quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O filho do Gênio não tão gênio assim... em tirinhas!


Por esses dias, anunciamos aqui no site um lançamento inusitado da Panini, o encadernado em capa dura com coletânea das histórias da linha Franklin Richards: Filho de um gênio. Parecendo a primeira vista apenas uma série de curtas histórias descompromissadas que colocam o pequeno Franklin e sua babá Herbie numa referência clara a Calvin e Haroldo, eu me admirei ao devorar essas historinhas com muito riso e espantado com alguns cuidadosos easter eggs.

O mais legal aqui é termos até certo ponto a preservação da personalidade do Franklin. Diferente da genialidade do seu pai (que sua irmã caçula herdou no universo 616), o jovem Richards é um menino como qualquer outro de Q.I normal, mas com aquela imaginação e espírito de desafio comum as crianças dessa idade. Daí, sempre que seu pai está longe do laboratório, é Franklin quem toma a dianteira para testar de modo inconsequente a próxima invenção de Reed Richards. Em contraponto a essa molecagem entra em ação o HERBIE, robozinho criado para a primeira animação do Quarteto Fantástico nos anos 60 e que é sempre o único presente ali para livrar Franklin do perigo iminente.

Tendo em vista a gama de invencionices que Reed já fez, imagine o quanto delas há a disposição da trelosa criança para cada história de 1 a 4 páginas. Alguns dos aparelhos são até comuns nas histórias regulares do Quarteto como a Máquina de viajar no tempo e o Fantasticarro. As referencias a algumas histórias estão também ali - com direito a Frank contra o mundo com presença do Hulk, luta com as muitas versões de destinobôs e encontro com sua versão mais velha.


Também temos que ressaltar aqui algumas participações especiais bem legais, além da própria Família Fantástica. Katie Power, do Quarteto Futuro, faz o papel da garota da mesmo escola que ele gosta mas nunca admitirá estar apaixonado. O gigantão cão inumano Dentinho é uma ótima deixa para ele ir longe em outras aventuras, desde que o tal canino queira ser usado como teletransportador. Uma bem sacada versão de "Quarteto Peru" faz algumas referências também a versão zumbi do grupo que deu o pontapé inicial ao zombiverso na Marvel.

Quando acabou o encadernado, a vontade de mais é grande. Por sorte, há um último volume pra sair aqui no Brasil. E espero que isso venda bem, pois vale mesmo a pena! Por isso, levantem a bunda da cadeira e corram pra comprar!!

Esse primeiro volume contem as histórias Franklin Richards: Sons of Geniuses (2008), Franklin Richards: Son of a Genius Everybody Loves Franklin (2006), Super Summer Special (2006), Happy Franksgiving (2007). É escrito por Chris Eliopoulos e desenhado por Marc Sumerak.

Coveiro

comments powered by Disqus