segunda-feira, 7 de setembro de 2020

O que aconteceu em HOMEM DE FERRO 2020? Tony versus Arno!

Uma história que só poderia ser contada este ano, a série do Homem de Ferro 2020, acabou semana passada. E não poderíamos obviamente deixar de falar disto com a nossa providencial volta as atividades do site. A história que marca o fim da Era Dan Slott e Christos Gage com o Vingador Dourado fecha com a sexta edição da minissérie, pondo um fim definitivo em alguns personagens ao mesmo tempo que faz sua homenagem a história original dos anos 80.

Para deter Arno Stark, a I.A. que acreditava até então que era o próprio Tony Stark teve que fazer um sacrifício final. Mark One conseguiu impedir o sinal que faria todas as máquinas ficarem subservientes, mas acabou sendo fuzilado por um irritado Homem de Ferro 2020. Mas a edição #4 da série especial mostra que esse não era o fim, mas uma verdadeira transformação para o herói. Enquanto que as máquinas agora eram atacadas pelos drones de Arno, os fieis H.E.R.B.I.E., Mecanus e Andróide Andy foram orientados pelo misterioso 'Fantasma da Máquina' a levar o corpo de Mark One em segurança pra longe da batalha.

Ao mesmo tempo em que o corpo era resgatado, descobrimos que a I.A. de Tony Stark foi na verdade resgatada por uma velha conhecida, a Friday, a já famosa I.A. do Homem de Ferro original que não estava destruída como muitos acreditavam. Ela estava desde o começo ajudando a revolução dentro do ambiente virtual do décimo terceiro andar, e tinha uma grande revelação. Mark One era de fato o Tony Stark original, ao menos a consciência dele. Mesmo que aquele atual corpo reconstruído não fosse inteiramente igual ao Tony original, suas memórias e pensamentos eram reais. Além disso, Friday também tinha um grande plano em andamento, tanto para contra-atacar Arno como também restaurar o Homem de Ferro original ao que ele era antes.



Cabe aqui uma pausa para complementar toda as explicações do plano de Friday e para isso é preciso você ter conhecimento de pelo menos um dos Tie-Ins dessa série especial. Foi nas duas edições especiais da Resgate que vimos Pepper Potts e Bethany Cabe indo atrás dos pais biológicos de Tony para recoletar o material genético e assim reconstruir exatamente como ele era antes de morrer. Outro Tie-In interessante de se ler é o do Homem-Máquina que explica como ele se afastou do plano original para salvar sua amada Jocasta. Depois disso, Aaron foi atrás do Dr Andy Bhang e ambos desenvolveram um protocolo para contrapor o código de obediencia dos robôs criados por Arno. Os demais Tie Ins que acompanham a série são mais desnecessários. Força Tarefa traz o Máquina de Combate formando um time especial pra lidar com a rebelião das Máquinas. Coração de Ferro é uma aventura bem indepente em que Riri Williams confronta um ex-funcionário das . Por fim, iWolverine conta o divertido retorno de Albert numa missão para trazer de volta sua companheira Elsie-Dee.

Voltando para a série principal, vale destacar aqui duas importantes revelações feitas por Arno Stark. A primeira delas é que os corpos recriados de seu pai e sua mãe são falhos, pois são baseados no seu DNA e quando deixaram o apartamento onde estavam aprisionados acabaram morrendo algumas horas depois. Isso fez Arno repensar na fragilidade da natureza humana e resolveu voltar as I.A. de Maria e Howard para o corpo da Placa-Mãe e Arsenal. Além disso, descobrimos que a Sunset Bain também é na verdade uma recriação biologica feita por Arno e o corpo verdadeiro dela está aprisionado no laboratorio da Baintronics. Ou seja, aquela Sunset que achávamos que estava a toda hora sobre controle da situação era manipulada a todo momento por Arno. Mais tarde veremos essa Sunset destruir seu corpo original e abraçar de vez o nome de Madame Ameaça, uma referência direta a série do Homem-Máquina dos anos 80.

