quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Todas as informações sobre a versão remaster de Marvel's Spider-Man para PS5


A Sony e a Insomniac liberaram, através do blog oficial da Playstation brasileira, vários detalhes sobre a versão remasterizada Marvel's Spider-Man, que sairá de forma digital através de um código via voucher que acompanhará na edição Ultimate de Marvel's Spider-Man: Miles Morales para Playstation 5.

Antes de começar a matéria, vou explicar um pouco a ideia do que é um jogo remasterizado para entenderem o que foi feito para esse jogo e não confundirem com a ideia de remake, além de pontuar também a ideia da tecnologia ray-tracing. Um jogo remasterizado (remaster) é quando você apenas otimiza detalhes, geralmente na questão gráfica, para que ele possa aproveitar melhor as performances da arquitetura ou do PC com tecnologia atualizada, ou de um console mais atual. Tornando um jogo mais polido e agradável, tanto em questão de fluidez de jogabilidade quanto na questão gráfica. É o mesmo jogo, só que mais "bonito". 

Ao contrário quando o jogo tem tudo refeito, não só melhorando graficamente, a ponto de muitos, ou todos, elementos serem refeitos, assim como todo um retrabalho de construção da mecânica de um jogo, a ponto até de mudar a mecânica, para torná-lo mais atrativo para um novo tipo de público. Quando temos todo esse trabalho de refazer o jogo, basicamente do zero, é como é chamado de remake.

Com relação a tecnologia ray-tracing, ele basicamente é um tecnologia que traz consigo a ideia de melhorias no conceito de iluminação espacial do projeto. Até a época antes do anúncio da nova geração de consoles, os desenvolvedores trabalhavam com a ideia de pontos de luz fixos, que procuravam dar a sensação mais próxima possível de um ambiente iluminado. Não entrando em detalhes técnicos (porque daria um baita textão de apresentação de trabalho acadêmico e vocês com certeza não querem ler aqui), a tecnologia não só traz um trabalho de iluminação muito mais próxima do real como também faz com que todos os objetos, graças as novas tecnologias que agora operam com polígonos muitos mais complexos, tenham sombras "reais" geradas em tempo real, revelando muito mais detalhes de cada objetos. Isso sem falar no efeito de rebatimento da luz em cada objeto (reflexão e refração da luz, olá física). Esse tipo de tecnologia já vem sendo a muito tempo pela indústria de animação, cinema e modelagens 3D. Mas só agora está chegando para a indústria dos jogos e promete mexer com o setor na questão gráfica.

Explicado esses conceitos vamos para a notícia principal. Marvel's Spider-Man Remasterizado ganhou diversas melhorias gráficas e de desempenho, que vão com certeza aproveitar o que há de melhor do novo console da Sony. Eu vou colocar o link no final do artigo para vocês lerem todos os detalhes sobre as melhorias, mas gostaria de detalhar algumas coisas importantes aqui nesse artigo, que merecem muita atenção.

- O jogo realmente ganhou muitos detalhes gráficos da nova geração como reflexos reais nos vidros (além de transparência muito mais nítida), poças de água agora podem gerar reflexão de luz real, graças ao poder da tecnologia ray tracing (explicado acima), além de muito mais poder para gerar mais personagens e veículos no jogo, dando mais noção de população, e tempo de carregamento quase que nulo;

- Por motivo de aproveitar mais o poder da arquitetura do Playstation 5, a Sony decidiu por mudar o ator do protagonista Peter Parker. Sai o ator John Bubniak e entra Ben Jordan. Com essa mudança, eles puderam capturar muito mais detalhes de expressão e texturas de pele no novo ator, dando muito mais veracidade ao personagem;


- Pelos dois motivos apresentados acima, explica melhor porque todo o progresso que você salvou no Playstation 4 não será possível de ser lido nessa versão remasterizada. Não são apenas dados atualizados de efeitos apenas que estamos falando, mas de um retrabalho total na modelagem do ator principal.

Agora passando para informações extras sobre o jogo expandido (que não é uma DLC, como expliquei no outro artigo) de Marvel's Spider-Man: Miles Morales, foi liberado a pré-venda da versão digital para Playstation 4 na loja virtual da Playstation (PSN), no valor de R$249,90. Esse jogo permite migrar com upgrade para a versão básica do jogo para Playstation 5. Foi revelado também que esse jogo básico do Miles para PS4 também terá mídia física. Então fiquem de olho nas lojas de sua confiança para reservarem a sua cópia.

Uma vez que você migrar para o PS5, a PSN te dará a opção de comprar separadamente a remasterização do jogo do Aranha, mas lembrando que o seu save do PS4 não irá funcionar no PS5. Você terá que jogar tudo de novo, conquistar novos troféus e ainda ganhará um bônus ao conquistar novamente o troféu de platina. Você recebe um novo uniforme exclusivo do PS5 do Fantástico Homem-Aranha, vivido pelo ator Andrew Garfield.


Na opinião desse redator, a troca do ator do Peter Parker para a versão remasterizada do Aranha me soou muito estranha, uma vez que estava ótima. Porém, reparem que o novo substituto é muito parecido com o ator do Peter Parker do UCM, o Tom Holland. E outro detalhe importante: apenas o Peter Parker teve a modelagem substituída e mais ninguém. O que torna essa decisão muito mais estranha! Pelo visto essa será uma pergunta que não teremos resposta tão cedo.

Como disse, vou deixar aqui o link para você conferir todos os detalhes dessa notícia no blog da Playstation brasileira.

Aqui também está o link para você conferir a pré-compra do jogo base do Miles para PS4 na PSN-BR.

O que vocês acharam dessa notícia? Vão jogar a história do Miles já no PS4 ou vão esperar sair o PS5 e aproveitar o jogo no máximo na nova geração de uma vez? Vamos... conversar!

Marcus Pedro

comments powered by Disqus