terça-feira, 12 de agosto de 2014

Fabulosos X-Men: Demônios, Espiões e Sentinelas



Após derrotar os Poderosos Vingadores (uma mutante novata derrotou os maiores heróis da Terra... Que papelão, Steve...) e fazer uma visita à Escola Jean Grey, na qual conseguiu trazer as trigêmeas Cuckoos e (para o choque de todos os envolvidos) o Anjo do passado para suas fileiras, a equipe mutante liderada por Scott Summers retorna a sua base, a Nova Escola Xavier. Mas os momentos de paz têm pouca duração para a equipe mutante. Novas ameaças surgem, muitas das quais se revelam um desafio quase insuperável para Summers e seus comandados.

Em Uncanny X-Men #5, #6 e #7 (publicadas em âmbito nacional em X-Men #6 e #7), Bendis resolve focar a história na mutante mais “dark” da equipe. Aparentemente, os poderes de Illyana foram afetados de forma benéfica pela Fênix. Dos antigos membros do quinteto Fênix, Magia foi a que demonstrou algum ganho de força com passagem da entidade cósmica por seu corpo. No entanto, os poderes de Illyana não são somente mutantes. Seus poderes estão intimamente ligados à dimensão do Limbo, lugar do qual cabe à “Filha das Trevas” guardar. E graças a Fênix, surge uma falha que permite a uma entidade muito poderosa invadir a referida dimensão infernal, a fim de que se torne seu novo território. Uma entidade que dá muito trabalho para o Mestre Supremo. 

Dormammu ataca violentamente Magia, separando-a dos seus colegas X-Men. Nessa investida, apesar de tudo, Illyana consegue derrotar o soberano da Dimensão Negra, expulsando-o do limbo. Mas Illyana se enganou se o arqui-inimigo do Dr. Estranho ia ser derrotado tão facilmente. Na segunda investida, Dormammu passa a controlar os poderes Illyana, causando um estrago ainda maior para a jovem mutante. E, dessa vez, os X-Men são envolvidos em uma violenta batalha. Uma batalha pela sobrevivência, que expõe o quão frágil é a equipe de Scott Summers. 



Enquanto os X-Men lutam para sobreviver à batalha no Limbo, alguns eventos que acontecem em paralelo merecem destaque. A SHIELD (destaque para Maria Hill) se esforça para entender aquele cenário caótico, tentando descobrir a origem das sentinelas que atacaram os X-Men de Ciclopes. Além da breve passagem da SHIELD pela revista, somos apresentados a David, o (mais um) novo mutante, cujo poder é controlar máquinas. 

Voltando ao limbo, os Fabulosos X-Men lutam desesperadamente para sobreviver. Mas, assim como ocorreu no primeiro ataque, coube à Filha das Trevas eliminar a ameaça de Dormammu. Illyana percebe que a única forma de derrota-lo é destruir a dimensão do Limbo. Sem hesitação, Illyana desintegra a dimensão infernal da qual é responsável e a absorve, passando o Limbo a integrar seu corpo. Na sequência, Illyanna devolve os X-Men para a Nova Escola Xavier, para poder executar, em definitivo, o arqui-inimigo do Dr. Estranho. Desnorteada pelos eventos, Magia busca ajuda de Stephen Vincent Strange. No entanto, Illyana executa uma pequena viagem no tempo,  e se encontra com Dr. Estranho antes de seu ingresso nos Vingadores. 

Ao final, a equipe sofre uma baixa: Fábio Medina resolve que a vida de X-Men é demais para ele e exige sair da equipe. E A SHIELD contrata uma nova agente: Alison Blair, a X-Woman Cristal. 


Em Uncanny X-Men #8 e #9 (publicadas em âmbito nacional em X-Men #7 e #8, respectivamente), os X-Men entregam Fábio para sua família, que lhe enche de perguntas sobre os eventos que acompanhamos nas últimas revistas. Mas se houve a perda do garoto, cujos poderes são a geração de bolas douradas, os X-Men são compensados com o recrutamento de David, com poderes de controle de máquinas.

