sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Empyre: Como o novo 'Quarteto Fantástico' foi fundamental na conclusão da minissérie?

 A conclusão final da minissérie Empyre já saiu essa semana nos EUA e vamos em breve falar dela. Contudo, é preciso antes que a gente reserve um espaço especial pra um dos mais importantes tie-ins da saga aqui. E cuja história se emaranha de forma importante com o desfecho dessa saga. Afinal, se você estava se perguntando o que aconteceu nesse meio tempo com as crianças gladiadoras Kree e Skrull que foram resgatadas pela família Richards e qual a importância delas nisso tudo, é bom espiar a revista mensal do Quarteto Fantástico a partir da edição #21. 





Um breve prelúdio traz um flashback de como Jo-Venn e N'Kalla foram criados, designados ambos para serem respectivamente a Crônica Kree em Sangue e a Requiem das Almas sem formas, cada um guardando em si a história de cada lado da eterna batalha de ódio entre as duas espécies alienígenas. Assim, quando enviadas a Terra sobre a proteção de Franklin e Valeria, os dois jovens gladiadores mostram que se odeiam tanto que acabam de novo brigando dentro da nave rumo a Terra e ocasionando que ela caia desgovernada pela rua Yancy.

Mesmo Valeria sendo a menina mais inteligente do mundo e Franklin um dos mais poderosos seres vivos do planeta, não vai ser fácil segurar Jo-Venn e N'Kalla sem eles se matarem antes. É por isso que eles no meio do caminho pedem ajuda da sua Tia Alicia, que está hospedando em sua casa a alada alienígena Sky (que pra entender a história é bom ler as revistas do Quarteto Fantástico que estão saindo no Brasil). Não suficiente pra segurar a onda, Valeria também aciona um protocolo de segurança do Quarteto Fantástico pra chamar membros reservas. E eis que "meio" do Novo Quarteto Fantástico atende o chamado com Wolverine e Homem-Aranha.

A briga entre os dois jovens aliens parece que vai acabar com o bairro. Sky usa seus poderes sonoros pra para Jo-Venn e Franklin segura a onda de N'Kalla ameaçando de transformar ela numa Vaca caso não pare. E ela tem medo mesmo. A cena remete a uma piada clássica das histórias antigas e é ótima. N'Kalla para de atacar, mas percebe a presença de Alicia Masters ali e fica emocionada correndo pra falar com ela. É nessa hora que Wolverine aparece e acha que a esposa de Ben Grimm está em perigo. Logan apunhala a Jo-Venn com suas garras e só depois percebe o erro de ter quase matado uma criança. 



N'Kalla está ferida e precisa de cuidados médicos. Jo-Venn parece confuso. Ao mesmo tempo que se preocupa com sua rival colega gladiadora, acha que se ela tem que morrer, terá que ser por suas mãos. Wolverine segura o menino kree enquanto que Alicia e os Richards levam a garota pra o centro médico do prédio do Quarteto Fantástico. E é nesse momento em que depois de muitos avisos do Sentido de Aranha, surge nas ruas a verdadeira ameaça desta história - A Colheita Sombria, uma versão mais violenta dos que foram os Sacerdotes de Parma. Diferente do ar mais pacíficico que vimos na sua aparição original, esses humanos religiosos são altamente fiéis ao Messias Celestial e sob suas ordens querem capturar as crianças Kree e Skrull. 




Enquanto a briga feia rola lá fora, N'Kalla tem sua vida estabilizada. Aparentemente, ela tem algum vinculo com Alicia que ainda não sabemos, mas eu aposto que em breve descobriremos algo sobre Lyja (Lembram dela?) que ainda não sabíamos. Franklin e Valeria sabem que precisam ajudar o pessoal lá fora e rapidamente conseguem elaborar um plano usando indutores de imagens. Quando o Alto Sacerdote de Parma e seus guerreiros da Colheita Sombria invadem o prédio, os garotos se passam pelo Hulk e Motoqueiro Fantasma pra espantar eles. Os vilões decidem que não vale arriscar a pena correr o risco e fogem apenas com Jo-Venn. O Kree foi suficiente pra dar andamento a seu plano.

Quando as coisas se acalmam, Valeria entra em contato com seu pai para dar as péssimas notícias. Reed está bastante atarefado pra lidar com a situação que já vimos na minissérie principal e por isso confia plenamente em seus dois filhos, Homem-Aranha e Wolverine para ser o Novo Quarteto Fantástico e salvar Jo-Venn. O Teioso e o Mutante ganham novos uniformes de equipe e seguem as várias pistas que os levam para a sede da Alchemax em Nova York. Aparentemente, os sacerdotes de Parma roubaram um indutor de ondas neutrônico e Valéria já imagina qual seja o plano deles. 



Na edição #21, vimos que o Alto Sacerdote de Pama conseguiu usar seus poderes para ler a mente de Jo-Venn e descobriu dentro de suas lembranças a maneira como Mar-Vell construiu o Projeto de Omni-Onda no passado. Com esse artefato, ele poderia usar as lembranças do pequeno Kree para transmitir a todos os de sua raça as memórias de todas as atrocidades cometidas por eles. Contudo, houve uma tentativa de salvar o garoto no meio do processo e a Colheita Sombria descobriu que a recuperada N'Kalla tinha se disfarçado de um deles para salvar o amigo. Jo-Venn foi surpreendido pelo fato de a menina ser mais misericordiosa que ele e ter ido resgatá-lo. Contudo, agora, o Alto Sacerdote tinha não só o garoto kree como capturou a jovem Skrull para usar em seus planos.

O 'Novo Quarteto Fantástico' chega bem na hora que o Alto Sacerdote liga o Projeto de Omni-Onda e invade as mentes de Krees e Skrulls pelo planeta. É isso o que vemos acontecer logo no começo do capítulo final da minissérie principal de Empyre e que acaba dando uma baita vantagem ao lado Cotati dessa Guerra. Enquanto Krees e Skrulls se matam por todos os cantos, Franklin e Valéria se aproximam de Jo-Venn e N'Kalla e tentam convencê-los a por de lado todo o ódio de séculos de história retidos neles e ter um novo começo como espécies unidas. A recente experiência de ambos faz com que aceitei isso e agora as omni-ondas transmitem uma união ainda maior entre Skrulls e Krees neste combate. Veremos detalhes disto quando falarmos do capítulo final. 


  
Com o plano falho, o Alto Sacerdote de Parma e todos os Guerreiros da Colheita Sombria acabam sendo castigados por Sequoia. Os fieis humanos são mortos por plantas ao seu redor e as crianças aliens são libertadas. Mas se engana que a história de Jo-Venn e N'Kalla acabou. Teremos mais deles no epílogo Empyre: Fallout Fantastic Four e estou desde já curioso pra saber qual o mistério da jovem Skrull com Alicia.

Estas três edições do Quarteto Fantástico ligadas a Empyre são assinadas por Dan Slott e tem Paco Medina e Sean Izaakse como artistas principais. Segue o ritmo bem divertido que essa nova fase da revista vem construindo e é bastante gostoso de se ler. Mesmo deixando o Homem de Ferro, Dan Slott continua firme e forte aqui na Família Fantástica e parece ter encontrado o lugar certo pra ficar por muito, muito tempo.

Coveiro

comments powered by Disqus