segunda-feira, 31 de agosto de 2020

O que rolou em X-MEN? Mutantes encaram duas invasões espaciais seguidas!

 Finalmente retomando as atividades do site Marvel616 após nossa 'quarentena', eis que corremos atrás do vários títulos de quadrinhos da Marvel que vinhamos resumindo aqui antes de nossa parada. E obviamente não poderia ficar de fora um dos mais aclamados do momento, os X-Men de Jonanthan Hickman. Foram quatro edições que sairam de abril pra cá, mas muita coisa aconteceu nelas. Não apenas uma, mas DUAS invasões espaciais atingiram em cheio os habitantes de Krakoa.


Pra entender o que acontece nas edições #8 e #9 de X-Men, é preciso antes dar uma olhadinha no arco dos Novos Mutantes assinado por Jonanthan Hickman e o brasileiro Rod Reis. Vocês devem lembrar logo no começo da história que enquanto acompanhavam os Piratas Siderais, alguns dos Novos Mutantes invadiram um complexo shiar e roubaram um artefato que lembrava uma espécie de ovo gigante. Quando a missão especial acabou, Rahne levou o objeto com ela até a Terra e guardou no Habitat Akademos em Krakoa. Mal sabia ela que aquilo na verdade era um "Ovo Rei" e que desencadearia uma maciça invasão da Ninhada na ilha poucas horas após estar no planeta.

Por coincidência, o superinteligente alien Nim (sim, aquele baixinho lá da época do Jason Aaron em Wolverine e os X-Men) estava presente naquele dia na ilha e conhecia o suficiente para explicar os perigos da presença do Ovo Rei aos Mutante. Mais detalhes sobre o artefato também podiam ser esclarecidos num flashback de 8 mil anos atrás em que é revelado que o Ovo Rei era uma espécie de arma biologia secreta Kree para tentar direcionar o ataque de Ninhadas a certos planetas. Aparentemente, o Império Shiar seria o próximo alvo e os X-Men resolveram levar ovo de volta a galáxia deles evitando assim a destruição da Terra. Acabou que no meio do caminho, Ciclope e sua equipe se depararam com ninguém menos que seu Pai, o Corsário, e seus Piratas Siderais, que foram feitos prisioneiros pelo mesmo Kree que os pagou para roubar o ovo. Se juntaram no caminho ainda ao Majestor e sua Guarda Imperial, que foram querer saber o que um Kree não-autorizado estava fazendo em território Shiar.

Todos eles juntos, no entanto, não teriam força suficiente para lidar com o tamanho das hordas da Ninhada que vinham logo atrás. A estação espacial onde estava o Kree foi destruída no meio do caminho e X-men, Piratas e Shiars caíram no planeta mais próximo. Apesar de vivos, não tinham muita chance, mas foi aí que o inesperado aconteceu. As rainhas da Ninhada pararam o ataque repentinamente graças ao Nim. O pequeno alien superinteligente entendeu que se comesse o Ovo Rei, ele mesmo seria consagrado como o grande Líder de sua espécie. E é assim que todas as inúmeras rainhas ninhadas espalhadas pelo universo agora respondem a apenas um só.

E quem achava que o sossego acabaria aí pros X-Men, se enganou. As edições #10 e #11 da revista mensal trazem um pouco da repercussão da maxissérie Empyre para os Krakonianos. Sim, além do especial dos X-Men em quatro partes (que falaremos amanhã), há mais histórias que Jonanthan Hickman resolveu contar aqui. Na edição #10, o foco é em Vulcano. Depois de uma noitada com suas amigas e ex-colegas de equipe, Petra e Reprise, Gabriel Summers tem um pesadelo estranho que remete ao final da famigerada Guerra dos Reis. Ao que parece, após o embate com Raio Negro, o mutante sobreviveu graças a interferência de três  alienigenas misteriosos. Quem são eles? E de onde eles vem? Seria da Falha que fissurou a realidade naquele episódio?

Enquanto esse passado nebuloso do Vulcano não se explicita, eis que o mutante resolve dar um passeio na Lua. É quando ele se depara com o grupo Cotati que invadiu a área azul da Lua e é atacado. Apesar de inicialmente querer resolver a situação de um modo pacíficio, Vulcano acaba tendo um novo flashback de memórias em que é revelado que os alienígenas que o salvaram esconderam o lado mais brutal dele e deixaram uma versão mais 'boa' a tona. Por um instante, para se salvar, a versão insana de Gabriel Summers ressurge e incendeia tudo ao redor. Vulcano só volta a si quando suas amigas se aproximam e ele teme enlouquecer de novo como antes. Longe dali, o único Cotati sobrevivente daquele massacre, ao encontrar com outros de sua espécie fala um só nome - "Krakoa" - antes de morrer.

A edição #11 traz justamente o ataque dos Cotati direcionado a ilha mutante. Parte dos jovens foi evacuada dali para um ponto seguro e é cuidada por Exodus, que literalmente relata o "conto de guerra mutante" daquele dia. O restante está se sacrificando para deter os vegetais alienígenas. Vemos as Gêmeas Cuccos, Black Tom Cassidy, Magia, Fera e muitos outros em ação. Mas o destaque da história fica para Magneto, que volta ao traje vermelho que considera próprio para a guerra. Para aumentar ainda mais o seu poder de fogo, Magnus é ajudado por Magma e Homem de Gelo que retiram toneladas de ferro do subsolo para ele usar como arma. Como se não fosse suficiente, ao se deparar com o general Cotati que liderava o ataque, Magneto arremessa não um, mas dois satélites sobre ele. Nas histórias de Exodus para as crianças mutantes, Magneto é o grande herói de seu povo.

As coisas acontecem num ritmo muito rápido pelas mãos de Jonanthan Hickman em seus X-Men. Talvez outro autor que não o Hickman levasse mais edições para qualquer um desses dois arcos, mas os fãs sabem que não há gordura extras no roteiro dele. Já a arte é assinada majoritariamente aqui por Leinil Francis Yu, que parece bem mais limpo e menos confuso do que é seu costume. Mahmud Asrar ficou só com a edição #8 e a fez muito bem. Merecia ganhar mais espaço por aqui. 

Ah, e antes de fechar essa resenha. Vale deixar aqui um detalhe. Ainda na edição #11, os mutantes Anole, Pedreira e Loa encontram um o Conjurador, um ser esquisito, branquelo e com um sinal pintado no peito que vimos pela primeira vez quando Krakoa se juntou a Arakko. O jovem estava jogando um jogo estranho e os convidou a sentar. Fica bem evidente que essa parte da história é uma ligação direta ao próximo crossover entre os títulos mutantes - X of Swords. E já nesse mês de Setembro começa os prelúdios dessa história.

Coveiro

comments powered by Disqus