terça-feira, 26 de agosto de 2014

Deadpool: Extermínio Presidencial

Olá! Sou eu de novo! Não a Cammy, o Coveiro mesmo. Legal como vocês estão "felizes" de ver que cá estou eu em mais um resumo do Deadpool e não a ex-editora. Mas fazer o quê, né!? Sem personalidades diferentes, sem Cammy (Ou Cammies)! Foram as palavras dela! Mas a novidade aqui é que vamos falar da fase nova do Mercenário Tagarela na Nova Marvel (Não tão nova, estreou ano passado, mas nós cabeçudos do 616 resolvemos deixar de lado e acalentar a crise de ausência da Cammy)! Os roteiristas e comediantes Gerry Duggan e Brian Posehn assumem a história enquanto que Tony Moore ficou com os desenhos. E se tem O Sr. Moore pode contar que tem zumbi na parada 'sim, senhor'!
Deadpool

Os problemas começam quando um ex-agente da SHIELD chamado Michael, agora dado a feiticeiro, tem a 'brilhante' ideia de salvar seu País, os Estados Unidos da América, trazendo de volta seus heróis, seus ex-presidentes! Ele só não contava que, infelizmente, eles viriam como zumbis e dispostos a acabar com esse modernismo insano que virou a nação de pernas pro ar. Pra piorar, nem heróis clássicos como o Capitão America podem sair por aí batendo em lendas como Harry Truman, já que a imprensa cai matando com a ironia da situação. É então que esse vira um trabalho peculiar pra um "herói" que não tem lá seus escrúpulos (e nem miolos no lugar) chamado Wade Wilson, o Deadpool.

A SHIELD incumbe portanto uma equipe liderada pela Agente Preston e apoiada pelo Agente Scott Adsit para contratar o mercenário tagarela e fazer a "limpa política" (E não estamos falando subjetivamente aqui). Começa então uma série de missões pra lá de malucas e cheias de humor negro com Wade Wilson tendo que confrontar os ex-presidentes. Repleto de espadas, balas e piadas escrachadas, temos seis edições pra lá de divertidas com um humor até então pouco trabalhado nas histórias do "Piscina Morta".

Em Manhattan, Wade confronta o primeiro deles: um Franklin Roosevelt turbinado em sua cadeira de rodas disposto a levar a briga até as ultimas (ou até os subterraneos do metro). Na Philadelfia, George Washington e os demais presidentes se reúnem no salão da independência para discursar planos para o futuro da nação (com direito a Lincoln dando tiros traiçoeiros pelas costas do nosso herói. Que vingança!).  Num zoologico de Los Angeles, Ted Roosevelt resolveu caçar os pobres animais e criar aquele caos (não que os animais, principalmente elefantes, estejam mais seguros com Deadpool lutando em defesa deles).

Deadpool

E em meio a essa confusão, Deadpool acaba ganhando alguns aliados além da Agente Preston. Um deles é o Fantasma de Benjamin Franklin, que aparentemente apenas o Deadpool consegue ver. Também não podia faltar o expert nos assuntos paranormais, o Doutor Estranho. Não que ele se mostrasse muito disposto a ouvir e querer ajudar o maluco do Wade Wilson. Mas ele ao menos entendeu o drama da questão e se mostrou preocupado em achar o tão agente da SHIELD necromante antes que ele causasse mais transtornos.

Deadpool

Os presidentes, que já haviam capturado o necromante e seu livro de magia afim de ele ressuscitar um dos exércitos de George Washington estavam torturando-o em algum lugar numa velha barbearia. Numa missão de assalto rápido, Estranho conseguiu raptar o mago Michael e leva-lo para outro plano enquanto que Deadpool e os demais cuidavam da parte feia (e zumbi) da história. A tragédia se estende pelas ruas, alguns presidentes decidem fugir, enquanto que outros acabam sendo distraidamente mortos (como no caso de Ford) ou entram em frenesi quando se veem bem em frente ao Waltergate (no caso, Nixon, o que é obvio).

