terça-feira, 5 de agosto de 2014

Maratona 616: Drax - Programado para Matar!

 photo drax01.jpg

Dos cinco personagens que compõem hoje os Guardiões que estrearam nos cinemas, nenhum tem maior relação com Thanos do que Drax, o destruidor. Dado a poucas palavras e com pensamento aficionado em seu único proposito de matar o Titã louco, Drax tem uma história muito mais complexa do que aparenta e já passou por grandes transformações até chegar na forma que hoje possui.

Sua primeira aparição se deu na edição 55 do Homem de Ferro, na época escrita por Mike Friedrich e desenhada por Jim Starlin. Ele surge para ajudar o Homem de Ferro a combater os vilões alienigenas irmãos sangue, mas o proposito maior daquele ser era destruir Thanos. Foi naquela mesma edição que teriamos uma noção breve não só de sua origem, mas também a do Titã.

 photo drax02.jpg

Criado pela entidade Kronos, considerada pai dos Eternos residentes da lua Titã de Jupiter, a partir do próprio barro ou terra daquele lugar. Podemos bem definir o Destruidor a principio como um mero golem imbuido de até então uma inteligencia e personalidade desconhecidas. Era extremamente forte, capaz de projetar energia concussiva das mãos, voar em alta velocidade pelo espaço e sentir a presença de Thanos em qualquer lugar. Somente mais tarde descobriremos que toda psique de Drax veio de Arthur Douglas, humano que foi morto pela espaçonave de Thanos quando este investigava a terra. Neste mesmo acidente de carro que matou Arthur e sua esposa, sua filha sobreviveu. Foi adotada por Mentor, o Titã pai de Thanos, e mais tarde viria a se tornar a Serpente da Lua.

A presença de Drax em qualquer história sempre estava atrelada a algum ação de Thanos, sua única motivação e missão. Em diversos outros momentos que seu propósito foi tomado, como no caso em que o Capitão Marvel matou Thanos ou o Titã foi derrotado pelos Vingadores, Drax chegou até mesmo a se voltar contra os heróis. Mas foi quando lutou contra sua filha, que na epoca estava corrompida e decidida a se tornar uma espécie de deusa de todo um planeta, que Drax caiu pela primeira vez, com sua consciência sendo retirada de seu corpo artificial graças aos poderes mentais da Serpente da Lua.

Em seu retorno, Drax voltaria a sofrer a primeira grande mudança física. Mentor voltaria a colocar sua consciência em um corpo ainda mais poderoso,às custas de sua mente acabar mais limitada. Foi nessa fase que o mesmo se uniou ao Surfista Prateado e a Adam Warlock para derrotar o recém-ressucitado Thanos e sua manopla do Infinito. Depois da série de minisséries hoje conhecidas como Trilogia do Infinito, Drax fez parte da Guarda do Infinito e protegia a joia do Poder.

 photo drax01.jpg

Com a ameaça de Thanos colocada de lado e após a Guarda do Infinito se desfazer, Drax voltou para Titã com sua filha. Por um curto tempo recuperou sua mente de novo, mas logo foi mais uma vez manipulado e acusado de assassinato. A última vez que foi visto antes da Aniquilação, foi no planeta K'ai do  Microverso, ao lado de Genis-Vell, filho do Capitão Marvel original.

Foi no prólogo de Aniquilação que Drax passou pela terceira mudança, agora mais próxima do visual do filme. Morto por outros prisioneiros que estavam no mesmo transporte carcerário que caiu na Terra, Drax renasce a partir da casca antiga um pouco menor, mas muito mais habilidoso e mortifero. Foi nessa época que conheceu a pequena Cammi, que lhe serviu de parceira nas mais tresloucadas aventuras espaciais. Desta vez, seu própósito de eliminar Thanos finalmente seria saciado, apesar de isso quase comprometer o bom plano dos heróis para deter o Aniquilador.

 photo drax01.jpg

Peça fundamental na maior parte das recentes sagas cósmicas, acabou sendo um dos nomes indicados por Richard Rider para a equipe de Guardiões da Galáxia do Senhor das Estrelas. Nas histórias de Thanos Imperative, foi desta vez ele quem pereceu nas mãos do Titã Louco, mas de forma desconhecida retornou mais uma vez na nova formação dos Guardiões da Galáxias escrita por Bendis.

Coveiro

comments powered by Disqus