quarta-feira, 23 de setembro de 2020

X-Men: Préludio para X of Swords e a história de Arakko

Logo em suas primeiras histórias, Jonanthan Hickman nos apresentou a ilha de Arakko, um lugar especial como Krakoa, perdido no pacífico por tanto e finalmente encontrado pela nova morada dos mutantes em nosso planeta. Arakko e Krakoa se fundiram numa só e naquele instante só havia um único habitante - O Conjurador, filho da Guerra, neto de Apocalipse. Na edição passada de X-Men, alguns mutantes encontaram o jovem e estranho mutante quando exploravam a parte Arakko de Krakoa. Agora,na edição #12, finalmente saberemos de sua história.


A edição começa com Anole, Pedreira e Loa ainda conversando com o jovem Conjudador e aprendendo ainda mais sobre cada um e a natureza de seus poderes do que imaginavam antes. Apocalipse surge da mata e interrompe a conversa. Ele dispensa os jovens mutantes e revela ao Conjurador, seu neto, que finalmente criou o portal. Antes de atravessá-lo, pede então que o garoto revele tudo que aconteceu Arakko.

Jonanthan Hickman então começa a contar a história de um passado que nunca conhecemos antes, que revela o passado dos mutantes muitas gerações antes dos X-Men que conhecemos. Segundo a própria história contada aqui, nem mesmo Apocalipse é da primeira geração de mutantes na Terra, mas sim da segunda. A história é complexa demais para resumir, tem uma perspectiva enviesada por parte do Conjurador, mas alguns elementos importantes aqui colocados vale a pena ser destacados nesse resumo. Vai ser uma boa lista de apêndice pra minissérie.

Okkara: É chamada a primeira terra dos Mutantes, algo definido pela mitologia do Conjurador como um mundo que existia antes do nosso. A terra foi partida em dois pela Espada Crepúsculo, Krakoa e Arakko, e de dentro dela saiu criaturas do Mundo Sombrio. Para impedir os inimigos de dominarem esse mundo, o exército de Apocalipse que estava no lado Arakko empurrou todos para dentro do buraco e ficaram todos presos lá quando a rachadura/portal fechou. Exceto Apocalipse. Segundo o Conjurador, há quem acredite que ele foi um herói que ficou pra proteger nossa Terra. Há quem acredite que ele foi um traidor e usou seu povo para se proteger ficando ele do lado de fora. Há quem acredite que foi tudo uma questão de seguir o destino.

Amenth: É o mundo negro, o mundo caído, de onde saíram os demônios. É para onde foram todos os mutantes caídos na rachadura que faziam parte da segunda geração de mutantes milhares de anos atrás. Neste mundo desolado, onde só encontraram corpos dos seus inimigos derrotados, os mutantes alquimistas e engenheiros fizeram um esforço pra prosperar o lugar e criaram dez torres que protegiam suas terras quando o exército inimigo de Amenth aparecia pra atacá-los. Esse lugar foi chamado de Arakko, mesmo nome da ilha-metade de Krakoa.

Genesis: A história revela que Apocalipse deixou para trás não só seus quatro cavaleiros da época, considerados seus filhos, como também uma Esposa. Ela é Genesis e liderou o seu povo nas terras inóspitas de Amenth por muitos séculos. Ela é a avó do Conjurador. Genesis desdenhou quando o profeta mutante Idyll previu a queda deles e ao invés disso criou um exército para atacar os monstros de Amenth e partiu. Depois de anos de vitória, soube-se que o exército de Genesis caiu dois séculos atrás.

Pureza, a Espada Branca perdida: Antes de cair, o exército de Genesis aparentemente encontrou na Espiral de Ferro um grande curador imortal e X-terno, o Pureza, a Espada Branca. Com seu poder, ele conseguia ressuscitar seus campeões caídos e levá-los a massacrar mais demônios Amenthi de novo. Sempre assim, quando perdia seu exército, trazia-os de volta no dia seguinte. Esse ciclo de vida e morte praticamente virou um ritual religioso. E mesmo sendo antes um igual entre os mutantes de Arakko, agora ele se voltou contra eles. Foi ele quem derrotou Genesis. Ela passou seis anos sumida até que finalmente conseguiu retornar ao seu povo.

Isca, a Traidora: Quando finalmente escapou, Genesis deparou-se com mais uma traição. A mutante Isca, que tinha o poder de nunca ser derrotada, se juntou aos demônios de Amenth contra seus outroras colegas de Arakko. As histórias contam que ela foi obrigada a isso pois como sempre vence, teve que optar pelo lado que ia vencer.

Aniquilação: É uma demônio que praticamente funciona como uma deusa em Amenth, portadora de um elmo dourado e que se senta no trono da capital dos demônios. Ele enviou Isca para parlar com Genesis e foi assim que a esposa de apocalipse aceitou o desafio. No hall do palácio de Amenth, Genesis e Aniquilação duelaram pelo destino de Arakko. E foi lá que Genesis morreu, perdendo assim toda a esperança dos mutantes presos por gerações. Depois disso, foi feita uma invasão ao refúgio dos mutantes, as torres de proteção caíram e alguns poucos resistiram.

Conjurador: O neto de Apocalipse, filho da Guerra. Ele conta que foi enviado por um portal para a superfície de Arakko na intenção de que encontrasse seu avô, Apocalipse, e se ele já tivesse reunido um novo exército de mutantes, voltar para salvar a todos. Conjurador deixou o lugar com sua cidade sendo sitiada pelo exército de Aniquilação. Passou um tempo sendo o único habitante da ilha na superfície, ao lado das bestas feras que consegue conjurar com seu poder mutante. Como vimos recentemente, foi encontrado pelos X-Men e finalmente ele conheceu En Sabah Nur.

Voltando ao presente, vemos o real motivo agora pra Apocalipse insistir em entender os mecanismos de um portal para o Outro Mundo na história do Excalibur. Foi por isso que ele construiu o Portal X-Terno como vimos na última edição. É um caminho via o Outro Mundo até Arakko. Apocalipse então envia junto com seu neto os mutantes Unus e Banshee. Enquanto isso, En Sabah Nur irá tentar convencer Krakoa a lutar por Arakko. Ele avisa no entanto que se por acaso Arakko já tombou, eles devem voltar rapidamente. Apocalipse irá buscar no entanto de qualquer modo sua tão esperada vingança... ou seria redenção?

A empolgação que tenho pra saga é a mesma da época em que Jonanthan Hickman começou a montar seus eventos, sendo Infinito o primeiro deles. Cheio de elementos mitológicos sendo construídos e muita coisa nova sendo fundamentada na já tão vasta história dos mutantes. Todo esse lance de "Mutantes de Segunda geração" é bacana de se ver. Coloca a proposta de que em 3 mil anos de Império do Egito, não só existiu Apocalipse como mutante isolado. Ele na verdade foi apenas o que sobreviveu de todo um povo mutante que sucumbiu naquela época. E a partir daí já tem muita coisa pra se explorar. 

Nesta quarta-feira, saiu já o primeiro capítulo de X of Swords. Vamos aguardar mais um dia até falar sobre esses eventos aqui.

Coveiro

comments powered by Disqus