segunda-feira, 12 de maio de 2008

X-Men: Hecatombe em Providência


X-Men #198

Depois do confronto com Pandêmico, Vampira ficou à beira da morte. Cabe aos X-Men levá-la ao único lugar que pode curá-la do Variante 88: Providência. A “ilha paraíso” de Cable, onde se encontram algumas das mentes médicas e científicas mais brilhantes do mundo. Chegando lá no El Conquistador, ele é bem enfático ao dizer que não quer que nenhum dos vilões reformados que fazem parte da equipe fazendo besteira, ou a punição viria diretamente dele. Porém, como ficaria claro mais à frente, uma ameaça muito maior ronda os mutantes no arco Condição Crítica, na edição 77 de X-Men.

A preocupação de Mística com relação a Vampira parece legítima, o que atrai a curiosidade do Homem de Gelo. E mais um momento “pintou um clima”, ela parece manter mais do que um laço de amizade com Bobby, realmente desabafando algumas coisas que vinha sentindo. Ao mesmo tempo, Míssil e a Sentinela Ômega tratam de aprisionar Dentes-de-Sabre de forma mais firme, o que demonstra o radicalismo de Karima com relação à maneira como Creed deveria ser tratado (ou melhor, executado). O vilão acaba paralisado antes de sabermos o que ele tem a dizer de Regan Wyngarde.

X-Men

Regan, a Lady Mental, sente alguma coisa estranha em sua cabeça desde que combateu os filhos da Câmara ao lado dos X-Men. Usando seus poderes de ilusão, consegue ter acesso e “convencer” (com uma pitada de ameaça) um especialista a hipnotizá-la para tratar o que ela chama de “parasita” em seu cérebro. A sessão começa e uma surpresa se esconde na mente de Regan. Mesclada à sua capacidade de criar ilusões, a terapia demonstra um muro construído dentro de seu inconsciente. Derrubando-o facilmente, a Lady Mental acaba dominada por uma criatura aparentemente poderosa. Ao mesmo tempo, alguma coisa parece se aproximar da Terra, e os céus se enchem de relâmpagos.

X-Men

Enquanto Cable conversa com Irene Merryweather (conhecida amiga e administradora de Providência, sempre presente em Cable & Deadpool) sobre se fazia a coisa certa voltando a andar com os X-Men, o alarme de alerta toca. Possuída, Regan inicia uma enorme destruição, e parece se dirigir até Vampira, sendo interceptada por sua mãe adotiva e o Homem de Gelo. Porém, a criatura que parece feita de uma energia azulada, salta para o corpo de Mística, enquanto Regan cai desacordada no chão.

Cable chega ao local e desafia a criatura. Quando ela diz que é Ev Teel Urizen, uma mummudrai, sua reação é encher o corpo de Mística com tiros paralisantes. Ele então explica ao Homem de Gelo que aquela criatura é a mesmo tipo de parasita mental que Cassandra Nova, responsável pelo massacre em Genosha, e razão pela qual o Professor Xavier é odiado pelos Shi’ar atualmente. Porém, a missão dela ali não é destruir nada.

X-Men

Projetando imagens na mente dos dois mutantes, ficamos sabendo que aquele homem morto que chegou andando na Mansão, cuja origem o Fera investigava, foi a forma da mummudrai ir atrás de ajuda. Ela foi atrás de um lugar em que houvesse grandes telepatas, capazes de impedir a grande ameaça que se aproximava da Terra a encontrassem. Ela foge do Hecatombe.

X-Men

Uma esfera luminosa atravessa o El Conquistador, quase o derrubando dos céus. Com pressa em ajudar os habitantes de Providência, Sam convence a Karima que devem partir, deixando Creed em estase. Porém, ao saírem, vemos que Dentes-de-Sabre volta lentamente a se mexer. Lá embaixo, a esfera é envolvida por um espectro muito maior que o da mummudrai, e mata todos em que toca, soltando o que parecem frases aleatórias, inclusive em idiomas extra-terrestres.

X-Men

Nathan perde a paciência com a mummudrai, assim como Bobby. Mas a criatura diz que não há tempo para explicar tudo. O que importa é que, para salvar os habitantes restantes de Providência, e a si mesma, ela precisa se fundir à mente de um poderoso telepata. Ainda que os poderes de Cable atualmente sejam artificiais, ele já foi o telepata mais poderoso do mundo, e por isso aceita relutante unir-se ao parasita psíquico. Mas o processo é relativamente demorado, por isso Homem de Gelo e Mística partem para retardar Hecatombe, cuja natureza ainda não fica muito clara.

X-Men

Enquanto no hospital, conclui-se que não há como os médicos ajudarem Vampira, o Estádio Tyler Dayspring (homenagem ao falecido filho de Cable) está lotado com pessoas que assistem a uma partida de futebol. E é lá o próximo ataque de Hecatombe, que é interceptado por Mística, Homem de Gelo, Míssil e Sentinela Ômega.

Enquanto evacuam o local, Sam tenta atingir o centro sólido detectado por Karima. Porém, mesmo invulnerável, é arremessado com toda violência para fora.

X-Men

Na mente de Cable, Ev Teel Urizen explica como surgem os mummudrai, e conta sua história pessoal. Arrancada de seu hospedeiro original e estudada séculos atrás, serviu de matriz para a construção de uma "bomba psíquica" (aquela esfera no centro do Hecatombe) que acabou com a mente de 18 bilhões de seres, pertencentes ao inimigo dos Shi’ar, a Heptarquia. Porém, ao invés de apagar as mentes, Hecatombe se sobrecarregou e se tornou um ser coletivo, perigoso e poderosíssimo, que caça sua origem, a mummudrai na mente de Nathan até hoje. Experta, varre as lembranças dele e usa seu fracasso como messias para convencê-lo a, com os poderes psíquicos restaurados, combater a ameaça. Nesse momento, Ev Teel Urizen também vê um meio pelo qual poderá surpreender Hecatombe.

X-Men

Massacrados pelo adversário alienígena, os X-Men são salvos pela Lady Mental, que usa uma de suas ilusões para distrai-lo caçoando de sua “esquizofrenia”. Porém, ao tentarem embarcar os refugiados no El Conquistador, dão de cara com a porta. Creed despertou e os trancou do lado de fora, e olha tudo de camarote e rindo do desastre iminente. Atrás deles, Hecatombe se aproxima ameaçador.

X-Men

Que ferramenta Ev Teel Urizen descobriu, e se fundida a Cable conseguirá impedir Hecatombe, só saberemos na próxima edição, quando a dupla Mike Carey e Chris Bachalo (sem Ramos nesse arco, amém!) também contarão qual será o destino de Vampira.


« Jøåø »

comments powered by Disqus