domingo, 13 de setembro de 2020

Após o Empyre: As consequências da Guerra

 A Guerra acabou e o novo Império Kree-Skrull venceu. Os Cotatis comandando por Sequoia se renderam. A minissérie Empyre acabou desde a semana passada, mas muitos leitores estão curiosos pra saber as principais consequências que ficaram com esse evento cósmico. As edições especiais Empyre Fallout Fantastic Four e Empyre Aftermath Avengers são dois epílogos que sairam essa semana e respondem bem a maioria das questões.

Vamos começar falando de "Fallout" escrita por Dan Slott e desenhada por Sean Izaakse. Ela começa imediatamente após a vitória em Empyre, com a maioria dos heróis se reunindo agora no novo jardim criado na área azul da nossa Lua para comemorar o feito. Faltou apenas a chegada dos filhos da família Richards, trazendo Alicia e o jovens Jo-Venn e N'Kalla. Esses dois últimos, agora apelidados apenas de Jo e Nicki, estão maravilhados por estar naquele local tão histórico tanto para Krees como para Skrulls. Foi onde tudo começou. Mas nada se comparar ao conhecer o Imperador Dorrek VIII em pessoa. O momento só não é de plena alegria pois Reed Richards convocou a anciã, Profiteer (como vão traduzir isso aqui, a Lucradora?) para ajudá-lo a desvendar de onde vieram as poderosas armas usadas pelos Cotatis nessa guerra. Ela concorda em ajudar Reed por um preço.

Falando em Cotati, o destino de Sequoia e seu povo é resolvido também aqui. Graças a Franklin e a Thor, que se considera praticamente um "padrinho" do jovem Quoi que viu crescer, eles encontram um novo lar num planeta muito, muito distante dali. Era tudo deserto ali, mas Thor usa o seu recém poder emprestado de sua mãe-terra, Gaia, pra terramorfar instantaneamente todo lugar só com flora. O lugar é tão distante que Sequoia sequer consegue reconhecer as estrelas daquele firmamento. Sem uma espaçonave e tecnologia, lá eles poderão viver isolados sem qualquer interferência por muito tempo.


Voltando pra Lua, Capitã Marvel e Reed Richards levam as cinzas dos falecidos guerreiros Bel-Dann e Raksor, Kree e Skrulls fundamentais para a consolidação do Império Kree-Skrull e lutado contra os Cotatis. São um exemplo pra Jo e Nicki hoje. Contudo, a situação dos dois jovens aliens parece estar de novo em risco quando a Anciã Profiteer coloca os dois dentro do preço a ser pago para ela ajudar na origem das armas usadas pelo Cotati. E mesmo quando os heróis negam, ela puxa um contrato feito pelos dois Impérios Kree e Skrull em que é escrito que as duas crianças são posse dela de fato.

Mas isso foi outro tempo. Hulkling pega o contrato e rasga, pois não há mais um Império Kree e um Império Skrull, mas uma coisa só sob seu comando. A Profiteer parte derrotada e os jovens Jo-Venn e N'Kalla ganham novos pais sob a tutela do casal Ben Grimm e Alicia Masters. Sim, e a curiosidade só aumenta pra sabermos o que a pequena skrull tanto vê em Alicia.

Por fim, uma última questão é colocada nessa edição para ser respondida mais a frente. A todo momento sendo observados pelo "Não-Visto", a figura cósmica que o velho Nick Fury se tornou. Quando os heróis e o Império Kree-Skrull deixa a lua, ele vai sozinho investigar qual a origem das armas. Ao fazer isso, ocorre algo inesperado. De dentro dele sai Uatu, o Vigia original, com apenas um olho e aparentemente clamando por Vingança.

Passemos então agora para o "Aftermatch", edição especial feita por Al Ewing e Valerio Schiti. Ela provavelmente acontece logo depois do 'Fallout' dentro da nave Imperial de Dorrek VIII. R'Kll, avó de Hulkling e ex-Imperatriz Skrull que arquitetou um golpe a pouco está sendo interrogada. Ela conta em forma de flashback como escapou de Tarnax IV antes de Galactus devorar tudo e deixou sua filha Anelle morrer. Desde então, planejou tudo pra a ascenção de seu neto. Também explicou como encontrou um terreno fértil mediante tantas derrotas dos Krees para se passar pela acusadora Tanalth. R'Kll se diz muito orgulhosa do neto, mas alerta que foi um erro ele poupar a Terra de ter sido queimada. Ela alerta que os Terraqueos só ligam para eles e que o trairão um dia. E daí ele terá que lutar sozinho. Ela desdenha até mesmo do esposo de seu neto, acreditando que um dia ele atirará nas costas de Hulkling.

É quando então passamos para o casamento Imperial ocorrendo de forma oficial na espaçonave. Há uma cerimônia para cada uma das três espécies. Heróis da Terra, Soldados Krees e Skrulls estão todos confraternizando juntos. Temos aí várias participações especiais lembrando momentos importantes de Teddy e Billy. Capitão América e Homem de Ferro relembram como quase impediram eles de serem heróis no começo dos Jovens Vingadores. Thor lamenta que o amigo Mar-Vell, pai de Hulkling, não estar ali presente para ver um momento de paz entre as raças. Capitã Marvel apresenta sua irmã Lauri-Ell para o Imperador e ele dá a ela um digno conselho como nova Acusadora. T'Challa dá um conselho sobre ser um Rei. Até Roberto da Costa aparece pra dar uma cutucada no jovem casal, relembrando os tempos em que ele era o líder dos Vingadores que ambos fizeram parte. E claro que não podia faltar todos aqueles colegas de equipe de várias gerações dos Jovens e dos Novos Vingadores.

O momento de tensão fica por conta da participação de Abigail Brandt. Atualmente sob comando da Tropa Alfa desde que Carol Danvers se afastou, a agente estava muito irritada com tudo que aconteceu sem em nenhum momento ela ser informada ou mesmo requisitada nesse evento cósmico. Pra ela, se os heróis da Terra chegaram ao ponto de ignorar a importância da Tropa Alfa, seu trabalho é desnecessário e ela decide se demitir. A tensão toma conta do lugar e os convidados se olham atordoados. Danvers, Stark e até mesmo Reed Richards entendem que houve erros nas decisões corridas em Empyre e já pensam que a Terra tem que começar a pensar a tomar uma dianteira e firmar sua posição neste vasto universo habitado. Mas Hulkling pede que essas questões fiquem pra outro momento depois da festa.

Em dado momento, Hulkling se afasta dos seus convidados para dar uma devida setença a dois de seus súditos. O super-skrull por ter matado sua mãe adotiva no passado teve o castigo de nunca mais ceifar uma vida sequer enquanto estiver sob o juramento de Hulkling. Pelo contrário, será um soldado para levar a paz. Já o Capitão Glória, que se juntou a R'Kll em seu golpe, ganhou prisão perpétua. Ele aceita o castigo de bom grado e diz que estará disposto a voltar a ser a arma viva pessoal do império quando eles precisarem.

E é nesse instante que a história acaba com um vislumbre do futuro. O Capitão Glória semi-morto no chão. Vários soldados do Império Kree-Skrull caídos. Hulkling reconhecendo que sua vó estava certa. Então surge ninguém menos que Abigail Brandt, acompanhada do mutante Eden Fesi, o Dobra, e alguns outros personagens não revelados. Ela diz que como a Tropa Alfa não funcionava, ela resolveu criar algo melhor.

comments powered by Disqus