quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Thor, o arauto sem medo... ou não?


*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!

Vocês acharam que esqueceríamos de contar o resto da análise de um dos arcos mais importantes do Thor, escrito pelo roteirista Donny Cates? Achou errado, meu caro leitor. Estamos de volta para concluir o ato final desse arco que mudou muita coisa que sabemos de Thor e que poderá direcionar para mais uma nova grande aventura, ou talvez uma nova saga, onde a presença do poderoso deus do trovão será necessário. 

No fim da edição 4 de Thor, o filho de Odin juntamente com Galactus finalmente encara a presença do Inverno Negro, que já se mostra uma entidade gigante. Enquanto isso, em Asgard, Sif coordena a chegada de civilizações resgatadas por Thor, para não serem extintas enquanto o Devorador de Mundos devorava tais planetas para aumentar seus poderes. Lá, Sif tem uma conversa com Bill Raio Beta, que teve uma luta quase mortal com seu antigo amigo e irmão de armas, o Rei Thor, questionando sobre se Thor realmente era a escolha certa para carregar a coroa de Asgard. Bill defende Thor alegando que não desejava o título, foi completamente imposto a ele. Bill conclui dizendo que ele espera que o Thor consiga ter forças para chegar ao ponto de realmente aceitar o fardo de ser um rei e garantir o futuro de Asgard, e talvez dos outros nove reinos. 


De volta a batalha com o Inverno Negro, com muita dificuldade, o grande inimigo consegue prender tanto Galactus quanto Thor em meio a sua névoa negra. Odinson então percebe que se encontra em uma grande área para ser encurralado com alguns dos vilões que ele já enfrentou em sua vida, começando com o Carniceiro dos Deuses. Mesmo com a combinação de seus poderes com os poderes cósmicos que ele roubou de Galactus, Thor tem uma luta difícil com todos os inimigos, até o momento que em pura fúria se liberta das ilusões mentais do Inverno Negro. Ao mesmo tempo, Galactus também foi libertado. 

Thor provoca a entidade maligna a se revelar e encarar seus algozes. Contudo, Thor fica surpreso quando o Inverno Negro se apresenta com a mesma aparência do filho de Odin. Galactus confirma a Thor que essa era a aparência que o Devorador de Mundos enxergava.


Contudo, a entidade estava no ponto de forçar Galactus a dizer como ele sobreviveu a morte do universo deles, quando Thor interrompe dizendo que a entidade não vai destruir seu Mundo ou seu Universo. Desmentindo as palavras de Galactus, Inverno Negro diz que a sua intenção nunca foi devorar o universo ou seu mundo, que sempre diz estar condenando. Mas sim de reclamar algo que é dele por direito, que é justamente Galactus, o SEU ARAUTO. Exatamente isso que vocês leram! Galactus é um arauto fugitivo da entidade Inverno Negro. 

Nesse ponto, a sexta e última edição desse arco de Thor começa com o Filho de Odin sentado em seu trono, totalmente cansado e bêbado, recebe a visita de Norrin Radd, o Surfista Prateado que tem todo o seu corpo enegrecido desde os eventos da minissérie Silver Surfer: Black. O Surfista diz que ouviu o barulho do trovão e pede a Thor que conte o que aconteceu. E a partir daqui retomamos a continuação da história entre Thor, Galactus e o Inverno Negro. 

Revoltado com o que o Inverno Negro disse, Galactus ataca e é facilmente derrubado pela entidade. Thor se volta pra Galactus e impõe que ele fique longe da batalha, pois não precisaria da interferência do Devorador de Mundos. Então, Thor e Galactus se confrontam mais uma vez, com Odinson vencendo e roubando todo o poder cósmico do Devorador. Galactus tenta de novo se impor a Thor, mas em vão. Thor desfere um poderoso trovão que deixa o gigante a beira da morte. 


O Inverno Negro então reclama sua posse a Galactus, que é veemente recusado por Thor. Questionado pela entidade do que valeria um Devorador de Mundos acabado, a beira da morte, Thor responde que Galactus se tornou uma grande bomba. Ao invocar mais uma vez o poderoso trovão, Odinson acaba de vez com o corpo de Galan de Taa, liberando toda a energia acumulada de todos os planetas que ele devorou. E assim, tanto Galactus quanto o Inverno Negro não mais existem. Em um último instante, a entidade ainda propõe mostrar a Thor como ele irá morrer, através de uma neve negra. Aceitando, Thor enxerga um exército de heróis mortos-vivos (possivelmente do universo Zumbi Marvel) liderados por um Thanos que carrega um Mjolnir com as Jóias do Infinito cravadas na arma asgardiana e uma manopla negra com uma jóia. Voltando para o reino de Asgard, Thor revela para o Surfista que tudo o que ele viu foi apenas escuridão e nada mais. 


E essa quarta-feira já saiu a edição 07 de Thor, que já começa com um novo arco logo após os eventos do Inverno Negro. Resumidamente, Thor tem suspeitas de que o Mjolnir está ficando mais pesado desde a batalha contra o Inverno Negro. E ele pede ajuda a Bill Raio Beta para ser seu segundo em comando, quando for necessário. E ainda teremos um novo elemento surgindo nesse novo arco. Para mais detalhes, aguardem o novo artigo sobre esse novo arco da revista mensal do Thor.

Seguramente posso dizer que Donny Cates fez um ótimo trabalho nesse primeiro arco do Thor, colocando o Deus do Trovão em um novo patamar, com uma grande consequência que é um universo sem mais e preocupar com Galactus, viveu e morreu como um devorador de Mundos e que no fim, se revelou também um arauto de uma outra entidade. E não posso deixar escapar que tivemos mais uma pergunta que talvez não seja respondida. Foi o Inverno Negro que salvou o Galactus da morte quando aconteceu a destruição dos Universos em Guerras Secretas2? O que na verdade foi o Inverno Negro? A outra novidade é que também fomos mostrados ao futuro no evento do Universo Marvel que não só trará Thanos de volta, como ele estará acompanhado de um exército de heróis zumbis, uma manopla negra com um joia que não sabemos o que é e um Mjolnir com as Jóias do Infinito. 

O que será que Donny Cates está tramando para o novo Rei de Asgard, Thor Odinson? 

Marcus Pedro

comments powered by Disqus