terça-feira, 15 de setembro de 2020

O que rolou em NOVOS MUTANTES? Resgate em Carnelia! Ataque a DOX!

Depois de missões no Espaço, resgate dos antigos amigos Bico e Angel e uma invasão no Brasil, as duas diferentes equipes de Novos Mutantes se encontram mais uma vez em Krakoa e já não demora pra ter uma nova tarefa a frente. Enquanto que parte da equipe está dando uma passadinha na revista principal dos X-Men, o restante dos jovens mutantes terão que lidar com mais um resgate. Desta vez, Ed Brisson e Flaviano levam os Novos Mutantes até o pequeno país dissidente da Rússia chamado Carnelia, que também não reconhece Krakoa como nação mutante.


O caso é muito mais complicado do que parece. A jovem Natashia Repina é uma mutante com capacidade de alterar a realidade e criar um mundo distorcido ao seu redor. Só que faz isso sem controle, enquanto dorme e tudo lhe parece um pesadelo. Assim, as autoridades militares de Carnelia, que já perderam alguns soldados não sabem o que fazer. Quando chega uma equipe de Novos Mutantes formada por Miragem, Karma, Dinamite, Magma e Câmara, o comandante decide permitir a entrada delas para lidar com a situação. O pior que poderia acontecer eram cinco mutantes mortos, afinal.

Karma tentou usar seus poderes para dominar o corpo de Natashia, mas acabou ela sendo dominada pelas alterações de realidade ao redor e ficou presa. Quando Câmara e Magma tentaram ajudar, eles também foram aprisionados pela redoma de realidade alterada. Agora, estavam todos conectados pela garota mutante funcionando como uma só rede neural. Miragem não viu outra alternativa senão pedir a ajuda de amigo Doug Ramsey pra lidar com a situação. E teria que ser rápido pois o Primeiro-Ministro de Carnelia soube da situação e não gostou nada. Convocou até um veículo de imprensa anti-mutante chamado DOX pra filmar tudo e usar para levantar a população local mais ainda contra os Krakonianos.

Não demora muito para Cifra chegar ao pequeno país com uma nova equipe formada por ele, Mondo, Armadura, Lupina e Richard Gill, o ex-Frente de Libertação Mutante autodenominado Distopia. Doug já tinha entendido como funcionava os poderes de Natashia e armou seu plano onde aqueles membros que o acompanhavam eram fundamentais. Armadura iria envolver eles com seus poderes para entrar na bolha de realidade distorcida até chegar a garota. Lá, era a vez de Distopia usar seus poderes para dar a mutante alguns 'sonhos bons' e acabar com aquele inferno. Só que as coisas acabaram não funcionando lá muito bem. Armadura acabou perdendo o controle ao ser influenciada por imagens de seus pais mortos. Com isso, Mondo entrou como plano reserva e emulou os poderes dela. Assim, ele conseguiu agarrar Distopia e levar até Natashia, fazendo a esfera de pesadelo virar um monte sonhos da menina.



Uma vez resolvido o problema da garota (que descobriram que ela preferia se chamar de Cosmar), os enfraquecidos Novos Mutantes tinham ainda que lidar com a ira do Primeiro-Ministro e os militares de Carnelia. Cercados, a chance deles foi a chegada providencial de Magia, que levou todos de volta a Krakoa com seu portal. Apesar do resgate ter sido bem sucedido, a missão deixou ainda a situação mais complicada pra Krakoa, já que a mídia registrou tudo como um ataque a Carnelia. A garota agora estava em segurança graças a uma redoma criada por Forge para impedir os poderes dela de se manifestar. Junto a isso, os irmãos gêmeos mutantes Maxime e Manon vão ajudar ela a controlar a ansiedade sempre que ela tiver um sonho ruim.

Restou para edição 12 a última ponta solta pra os Novos Mutantes resolverem de todos os seus recentes problemas, o jornaleco virtual DOX que vem causando uma dor de cabeça aos mutantes. Além do que fizeram Carnelia, foi o DOX quem fez os bandidos do Cartel encontrarem Bico e Anjo e por a familia deles em perigo. E eles continuam mundo a fora expondo endereços ou última localizações de mutantes que não estão em segurança em Krakoa. Magia decidiu que era hora de dar um basta a isso e contou com a ajuda da tecnopata Trinary para localizar a principal sede deles.

Illyana levou um grupo pequeno com ela para Ohio, apenas Miragem e Glob. Inicialmente parecia que ela iria promover um verdadeiro massacre, mas Danielle a lembrou da lei de Krakoa de não matar humanos. Ela chutou a porta e o editor principal do lugar já estava esperando o grupo gravando tudo para expô-los. Mas diferente da violência esperada, Miragem apenas revelou um dossiê de alguns mutantes inocentes que foram mortos ao serem expostos pela ação do 'jornalismo' da Dox. O editor retrucou dizendo que a guerra foi escalonada pelos mutantes no momento em que eles criaram Krakoa e forçaram países a aceitá-la em troca de medicina avançada desenvolvida pelos mutantes. Agora questionava se os mutantes passariam a forçar veículos de imprensa contra eles a serem fechados. Só que Magia não pretendia fechá-los e tinha outro plano.  Ao invés disso, pediu para Trinary desenvolver um sistema em que toda vez que um mutante fosse exposto pelo pessoal do DOX, na matéria escrita teria também o nome, endereço e dados completos de quem escrevia a matéria. Seria um jogo mais igualitário agora.


O editor obviamente não aceitou aquilo calado, considerou um ataque ao livre discurso e uma ameaça a vida deles. Prometeu que iria crucificá-los. Magia já ia perder a linha, mas pra surpresa de todos foi Glob quem atacou primeiro e socou a cara do editor. Mais tarde, já em Krakoa, Glob se abriu com Magia e contou pela primeira vez uma história sobre seu passado. Foi criado por um pai abusivo que sempre vociferou abertamente contra mutantes. Quando os poderes dele surgiram na puberdade, a situação de Glob piorou e acabou sendo deixado em Weschester por sua mãe. Boa parte da revolta que já vimos anteriormente então nesse mutante na época do Morrinson é justificada aqui, mas agora em Krakoa parece que ele finalmente sentiu-se em paz. Contudo, as ameaças do editor da DOX trouxeram tudo a tona. Magia o confortou dizendo que um pouco de raiva quando direcionada pra salvar vidas é bom. Foi o caso daquele dia. A página do DOX saiu do ar desde então.

Por fim, pra fechar esse resumão, eis que temos ainda uma pequena atualização que serve de ponta pra uma futura história. Nova Roma pode ter sido salva naquele dia pelos Novos Mutantes, mas eis que surgiu uma misteriosa garota loira que é a responsável por controlar vários monstros na Amazônia. Ela invadiu Nova Roma, matou o Senador Aquila e quer saber onde estão responsáveis pela morte de seus bichinhos. E isso é algo que devemos ver depois. Antes, vem aí X of Swords.

Coveiro

comments powered by Disqus