber como tudo acaba. Só destaco aqui um momento ímpar único que só Hickman poderia nos dar quando um jovem zumbi ressuscitado de Genosha encontra-se com sua versão ressuscitada em Krakoa.



Outra minissérie ligada diretamente a saga é Empyre: Capitão América (Phillip K. Johnson e Ariel Olivetti), que coloca o herói banderoso lidando diretamente na linha de frente ao lado do exército dos EUA quando os Cotatis invadem o Texas. A série tem um clima mais de 'conspiração alienígena', em que acompanhamos os Cotatis contaminando um a um alguns militares até alcançar o alto escalão do exército. Rogers tem que tomar a dianteira de seu grupo de batalha não só pra deter os Cotatis como também segurar no cabresto os exército Kree-Skrull que parece pouco se importar com vidas humanas como danos colaterais enquanto ataca as plantas alienigenas. Vale também chamar atenção aqui para Empyre: Vingadores Selvagens (Greg Duggan e Greg Smallwood). É uma edição única e muito maluca onde nos deparamos com Conan e Venom juntos detonando Cotatis na Cidade do México. Você nunca imaginaria que um dia veria o Cimério pilotando uma roçadeira pra matar aliens vegetais, não é? 




Dois Tie-ins que vão ficar de fora deste resumo, pois ainda faltam sair suas conclusões, são os que acontecem nas revistas mensais da Capitã Marvel e do Quarteto Fantástico. Contudo, vocês já devem ter uma boa ideia do que rola neles. Carol Danvers se torna uma Acusadora e ganha sua própria arma universal. O Imperador Hulkling tem uma missão para ela descobrir quem destruiu a primeira tentativa do Império Kree-Skrull de criar uma colônia com as duas raças vivendo juntas, mas as quatro edições ligadas a Empyre mostram que a Capitã Marvel descobrirá muito mais que isso. Já em Quarteto Fantástico, teremos Franklin e Valéria levando N'Kalla e Jo-Venn para a Terra em pleno ataque dos Cotatis. Sem querer adiantar muito, fãs do Novo Quarteto Fantástico vão curtir essa história. Acho que vale um resumo extra!


E se você sentiu falta de algum revista ligada a Empyre aqui, saiba que não foi só impressão. A Marvel tinha planejado muito mais títulos ligados ao evento, mas a pandemia de COVID-19 que acabou afetando a distribuição nos EUA fez com que a editora simplesmente cancelasse algumas revistas. E olha que algumas delas já tinham capas e até algumas páginas adiantadas. Foram portanto ceifadas aí Empyre: Thor (3 edições), Empyre: Stormranger (3 edições), Empyre: The Invasion of Wakanda (3 edições), Empyre: Esquadrão Supremo (2 edições) Empyre: Homem-Aranha (3 edições) e a minissérie de uma nova equipe britânica que se chamaria The Union (3 Edições). Destas todas, a única que realmente lamento não sair foi a última, cujos membros pareciam ser uma ótima adesão ao hall de vastos personagens da Marvel. Será que um dia a Marvel poderia voltar com a ideia, independente do evento Empyre? Espero que sim.

Então, é isso! Com tudo que você tem em mãos com esse artigo e o texto publicado aqui no Domingo, é o momento só de você esperar a conclusão final dessa minissérie que realmente conseguiu prender nossa atenção.


Coveiro

comments powered by Disqus