sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Conclusão de EMPYRE põe fim na Guerra entre Kree-Skrulls e Cotatis

Mesmo com a união dos Vingadores e o Quarteto Fantástico, a tarefa pra impedir a destruição do planeta na conclusão de Empyre parece muito pros nossos heróis. Isso porque se não fosse suficiente já terem dois problemas imediatos pra resolverem em menos de oito minutos - A invasão Cotati nas minas de Vibranium em Wakanda e o acionamento do protocolo Pyre pelo Império Kree-Skrull -, descobrimos que no Tie-In do Quarteto Fantástico há também a ameaça promovida pelo Alto Sacerdote de Pama. Se não leu ainda sobre isso, dá uma olhadinha aqui mais embaixo pra ficar por dentro. 


Agora, na Montanha dos Vingadores, Tony Stark e Reed Richards decidem que cada um deve ir pra um canto cuidar dos dois problemas imediatos. Reed Richards veste uma armadura feita por ele e o Homem de Ferro com tecnologia própria pra lidar com os Cotatis. Sequoia e seu pai, o alien que assumiu o corpo e memórias do Espadachim, estão a um passo de ter acesso ao vibranium e com isso amplificar ainda mais seu poder de dominar os vegetais a estrelas de distâncias. Já Stark tem uma ideia de como impedir a reação de fusão nuclear em nosso sol que destruiria a Terra. É o protocolo Pyre, que certamente deve ser inspirado no que os Krees já usaram uma vez na Operação Tempestade Galáctica. Tony tem então a ideia pra deter isso envolve criar um tipo de "traje". 




A coisa então toma proporções ainda maiores quando vemos o Alto Sacerdote de Pama acionar o Projetor de Omni-onda sob o planeta e assim enlouquecer não só Skrulls e Krees por todos os continentes, como também afetando o Imperador Dorrek IV, Super-skrull, Capitão Glória e todos os aliens da espaçonave imperial. Hulkling, o verdadeiro Teddy Altman, só não é afetado por conta da máscara de ferro que bloqueia seus poderes. É a chance dele e os heróis que o acompanham, Wiccano, Capitã Marvel e Tocha Humana, tirarem proveito da oportunidade e impedir o pior. Os três últimos partem para próximo do sol e usam seus poderes combinados para tentar redirecionar a energia da explosão solar da Pyre. 



 Paralelamente a isso, a revista também mostra a Mulher-Invisível, Coisa e Mantis tentando sobreviver ao ataque da Mulher-Hulk completamente dominada pelos Cotatis. Enquanto Susan Richards usa o máximo da extensão de seus poderes para atingir feio a Verdona, seus filhos Franklin e Valéria conseguem reverter o uso do Projeto Omni-Onda e acabar com a loucura entre Kree e Skrulls pelo mundo. E não só Kree e Skrulls são afetados, pessoas dominadas pelos Cotatis como a Mulher-Hulk finalmente encontram uma saída pra se libertar neste instante.

No espaço, agora de volta ao controle, Skrulls e Krees se acalmam, mas já era tarde demais para o falso imperador. O Capitão Glória já havia exposto que ele era na verdade R'Kll, que em algum momento tomou o lugar de Hulkling no meio dessa minissérie e deixou de ser a acusadora Tanalth. O verdadeiro Imperador Hulkling então despachou o Super-Skrull, Capitão Glória e Mur-G'nn para ajudar os amigos a deter o protocolo Pyre enquanto que ele lida com sua avó. Os heróis da Terra juntos com os heróis do Império Kree-Skrull conseguem unir forças para segurar o quanto podem da explosão solar. E esse é o tempo suficiente para Tony Stark direto da Montanha dos Vingadores, conseguir elaborar "nanomáquinas" inspiradas nos trajes de moléculas instáveis do Quarteto Fantástico para mascarar temporariamente o elemento "ferro" do sol e impedir a reação nuclear de acontecer. Derrotada, R'Kll ataca furiosamente seu neto, mas no final Hulkling leva a melhor ao ser mais rápido e prendê-la com a Máscara de ferro que ele usava. Agora, era a sua avó que perdeu seus poderes Skrulls.



Na Terra, os demais heróis correm contra o pouco tempo. T'Challa reaparece com a espada Excelsior e encara o Cotati-Espadachim. Quando Quoi vai ajudar o pai, surge Reed Richards com sua armadura projetando ondas sonicas que interferem nos poderes de controle vegetal do Messias Celestial. Em seguida, o reforço chega na forma do Coisa, Mulher-Invisível e uma penca de Vingadores para derrubar de vez o exército cotati em Wakanda. A maioria deles você já viu nos tie-ins da saga. Destaca-se aqui o Thor, que pela sua revista mensal sabemos que está altamente turbinado, e usa seus poderes ao redor de todo o planeta para atacar os Cotatis. Se denominando o 'Filho de Gaia', o Odinson fala que sua mãe permitiu que flora e fauna vivessem em harmonia aqui e que não há privilegiados em nenhum dos lados.

Sentindo-se praticamente derrotado, O Cotati-Espadachim toma uma atitude desesperada e faz o próprio filho como refém para ganhar vantagem sob o Pantera Negra. Essa atitude desnorteia não só os heróis como o exército Cotati ao ver seu Messias em perigo. Se era blefe ou não, T'Challa não cai na conversa do Espadachim e ao invés disso o provoca. Quando esse se distrai, o Pantera Negra o mata com a espada Excelsior e afirma que ele nunca teve nada de Jacques Duquesne ali. O verdadeiro Espadachim morreu como um vingador. Em seguida, o empurra contra um gigante broto que crescia enriquecido por vibranium no solo Wakandano e tudo é destruído. 



No final, Sequoia se entrega, mas ainda assim parece não enxergar que estava errado. Aparentemente a corrupção deixada pelo seu pai contaminou de vez o filho. Ele acredita que a derrota foi por culpa da humanidade que existe nele e em seu agora falecido pai, mas sua missão como messias dos vegetais ainda não acabou. Os chamados animais devem ser dominados ou sacrificados para o bem maior. Ao redor do mundo, Cotatis se entregam de bom grado ao Império Kree-Skrull e ainda saberemos nas edições especiais que servem de epílogo o que serão deles. Já Hulkling retoma a espada Excelsior de novo e reassume seu trono, desta vez ao lado de Wiccano. Longa vida ao Rei de um novo Império. 


A conclusão da história sai com o mesmo ritmo bom que a saga manteve. Mérito da boa parceria formada entre Al Ewing e Dan Slott, com a fantástica arte de Valerio Schiti. Agora, resta saber se de algum jeito poderemos ainda acompanhar o desenrolar dessa nova realidade do cosmo Marvel. Já faz um tempo que não vemos uma expansão das histórias espaciais e eu adoraria ver um título onde Hulkling, Wiccano, Super-Skrull, Capitão Gloria e outros tantos personagens cósmicos seriam desenvolvidos sob esse novo status quo.

Coveiro

comments powered by Disqus