sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Maratona 616: Conheça o Senhor das Estrelas - Primeira Origem

Em meados de 1975, Marv Wolfman, na época trabalhando como editor na Marvel, queria lançar uma revista de quadrinhos de ficção científica em preto e branco e contatou o roteirista Steve Englehart para criar a origem e o conceito de um personagem do qual só concebera o nome: Star-Lord ou, em português, Senhor das Estrelas. Então, em janeiro de 1976 foi lançada a primeira história deste personagem na revista Marvel Preview #4 com roteiro de Englehart e desenhos excelentes em nanquim por Steve Gan.



Seu nome de nascimento é Peter Quill. Ele foi involuntariamente o pivô de uma séria discussão entre sua mãe, Meredith e Jake, marido dela, que pensava ser o pai do bebê mas ao ver que ele nasceu tão diferente dele pensou que ela a tivesse traído, apesar da moça negá-lo veementemente. Revoltado, ele arrancou Peter dos braços da mãe e o levou para fora de casa para matá-lo mas antes que fizesse qualquer coisa teve um ataque cardíaco e faleceu. Sua mãe se tornou viúva e discriminada pelos habitantes locais, que a julgavam como adúltera. O tempo passa e Peter se tornou um menino introvertido e cada vez mais interessado em alcançar as estrelas até que uma nova tragédia se abateu sobre ele. Aos doze anos de idade, ele avistou a aterrissagem de uma nave alienígena e trouxe sua mãe a tiracolo para compartilhar sua descoberta. Assim que chegaram, os seres reptilianos que desembarcaram dessa nave assassinaram impiedosamente sua mãe e quase fizeram o mesmo com ele. Tomado pelo ódio, o garoto jurou vingança. 


Ninguém acreditou na história que ele contou sobre como sua mãe morreu e foi encaminhado para um orfanato, onde se tornou ainda mais arredio e firme no propósito de chegar às estrelas para se vingar de quem a matou. O tempo passa e ele foi admitido pela NASA, a agência espacial americana, e se tornou um dos melhores astronautas que passaram por lá mas de traquejo social muito limitado e com enorme dificuldade de lidar com frustrações, o que lhe causou alguns tropeços pelo caminho. De tanto persistir, foi convidado para ser tripulante da estação espacial Eve, onde parecia ter encontrado um pouco de paz mas logo foi testemunha de um chamado que mudaria sua vida para sempre.


A mensagem convocava os tripulantes da estação a escolher alguém digno para se tornar o "Senhor das Estrelas" no prazo de quatorze dias para ele cumprir um "glorioso destino". Uma assembleia foi realizada logo em seguida e Peter se ofereceu como escolhido mas sua proposta não foi aceita e ele não reagiu bem à recusa, sendo expulso em seguida da estação e enviado de volta para a Terra. Mas tomado novamente pelo seu juramento de vingança, Peter sequestrou uma espaçonave e voltou à estação bem na hora que um tripulante rival havia sido escolhido para ser o "Senhor das Estrelas" no lugar dele. Novamente, ele não reagiu bem ao acontecido e na ânsia de eliminar a oposição, abriu fogo contra seu rival e acabou atingindo um inocente.


Logo Peter foi cercado por outros tripulantes mas em seguida desapareceu e foi levado à presença de uma entidade metafísica chamada "Mestre do Sol", que dizia ser também o "Mestre do Sistema Solar".


Peter foi sincero ao dizer que não havia sido escolhido entre seus pares, muito pelo contrário mas justificou suas ações dizendo que tinha um juramento a cumprir. Ele foi aceito assim mesmo pela enigmática figura e recebeu dela um uniforme que o permitia voar pelo espaço sideral e uma arma impulsionada por sua vontade, capaz de disparar terra, ar, fogo e água. O ancião lhe propiciou a experiência de se vingar dos alienígenas que mataram sua mãe, sendo colocado em uma espécie de transe onde pode dar vazão à sua fúria e cumprir o seu juramento de alguma forma. Sentindo-se liberto do passado, Peter finalmente estava pronto para seguir o seu destino.


Como fica evidente, Peter Quill era a antítese da maioria dos heróis da época: egocêntrico, sociopata e capaz de matar quem ficasse no seu caminho. Curiosamente, isso o torna mais próximo de sua versão atual, trabalhada desde meados da década passada pelos escritores Keith Giffen, Dan Abnett, Andy Lanning e, mais recentemente, por Brian Michael Bendis. Quando essa história foi publicada pela primeira vez, em 1976, o gênero "ficção científica" ainda era algo mais sisudo e isso acabava se refletindo nos quadrinhos da época. O primeiro filme da série "Star Wars" só estrearia no ano seguinte, o que contribuiu para que esse gênero caísse finalmente nas graças do público e se tornasse mais "leve". 

Numa entrevista dada recentemente para a Marvel, Steve Englehart disse que na época estava muito absorvido em seus estudos de mitologia e astrologia e que sempre trazia alguns desses elementos para as histórias que escrevia e com o Senhor das Estrelas não foi diferente. Sua proposta era que essa história de origem seria apenas a primeira de um "run" de 12 edições, cada uma desenhada por um artista diferente, em que o Senhor das Estrelas se defrontaria com a mitologia/astrologia inerente a cada planeta que visitasse no Sistema Solar. Não por acaso, ela foi intitulada como "Starlord First House: Earth!". Como ele saiu da editora pouco tempo depois, isso acabou não acontecendo e o personagem só voltaria no ano seguinte, repaginado por uma nova equipe criativa que se tornaria lendária ao trabalhar em Uncanny X-Men : Chris Claremont, John Byrne e Terry Austin. Falaremos com mais calma sobre isso na continuação deste artigo nos próximos dias.

C@rlos 

comments powered by Disqus