A história toma numa nova direção quando o necromante Michael fica disposto a cooperar com Dr Estranho pra se livrar daquele problema e o Deadpool ganha uma nova espada "mata-zumbi". E nas páginas que seguem, vemos mais e mais situações inusitadas. Vestido de Marilyn Monroe, Deadpool se infiltra em um dos galpões dos presidentes zumbis e trata de eliminar algumas celebridades como JFK. Na ponte Golden Gate, é a vez de Zachary Taylor, James Polk, John Tyler e uma outra leva de desconhecidos. Numa tentativa de destruírem a represa Hoover, mais outros ex-predidentes conhecem a lamina de Deadpool: Hebert Hoover, Calvin Coolidge, Warren Harding e Buchanan. E  uma mesma quantidade de políticos menos desconhecidos são levados num ataque a usina nuclear em San Onofre. Mas certamente o momento mais surreal é ver Lincoln invadindo uma luta de MMA, desafiar o campeão da noite e ainda encarar o Deadpool numa luta suja em meio a toda uma galera. Mas esse combate não teve um final de fato pois o presidente Taft resolveu invadir o lugar (de banheira e tudo) para realistar seu amigo (ou a cabeça dele) para um nova missão.

O fato é que a cada nova derrota, os presidentes zumbis tentavam estratégias ainda mais ousadas. E o ápice parece ter sido Ronald Reagan invadir um foguete russo para dar andamento ao seu programa "Guerra nas Estrelas". Deadpool é enviado por teletransporte para um dos satélites-base do programa, mas teve que antes de tudo encarar uma série de macacos inteligentes e assassinos espaciais. Mas tudo se resolve, seja com jujubas semi-digeridas de um lado, seja com um clichê da série Alien do outro. E Reagan é morto (de novo). Só que um momento os presidentes zumbis iriam revidar. Já de volta pra Terra, enquanto Preston e Deadpool decidiam qual o novo passo da missão deles, o aeroportaviões da SHIELD é invadido por Lydon Johnson e George Washington. E é aqui que temos uma fatalidade, com agente Adsit espancado  quase até a morte, agente Preston sendo assassinada,  e sem muito tempo para o necromante Michael poder ajudá-la.

Deadpool

Com a edição final, temos a grande batalha final entre Deadpool e os ex-presidentes no Capitólio. Contando apenas com a ajuda do alquebrado agente Adsit e o necromante Michael. Nessa leva, temos um combate digno de titãs com William Howard Taft. Jefferson, Harrison e Grant foram apenas bucha de canhão. Até Eisenhower acabou sendo traído para que no final, o grande combate entre Deadpool e George Washington se desse de forma épica. E daquele jeito, voando pedaços de presidente pra tudo quanto é lado, Deadpool venceu e literalmente chutou a cabeça de Washington Memorial Lincoln a dentro.

Deadpool

Apesar dos superiores da SHIELD estarem de cabelo em pé com toda aquela confusão, Deadpool saiu dessa ao menos elogiado pelos Vingadores (mas não muito). E ainda ressentido por ter deixado sua amiga agente Preston morrer, ele acaba tendo uma surpreendente noticia ao notar que de algum jeito o necromante a salvou (colocando o espírito da moça dentro do corpo de Wade Wilson). Pois é, quem disse que as vozes tinham acabado? CAMMMYYYY!!!

Edição maneiríssima que marca com bons desenhos a nova fase do Deadpool. Para muitos ainda não é o melhor que já passou pela vida do Mercenário nestes seus 23 anos, mas a dupla Duggan e Posehn resolveu seguir uma nova linha de humor... e até bem digna. Fala-se que eles não chegam a manter o mesmo padrão nas histórias subsequentes, mas por hora conseguiu arrancar algumas boas risadas e me surpreendeu com a ousadia do tema e criatividade de algumas ideias. Para novatos, foram até elegantes em relembrar algumas histórias muito antigas como o fato de no passado Benjamin Franklin (ou alguem se passando por ele) ter saido com a namorada de Stephen Strange, Clea, em Doctor Strange 19.

Coveiro

comments powered by Disqus