segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Maratona 616: um homem fora do seu tempo chamado Vance Astro

 photo vance01.jpg


Quando se fala dos Guardiões da Galáxia originais, um nome sempre deve se levantar ante outros. Vance Astrovik, que mais tarde usaria a alcunha de Major Vitória, é desde o começo o líder do grupo e o ponto central onde percorre a trama. Não apenas o único humano que faz parte da equipe, ele foi moldado para ser uma abordagem futurística do Capitão America. Não é a toa que mais tarde o mesmo se torna o portador do escudo no século 31 e mantem acesa a chama da simbologia por trás do herói.

O garoto de  Saugerties, Nova York, sempre foi obsecado pelo espaço, ficando em segundo plano até mesmo a paixão pelos heróis. Vance Astrovik acabou se alistando nas forças armadas quando atingiu a idade adulta e se voluntariou no programa do espaço dos anos 80 Starjump, que colocaria o primeiro homem em animação suspensa rumo ao sistema solar de Alfa-Centauri. A missão de colonização do pobre Vance se monstrou na verdade um grande fiasco quando finalmente chegou ao seu destino no século 30 e viu que outros humanos já estavam ali antes dele como colonizadores. A tecnologia da Terra havia evoluido desde sua partida e como foi impossivel localizar o trajeto de sua nave, tiveram que esperá-lo por anos até finalmente chegar ao seu objetivo.

Agora não só um homem fora do seu tempo como também obsoleto, Vance se viu preso no seu uniforme de viagem visto que depois de longos anos passados seu corpo se tornaria vulneravel assim que exposto ao ambiente natural ao redor. Mas logo haveria um novo proposito para Vance ao ver o sistema solar sendo invadido pela raça Badoon. Junto com Yondu, Martinex e Charlie-27, eles se tornariam os Guardiões da Galáxia.

 photo vance01.jpg

Assim como seus diferentes companheiros, Vance Astro também tinha habilidades incomuns. Sendo mutante, desenvolveu o poder de projetar rajadas psicocinéticas. Algo que viria a ser bem útil para se proteger de ataques dos seus inimigos. Mais tarde, seu dom ficaria mais refinado, algo como uma telecinesia, podendo se lançar como num vôo, aparar pessoas durante a queda e levitar pequenos objetos.

Mas o dom pelo qual ficou mais conhecido foi a de um líder nato. Se inspirava no seu maior ídolo, o Capitão America, herói do século XX com quem acabou tendo a honra de lutar lado a lado dado momento durante as primeiras lutas contra os Badoons graças a umas daquelas ocasiões inesperadas de viagens temporais. Sua relação com o Capitão ficou ainda mais próxima depois que o grupo seguiu em missão atrás do velho escudo do Soldado da liberdade perdido em algum lugar do espaço no século 31. De posse dele, Vance esperava que as histórias por trás da épica arma inspirasse pessoas a seguí-lo rumo a uma nova libertação da nossa Via-Láctea. Nessa missão rumo ao escudo, Vance mudou bastante de atitude. Antes um homem armagurado por sua condição física presa a roupa e sua maior missão ter sido em vão, ele agora começou a demonstrar ser alguem mais virtuoso e altruísta.

Nessa mesma época, Vance passou a usar uma nova roupa sobre seu traje de viagem, afim de protegê-lo ainda mais. Com base numa liga de adamantium, o novo uniforme era flexivel e ao mesmo tempo resistente o suficiente para um combate mais violento corpo a corpo. Por um breve período, Vance conseguiu se ver livre do confinamento de sua roupa graças ao Mago Supremo da sua época, Krugarr e a versão futurística do Magnum, chamada de Hollywood. Esse feitiço mais tarde seria desfeito, e o mutante teve que voltar a uma nova roupa de contenção, agora com tons mais obscuros (a principio, referido como uma variação do simbionte alienigena da mesma raça do Venom).

 photo vance01.jpg

Curiosamente, Vance Astro é o único personagem dos Guardiões originais que acabou tendo uma versão da nossa realidade, 616. Nas diversas vezes que o grupo realizou suas viagens temporais pra o século XX, era inevitável topar com o garoto Astrovik que um dia almejaria ser astronauta. Na história mais marcante do grupo, o vilão Korvac volta ao tempo no intuito de mudar o passado de Vance e assim extinguir o elo de ligação dos Guardiões da Galáxia no futuro. Inevitavelmente, seus planos não tiveram esse fim, mas foi o próprio Vance Astro do futuro que desestimulou sua versão mais jovem a seguir o seu destino. Isso acabou apenas criando uma realidade alternativa, o universo 691. Em nossa realidade 616, Vance cresceu e desenvolveu mais cedo seus poderes telecinéticos atendendo hoje como o novo guerreiro Justiça (outrora Marvel Boy).

 photo vance01.jpg

Nas recentes histórias dos Guardiões de 2008, Vance foi encontrado ao lado do seu escudo congelado num bloco de gelo, provavelmente oriundo de uma das falhas do espaço-tempo que a equipe do Senhor das Estrelas esperava consertar. Curiosamente, a última vez que o Major Vitoria tinha sido visto nos anos 90 foi quando se perdeu no tempo. Agora, uma vez de volta, ele era considerado uma anomalia espaço-temporal assim como o também recém-retornado Águia Estelar.

Coveiro

comments powered by Disqus