sexta-feira, 19 de abril de 2024

Quem é o Adversário nos quadrinhos e no desenho X-Men '97?

 Passamos da metade da primeira temporada de X-Men '97, e essa série da Disney+ definitivamente vem surpreendendo os fãs a cada novo episódio. Além de continuar a narrativa de X-Men: The Animated Series, o desenho incluiu mais alguns elementos inesperados dos quadrinhos da Marvel, muitos dos quais são retirados diretamente de arcos de história existentes. Isso incluiu uma adaptação do icônico arco “LifeDeath” onde a Tempestade busca uma maneira de recuperar de volta seus poderes – e a introdução de um novo vilão Terrível.

O primeiro episódio “LifeDeath, Part 1” começou a ilustrar o romance entre Ororo Munroe/Tempestade (Alison Sealy-Smith) e Forge (Gil Birmingham), que se complica quando eles descobrem o passado traumático um do outro. À medida que a dupla começa a lidar com seus traumas e com o papel de Forge na criação da tecnologia que tirou os poderes da Tempestade no início da temporada, eles continuam a ver uma coruja perto da casa de Forge. No final do episódio, a coruja revela ser a entidade mística nomeada Adversário, um ser demoníaco parecida com um pássaro humanoide que força Tempestade a ter visões macabras. Então, quem é o Adversário e qual é a história do personagem na Marvel Comics?

Criado por Chris Claremont e John Romita Jr. em Uncanny X-Men #188, de 1984, O Adversário, também conhecido como o Grande Trapaceiro, é originalmente uma entidade demoníaca que era o inimigo natural do povo Cheyenne e foi convocado por Forge no campo de batalha da Guerra do Vietnã. Com a intenção de destruir o universo, o Adversário foi capaz de ser convocado de volta à Terra daquele ponto em diante, inclusive em uma luta entre os X-Men e os Espectros de Rom.

No que diz respeito ao enredo de “LifeDeath”, O Adversário aparece nesse arco para manipular Tempestade e Forge, ao mesmo tempo que utiliza uma versão falsa do xamã cheyenne Naze. Eventualmente, tanto Tempestade quanto Forge são enviados pelo Adversário para uma dimensão demoníaca, onde ele se oferece para torná-los seus subordinados humanos quando ele refazer a Terra. Esta provação leva Forge a restaurar os poderes de Tempestade nos quadrinhos.



Já na parte de “LifeDeath” em X-Men '97, o demônio parece ter um papel de interpretação dúbia aqui. Depois de ferir mortalmente o Forge com uma ferida mística que vai avançado sob o corpo do mutante nativo americano, vemos que ele parece funcionar como um pensamento perturbador da Tempestade para desistir de conseguir a cura de seus poderes pelos meios tentados por Forge e também não perdoar o mutante que se tornou seu amante. Depois, a entidade já apareceu nas histórias do X-Factor, Pantera Negra e Eco: Canção da Fênix.

Enquanto tentar afastar os pensamentos obscuros do Adversário, Tempestade tenta encontrar um cacto específico que serviria de antídoto pro 'veneno místico' do demônio para curar Forge. Para conseguir, ela passa por uma série de provações seja em pensamento, seja fisicamente passando por lugares apertados que a sufocam ainda mais por conta de sua claustrofobia. Ao final, Tempestade não só se supera,como reativa seus poderes. Com um raio, ela elimina a figura vil do Adversário, mas não antes de dar entender que ele era meramente um "lado seu" que ela não aceitou dar ouvidos.

Assim como nos quadrinhos, o arco termina com a Tempestade restabelecida e com seus poderes de volta. Desta vez, no entanto, ela ressurge com novo cabelo longo e solto e um uniforme negro que lembra e muito seu visual inicial dos quadrinhos de Giant Sized X-Men. Tempestade usa o cacto para recuperar Forge e então descobre o que de fato aconteceu em Genosha, sendo provavelmente esse o motivo para seu retorno imediato a equipe nos vindouros episódios.

Coveiro

comments powered by Disqus