A batalha contra Dormammu deixou Ciclope extremamente preocupado com os rumos da equipe. Também lhe preocupa as ações de Magneto. Após um rápido (mas eficiente) diálogo, a aliança entre os dois sai, aparentemente, fortalecida.

Mas, como já dito, momentos de paz na equipe são raros e curtos. No momento em que Ciclope entregou Fábio para sua família, os X-Men não sabiam que a residência estava sendo vigiada pela SHIELD, que encaminhou a Agente Blair para interpelar Fábio sobre o paradeiro da equipe de Ciclope. A abordagem não é nada pacífica, que termina com a prisão de Fábio pela SHIELD.  Mas a custódia do garoto pela organização não dura muito. Os X-Men resgatam o garoto, que é reintegrado ao time de Summers. E como consequência desses atos, os X-Men deixam um rastro de caos, deixando Maria Hill, mais uma vez, completamente perdida. 



Cristal tenta se recuperar do ataque dos X-Men ao aeroporta-avião da SHIELD, com a ajuda um de agente da organização, que se identifica como nosso querido Agente Coulson. Mas o agente em questão é Raven Darkholme. Cristal é envenenada (morta????) por Mística, que toma o seu lugar na SHIELD. 

Por fim, em Uncanny X-Men #10 e #11 (publicadas em âmbito nacional em X-Men #8 e #9, respectivamente), a equipe aproveita uma brecha para treinar. Eva e Illyana treinam para lidar em situações sem o uso dos poderes mutantes, mas Eva não consegue controlá-los e os usa instintivamente. E os poderes de Tempus se revelam ainda mais intrigantes. Enquanto os X-Men treinam, Magneto tenta manter seu acordo com Maria Hill, ainda que para isso tenha que criar uma nova armadilha para a equipe de Ciclope. 

Eis que surge uma manifestação em uma Universidade do Michigan. Uma manifestação favorável aos X-Men de Ciclope. Uma manifestação pró-mutante. Ciclope e sua equipe se deslocam para local, num misto de oportunidade para melhorar a imagem da equipe e agradecimento pela manifestação. Ciclope começa seu inflamado discurso, mas não termina. Surge uma nova ameaça: A Sentinela Hecatombe (Mike Carey feelings...)! 


Em mais uma luta desesperada, os X-Men tentam conter a ameaça do novo tipo de sentinela, que parece se adaptar a cada um dos ataques realizados pela equipe. Mais uma vez, Ciclope sente impotente diante da ameaça, que parece determinada a exterminá-los. Mas, no último momento, Magneto aparece e consegue destruir Hecatombe, cuja carcaça desaparece em pleno ar. Ao final da revista, apenas uma pergunta: Quem é o responsável pela Sentinela Hecatombe?

Bendis, mais uma vez, mostra porque é um dos melhores roteiristas da Casa das Ideias. Sua condução para revista é impecável. São tantos bons momentos que fica muito chato ficar destacando. Mas não posso deixar de citar certos momentos, como: 1) os diálogos de Magneto e Ciclope; 2) O diálogo das gêmeas trigêmeas Cuckoos, no qual as irmãs ficam preocupadas com o novo visual que uma delas adota; 3) a impagável Maria Hill, com suas neuroses e diálogos com outros agentes da SHIELD. 

Quanto aos desenhistas, as revistas foram pinceladas por Chris Bachalo e Frazer Irving. Ambos são típicos artistas que os amantes da arte sequencial ou amam ou odeiam. Mas, aqui, sou obrigado a concordar que Irving se saiu, de modo geral, melhor que Bachalo.  A passagem do autor pela história de ocorrida no limbo ficou excelente. 

Os mutantes, apesar dos inúmeros boatos que seguem sobre suas publicações, permanecem firmes e fortes, capitaneados por um dos maiores roteiristas dos quadrinhos de super-heróis da atualidade. Não há razão para deixar de acompanhar as aventuras dos Fabulosos X-Men, que figura como um dos melhores lançamentos do Marvel Now.



E a seguir: A Batalha do Átomo. 

Rafael Felga

comments powered by Disqus