terça-feira, 15 de janeiro de 2008

X-Men: Assumindo o Controle


X-Men: Supernova

Descoberta a origem dos Filhos da Câmara, e os motivos que os fizeram caçar Dentes-de-Sabre e, depois, os X-Men, o confronto entre os dois grupos chega ao fim depois dos adversários dos mutantes tentarem resolver tudo através de meios anônimos. Mas a discrição terminou depois que Serafina não conteve sua curiosidade e submeteu Míssil a uma experiência extremamente traumática em X-Men 72.

Com habilidade de se utilizar de equipamentos eletrônicos ao seu bel prazer, Serafina se conecta aos aparelhos que mantém estável a Lady Mental, recentemente resgatada pelos X-Men das garras do ainda misterioso Pan, para ter, literalmente, uma “experiência de vida” com Sam. Mesmo com a resistência do mutante, que vez por outra resistia à ilusão, ela conseguiu o que queria em quatro minutos, tempo necessário para Wolverine perceber sua presença, mas acabar subjugado.

X-Men: Supernova

E Dentes-de-Sabre com isso tudo? Bom, ele finalmente abre o bico e conta tudo que sabe. Junto de Pasco, um mutante com um campo de força de baixo nível, ele fora contratado para assassinar um grupo de cientistas. Até aí nada de anormal para Creed. Porém, o último alvo da lista, o dr. Casales, revela sofrer de profunda culpa e, por isso mesmo, contratou os dois para matar todos, inclusive ele. Tenta voltar atrás, mas os dois assassinos acabam matando-o e descobrindo o motivo da “encomenda”.

Creed conta que os dois se dirigiam para onde estava o segredo, o navio petroleiro El Conquistador. Lá, justamente no dia 2 de novembro (o dia M), os curiosos assassinos acabam se deparando com os Filhos da Câmara. Perdendo os poderes no dia da dizimação, Pasco não dura muito e morre. Dentes-de-Sabre sobrevive por pouco e, desde então, foge dos seres implacáveis. Cruzando informações, Cable descobre que todos os cientistas da lista foram responsáveis por uma experiência biológica que criou seres únicos no mundo. Com uma tecnologia capaz de acelerar artificialmente o tempo, deixaram seres humanos confinados por 30 dos nossos anos no El Conquistador, gerando passivamente (em uma livre interpretação do conceito de deriva genética) seres humanos como poderiam ser daqui a seis mil anos. Seres poderosíssimos, mas que não são mutantes, e sim uma espécie distinta do homo sapiens como conhecemos.

X-Men: Supernova

Irritado com a exposição de Serafina, o líder Sangre decide que a abordagem “discreta” não foi eficaz. É hora do isolamento dos Filhos da Câmara terminar, assumindo uma abordagem direta. E o El conquistador se aproxima, voando (!!), do continente.

Já em X-Men 73, na mansão, Vampira e Fera precisam de uma ajudinha extra de Sam para injetar no Dentes-de-Sabre os mesmos nano-sentinelas que Cassandra Nova injetara tempos atrás em Ciclope. Com Cable e Karima capazes de controlar tais dispositivos, Creed pode se tornar um instrumento interessante para os X-Men. McCoy sai do local consternado por submeter alguém, mesmo um criminoso, a tal procedimento. É quando ele esbarra com três dos estudantes vislumbrando algo inusitado. Mercury parece curiosa, Pedreira “animadão”, e Anole completamente constrangido, pois à sua frente está Regan Wyngarde, a Lady Mental, aparentemente recuperada.

X-Men: Supernova

Uma rápida conversa com Hank revela que as últimas memórias da mutante são de um ano atrás. Aparentemente ainda confusa, ela recebe a única informação que o Fera tem: de que ela estava presa em um hospital por algo (ou alguém) chamado Pan. Conclui que o trauma causado por Serafina no Míssil, que ainda reverbera na mente da telepata, pode ter sido o motivo de seu despertar, pedindo que Vampira fosse ao seu encontro para contar a novidade.

