terça-feira, 8 de setembro de 2020

O que rolou em EXCALIBUR? A volta de Opal Luna Saturnyne.

 Muita coisa aconteceu com essa nova formação da equipe do Excalibur desde que começou essa nova era dos mutantes da Marvel. Vale recapitular um pouco do ponto onde paramos. Morgana Le Fay foi derrotada no Outro Mundo e seus ataques cessaram. No lugar, temos Jamie Braddock, o irmão maluco alterador de realidades sentado no trono de Avalon e sob o olhar atento de Apocalipse. A equipe continua junta, liderada por Elizabeth Braddock como a nova Capitã Britânia, acompanhada por Gambit, Vampira, Rictor, Jubileu e seu filho adotivo que também vira dragão, Shogo. Contudo, apesar da aparente liderança de Betsy, sutilmente quem parece dar as cartas até aqui é um renovado Apocalipse, que atende agora por um nome impronunciável num dialeto antigo. Para En Sabar Nuh, Excalibur é seu "coven".



A equipe conseguiu um último item necessário para Apocalipse em edições passadas, crânios de Lobisomens Guerreiros. E é através deles que uma magia será feita para o time finalmente encontrar a "Bruxa Branca" no Outro Mundo. E essa "bruxa" é bem conhecida pelos antigos leitores da equipe. Seu nome é Opal Luna Saturnyne, a Majestrix Omniversal que outrora comandou a Tropa Multiversal dos Capitães Britânias. Hoje, no entanto, a cidadela onde antes reuniu-se várias realidades, está praticamente vazia pois não há mais a Tropa de Capitães. Ninguém sabe quais as reais motivações de agora da Guardião Omniuniversal e nem  porque Opal não entrou em contato mais com os outrora aliados membros do Excalibur quando podia?

Enquanto os heróis se preparam para mais uma viagem interdimensional, vamos a alguns interlúdios. Brian Braddock continua aparecendo disfarçado a frente do Farol da sua família, aparentemente atraído pela sua espada enterrada ali. Contudo, recusa-se a falar com sua irmã. Já Meggan, sua esposa, anda trabalhando para Pete Wisdow como uma infiltrada da Akkaba e descobre que eles estão procurando um jeito de resgatar Morgana Le Fay e destronar Jamie.

No dia seguinte, o Excalibur segue para a Cidadela de Saturnyne, mas ao invés de terem uma amigável hospitalidade como esperavam, são atacados pelos Sacerdotes Brancos da Cidadela. De cara, já há uma grande baixa com Shogo (transformado em dragão) sendo atingido e caindo do ar. Jubileu fica tão furiosa que devolve o ataque com uma chuva de energia que nunca vimos antes saindo de suas mãos. A Majestrix decide retaliar e em troca vai escalonar ainda mais o contra-ataque. Tudo para proteger o balanço do Multiverso segundo ela mesma.

Para entender melhor as motivações de Saturnyne, é importante acompanhar a edição #10 de Excalibur. Ela começa em Londres com a equipe do Excalibur agindo de um jeito estranho e parece não ter muita conexão com a história ande paramos. O mundo mágico, Krakoa e Londres parecem estar no meio de uma guerra sem explicação. Demora um pouco pra finalmente entendermos que aquela equipe do Excalibur não é uma real, mas sim uma versão alternativa criada numa dimensão de bolso por Jamie Braddock. Através desta dimensão recriada, Jamie pretende refazer a tropa de Capitães Britânias. Ao atacar a Elizabeth desta realidade e partir seu amuleto, são criadas outras quatro realidades diferentes onde teremos um Gambit Capitão Britânia, uma Vampira Capitã Britânia, um Rictor Capitão Britânia e uma Jubileu Capitã Britânia. Já são quatro novos membros pra Tropa de Jamie. Esses novos personagens, no entanto, são tratados como impostores pela Guardiã Omniversal e portanto uma ameaça multiversal. Por isso, devem morrer.


Agora, vamos para e dição #11 e voltar de onde paramos da briga do Excalibur de verdade contra as forças da Cidadela. A equipe acaba encontrando os Sacerdotes Verdes, uma versão mais moderada de seguidores de Saturnyne, que ajudam Shogo a se curar. Elas também auxiliam a Rictor, a quem chamam de Druida, a se comunicar com Apocalipse na nossa dimensão e o atualiza sobre a atual situação da equipe. Apocalipse aproveita o momento pra inteirar Rictor que no passado ele chegou a reunir um outro "coven", chamado na época de X-Ternos (lembram deles? Candra, Selene, Gideão, Crule!) e explicou como eles dividiam o poder entre si. Mas o que isso tinha com o atual Coven?


Dia seguinte, o restante do Excalibur segue para invadir a Cidadela enquanto deixa Jubileu e Shogo para trás. Eles forçam a entrada e conseguem criar um novo portal para Krakoa afim de puxar Apocalipse até lá, mas é preciso que pelo menos um deles entre. Rictor é escolhido, mas seu trajeto parece o derrubar para um lugar diferente. Depois disso, Opal chega e interrompe o conflito. Mesmo Betsy não sendo o "seu" Capitão Britânia, a Guardiã Omniversal parece aceitar conversar. Enquanto isso, Gambit e Vampira decidem investigar o interior da Cidadela e acham alguns artefatos interessantes. Seria um deles a joia vermelha que vimos no flashback de Apocalipse que ressuscitou Candra?

O resumo vai se encerrar, por enquanto, aqui. A partir da edição #12 teremos o prelúdio do crossover mutante X of Swords (ou X de Espadas). E essa história parece que não só envolve muito a equipe do Excalibur, como também deve esclarecer mais do passado do Apocalipse e seus interesses até aqui em Krakoa. Vai envolver todos os títulos mutantes e  vem com alguns especiais no meio. Vamos aguardar pra ver o desenrolar disto aí!

Coveiro

comments powered by Disqus