quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Maratona 616: Xandar e a Tropa Nova

 photo xandar01.jpg

Localizado no sistema Tranta na Galáxia de Andromeda, o planeta Xandar reserva uma antiga história de quedas e erguimentos que precede até mesmo o que já vimos ocorrer nas páginas das histórias das revistas da Marvel Comics. Além de sede-fundadora da bastante conhecida Tropa Nova, é a terra natal de alguns nomes marcantes do cosmo Marvel.

Sua cultura como a conhecemos praticamente surgiu após o primeiro ataque feito por Zorr, da raça Luphomoide. Foi o Vigia quem os salvou a tempo, ajudando-os logo em seguida a criar uma rede interconectada de suas cidades que conseguiram sobreviver a invasão do planeta. Foi neste ataque que Rhomann Dey veio a morrer para deter Zorr e Richard Rider assumiu seu lugar, sendo assim supostamente o primeiro terraqueo a fazer parte da Tropa Nova. Nessa época, a Tropa Nova era apenas uma milícia formada por apenas 500 homens. O ataque de Zorr marcou aquela civilização de tal forma que eles mudaram o protocolo da força-tarefa para algo mais pro-ativo.

 photo xandar01.jpg

A segunda queda dos Xandarianos veio não muito tempo depois, com o ataque dos Skrulls. Mais tarde, também seria alvo da neta de Thanos, Nebulosa, que não só destruiu o planeta, mas dizimou a Tropa Nova. Neste momento, foi necessario que Rider abdicasse de seus poderes para rebotar o computador da Mente Global Xandariana e que por sua vez desencandeou um protocolo para clonar os Xandarianos mortos e inclusive os seus regentes, a então rainha Adora e seu marido, Tanak Valt. Mas foi a quarta queda daquele planeta, durante a onda da Aniquilação, que quase a cultura Xandariana foi extinta. Foi necessário que Richard Rider mais uma vez atuasse e fizesse um download em seu cérebro de toda Mente Global para que tudo não viesse a se perder.

 photo xandar01.jpg

A Mente Global realmente não é algo fácil de se compreender em uma só explicação. Podemos defini-la como uma espécie de rede de computadores vivos criados pelos Xandar e que são capazes de absorver todo conhecimento e cultura adquiridos pelo povo. É uma inteligencia artificial que serve de repositório de dados assim como da força que alimenta os poderes dos Homens-foguetes da Tropa Nova. É de lá que parte praticamente todas as decisões que guiam aquela civilização, apesar de ainda serem governados por seu rei e rainha. Os computadores centrais da Mente Global Xandariana são protegidos por uma designação muito especifica militar, os Thorans. Durante a invasão Skrull, Thoran Rul, o líder daquele grupo chegou a se  fundir com a Mente Global para impedir sua destruição.

Outro nome importante dentro da histórias do Xandarianos é o Nova Prime,título dado a patente mais altada Tropa Nova. Nomes como Tanak Valt, Rhomann Dey e Garthan Saal são os mais lembrados a ocupar este cargo. Garthan Saal, que ficou mentalmente desequilibrado quando se viu obrigado a absorver parte da força nova após o ataque da Nebulosa, foi mais tarde nomeado de Supernova e teve uma série de confrontos com os Vingadores e Quarteto Fantástico nas histórias dos anos 80. Saal veio a sucumbir durante uma briga com o alienigena Volx. Richard Rider passou por um processo parecido e ainda mais drástico durante a Aniquilação. Ele é considerado o último a possuir o título de Nova Primordial.

A Força Nova é o que alimenta os computadores da Mente Global e os homens da Tropa. O acesso a essa força é determinado de modos diferentes dependendo da patente. Após o Nova Prime, seguem os titulos de Centurião Nova, Denarianos Novas e Mileniuns Novas. A pantente mais baixa é simplesmente chamada de Homem da Tropa. As variações da mais alta pra baixa determinam a capacidade deles voarem, possuir certa invulnerabilidade, levantarem pesos fora do padrão humano e dispararem rajadas de energia. Visualmente, você pode destinguir a titulação dos membros da tropa pela estrela simbolo na parte peitoral do uniforme.

 photo xandar01.jpg

A ligação entre a Força Nova, Mente Global e a Tropa são muito intimas. Graças a esse contato direto, além de amplificação de atributos fisicos, os membros da tropa podem acessar dados dos inimigos que estao confrontando e imediatamenet avaliar fraquezas ou melhor estrategias de ataque. Há uma moderada proteção contra ataque mentais e permitem comunicar-se com diversas fontes de transmissão até dada distancia. É graças a fonte da Força Nova que os homens-foguetes podem criar portais estelares, rajadas eletromagneticas e pulso gravimetricos.


Além da Tropa, os Xandarianos já contaram com um grupo especial de heróis defensores nos seus primordios. Eram os Campeões de Xandar, formados por Thoran Rul (intitulado de Protetor, guardião dos computadores da Mente Global Xandariana), Cometa (humano com poderes eletricos e de vôo), Vigilante do Crime (filho do Cometa, sem poderes), o xandariano Potencius (Rieg Davan) e o Nova Primordial na época, Tanak Valt, foi um dos fundadores da Tropa Nova e esposo da rainha Adora.

 photo xandar01.jpg

Outros Xandarianos devem ser lembrados aqui. Gabriel Andarilho dos céus  antes foi o xandariano Gabriel Lan, que pereceu durante um encontro com Galactus e teve sua mente transportada para um robô, tornando-se mais um dos arautos da entidade cósmica. Mais tarde, seria a vez do seu amigo Pyreus Krill, também xandariano, se defrontar com o gigante e se tornar o arauto mais conhecido como Senhor do Fogo. Outro que apareceu nas histórias do Quarteto Fantástico é o Mestre Xar, que junto com Reed Richards, foi responsável por trazer o robozinho H.E.R.B.I.E. para as histórias em quadrinhos.

Atualmente, a situação de Xandar encontra-se uma incógnita. Todo o seu povo pereceu na Aniquilação e por muito tempo Richard Rider foi o único portador de todo o poder da Força Nova sem cumprir seu dever de tentar refazer a civilização xandariana mais uma vez. Isso acabou levando a ter diversos conflitos com a Mente Global que estava vinculada ao seu corpo. A mesma até mesmo tentou montar uma nova Tropa Nova sem o conhecimento de Rider, agora o Nova Primordial.

 photo xandar01.jpg

O pior ainda viria a acontecer logo após a Guerra dos Reis, quando se passa a minissérie inédita no Brasil Thanos Imperative. Na tentativa de deter Thanos no Cancerverso, ele e Senhor das Estrelas se sacrificam e ficam presos naquela realidade. E junto foi toda a Força Nova que ele detinha. Com isso, a Mente Global não chegou a ser rebootada e a atual situação da Tropa Nova e Xandarianos ainda é uma incognita.

Coveiro

comments powered by Disqus