Enquanto tenta localizar os Filhos da Câmara, Cable conversa com Mística, que parece preocupada mais com o futuro do que com o problema atual, perguntando como ela era conhecida no período em que Nathan cresceu. Este lhe responde que seu nome seria sinônimo de traidora, assim como o de Judas era atualmente. Só não se sabe traidora de quem, já que tal expressão se basearia mais em folclore do que em registros históricos. A conversa não continua, pois Cable localiza os adversários, que se aproximam da Mansão, detonando qualquer resistência militar americana que encontram pela frente. É hora de interceptá-los.

X-Men: Supernova

Porém, é nesse momento que Ciclope entra em contradição. Questiona a escolha de equipe de Vampira, que logo contra-argumenta de forma fulminante, dizendo ter recebido sinal verde para montar uma equipe de assalto sem responsabilidade de defesa direta do QG dos X-Men. E assim ela parte com Cable, Lady Mental, Dentes-de-Sabre, Mística, Karima Shapandar, Míssil e Homem de Gelo. Talvez a mais controversa equipe X dos últimos tempos, ainda mais por partir escoltada por um sentinela.

X-Men: Supernova

Sob os olhares do Homem de Gelo, Vampira deixa claro a Mística que sua presença na equipe se deve ao simples fato dela não ser confiável, e, assim, ela pode ficar de olho na mãe de criação. A missão, como esperado, não se desenrola de uma forma tranqüila. Na primeira investida, após uma abordagem furtiva frustrada, a equipe acaba capturada após saberem que os inimigos são muito mais numerosos do que imaginavam. Mas os Filhos da Câmara querem mais. Querem se tornar a raça dominante do planeta, a começar por matar todos os mutantes. E a Mansão X está cheia deles.

Em Westchester, o Fera analisa o estranho cadáver animado (ao estilo Morto Muito Louco) que apareceu na mansão, quando é avisado da chegada do El Conquistador. “Claro. Onde estaríamos sem nossa crise diária?” resmunga o cientista. Tirada que é acompanhada do súbito e hilário comentário de Emma sobre não necessitar consumir drogas pesadas para vislumbrar um navio petroleiro voador. Já Scott só consegue pensar que a equipe de assalto falhou.

O reconhecimento feito pelos sentinelas termina como o esperado: com os três robôs gigantes derrubados. Ciclope contém o ímpeto dos alunos, mandando-os para um abrigo. Caberá aos X-Men restantes conter o ataque iminente.

O líder Sangre revela o propósito dos Filhos da Câmara. Seu despertar, acelerado pelo dia M, deveria acontecer apenas quando a humanidade estivesse extinta. Porém, na atual situação, acabaram optando por distorcer o darwinismo de forma mais radical que Apocalipse normalmente faz. Todos são mais fracos que eles, então todos devem morrer. No solo, qualquer esforço dos mutantes é inútil, mas um elemento surpresa vira o jogo. A captura do grupo de Vampira foi proposital. Em um plano articulado com Cable e Mística, a fonte de energia dos Filhos da Câmara foi destruída. A vantagem agora é dos X-Men.

X-Men: Supernova

Cada membro usa suas habilidades da forma mais incisiva possível, aos poucos derrubando os antes aparentemente indestrutíveis inimigos. Destaque para Míssil, que depois de esclarecer que o que Serafina fez com ele foi pura crueldade, destroçou a adversária, e para o Homem de Gelo, que literalmente consumiu Fuego, depois de ter se vaporizado pela segunda fez.

X-Men: Supernova

Em uma última medida desesperada, Sangre tenta jogar o El Conquistador sobre a Mansão, mas é impedido por Mística, que o atinge com projéteis que finalmente o destruíram. Ajudado por um sentinela, mas não por isso gostando, Sam consegue conter a queda do navio, que literalmente paira no ar. Ciclope reconhece o valor de Vampira e sua equipe, pedindo desculpas. Mas ela parece ainda sombria, dizendo que levará sua equipe para resolver outros problemas fora da Mansão. No Equador, no local de onde Cassandra Nova lançara os sentinelas que devastaram Genosha, ficamos sabendo que a maioria dos Filhos da Câmara está viva, e que planeja vingança.

X-Men: Supernova

A equipe de Vampira ainda precisa descobrir quem, ou o quê, é Pan, que mantinha Karima e Regan aprisionadas. Porém, antes disso, prestarão uma visita à SHIELD, encontrando algumas caras conhecidas.


« Jøåø »

comments powered by Disqus