Depois de uma jornada revisitando os principais momentos da história do Homem de Ferro, a consciência de Tony Stark finalmente se convenceu de quem ele realmente era. Chegou então o momento triunfal de fazer com que mente e corpo voltasse a ser um só definitivamente. Com a ajuda do Dr. Saphiro, que não só descobrimos que era um gato super-inteligente de verdade como era um espião, as máquinas retomam a Stark Unlimited e rendem Sunset Bain. No laboratorio, a equipe remontou o corpo sem vida de Mark One combinando com os pedaços biológicos que faltavam do Tony original e a consciência de Stark ressurgiu triunfante (e holograficamente) do décimo terceiro andar para se fundir. 

Agora, restava apenas encarar o verdadeiro antagonista dessa história. Mais uma vez fazendo uso da tecnologia do décimo terceiro andar, o verdadeiro Tony Stark chega até a estação espacial Stark onde Arno, Placa-Mãe e Arsenal se preparam para o verdadeiro confronto cósmico por vir. Tony está de posse de uma armadura inusitada, toda composta por hologramas sólidos e cujo poder é acionado por sua imaginação. A batalha entre os dois irmãos é visceral e termina quando stark destroi a "clássica" armadura de engrenagens do irmão. Mas isso estava longe do fim desta história. Providencialmente neste mesm o instante, surgiu na frente de todos a Singularidade, a entidade que podia aniquilar nosso planeta e que Arno foi criado desde cedo para ser o único capaz de impedí-la.

A edição final desta série marca uma virada inusitada na trama. Tony e Arno se juntariam, assim como todos os heróis desta edição e mais alguns que viriam da Terra para combater juntos a Singularidade. Tony ajudou Arno a reconstruir rapidamente sua armadura e partiram para o ataque. Era o que Arno sempre planejou: Máquinas e Humanos juntos para lutar pela existência. Ao final, mais do que a armadura, Arno se revela como sendo ele próprio o "Matador de Deuses" e elimina definitivamente a ameaça da Singularidade. Depois de tudo, ainda foi salvo pelo irmão e conquistou seu perdão. Ou assim ele pensava.

Na verdade, nunca existiu o Singularidade. De fato, aquele era um mal que já tinha sido resolvido muitas edições antes. Tudo não passava de fato de um delírio do Arno almejando uma vez na vida ser o grande herói de sua história. E mesmo que tenha feito por meios muito tortos e questionáveis, Tony Stark quis dar ao seu irmão essa "falsa vitória". Na verdade, tudo não passou de um realidade aumentada por Tony Stark e Arno agora estava adormecido dentro de um capsula imaginando aquela vitória. A sua doença nunca foi curada e voltou a expandir. Tony não queria aprisioná-lo de novo num "pulmão de ferro" e por isso criou aquela tecnologia que o permitiria viver em um mundo virtual como herói. Tony ainda convenceu a Placa-Mãe e Arsenal, ou melhor as consciências recriadas de Maria e Howard, a acompanhar o filho e cuidar dele naquele mundo virtual.

De volta a Terra, os nomes das Máquinas e dos Starks foram limpos uma vez que Jocasta fez com que Sunset Bain confessasse ser autora de tudo em uma reunião em Washington. Tony doou sua empresa para Andy Bhang rebatizada como Bhang Robotics. Assim como aconteceu com Tony, Jim Rhodes teve seu corpo restaurado como o original, mas foi destacado aqui que esse processo de restauração/ressureição era único e que se fosse repetido poderia causar degradação nucleotídica. E por fim, o Homem de Ferro, original e único, parte para seu futuro. E isso implica em nova revista, novo roteirista, nova equipe criativa!

Percalços a parte devido aos atrasos da quarentena, a minissérie do Homem de Ferro 2020 termina aqui com pontos bem positivos. Mesmo com Dan Slott tendo um tempo curto capitaneando as histórias do Ferroso, ele conseguiu criar muito pro personagem. Como é de praxe por onde passa, lançou uma série de novos coadjuvantes divertidos, soube trabalhar antigos personagens trazendo-os fielmente com destaque a novos papéis, pincelou bem elementos da fase escrita por Kieron Gillen e ainda fez uma digna homenagem a um clássico dos anos ointenta que precisou de quase trinta e seis anos para "de fato" acontecer. É uma aposentadoria digna para Arno, que diferente de muitos personagens, pode cair no limbo em paz pelo final digno que teve.

Coveiro

comments powered by Disqus