Quem está acompanhando semanalmente o desenho X-Men '97 sabe que um grande plot está sendo montado contra os mutantes e que um personagem misterioso vem se configurando nos bastidores para acabar de vez com a suposta 'ameaça mutante'. Essa figura que muitos pensavam que poderia ser o humano Henry Gyrich (Todd Haberkorn) ou o Senhor Sinistro (Chris Britton), finalmente se revelou no episódio 7 da nova animação, Bright Eyes. E curiosamente é ele quem é o personagem misterioso que o ator Theo James dubla e que a Marvel Animation fez mistério até agora.
Você pode ter perdido, mas no episódio 4, “Motendo / Lifedeath – Parte 1”, quando a câmera passa pela parede de fotos de Forge, há uma rápida foto do nosso mutante tecnológico/mágico com o braço em volta ombro de alguém. Você não consegue ver quem é – o rosto deles está cortado por outra foto – mas é definitivamente um sujeito de roupa preta e roxa, um figurino bem peculiar para os leitores de quadrinhos. Agora, com a chegada do novo episódio essa figura se revela or inteiro e é um famoso arqui-inimigo dos X-Men chamado Bastion, que é dublado pelo ator britânico Theo James (da saga Divergente nos cinemas e The Gentlemen na Netflix.)
Bastion apareceu brevemente no meio deste episódio 7 sendo o grande arquiteto por trás de tudo. Ele é quem mantinha Henry Gyrich sob sua tutela e agora escondido dos demais em uma mansão/prisão no México. Ele quem na verdade mandava no Sr. Sinistro, e o fez ajudar a criar a tecnologia para aprimorar Sentinelas juntando-os com corpos humanos em troca de um favor (não esclarescido). Ele quem transformou Bolivar Trask num dos seus Supra Sentinela, que foi ativado depois de morto pela Vampira (Lenore Zann). Ainda ao final no episódio Bastion matou um doente Gyrich, deixando seu corpo para trás.
Bastion então se revela não apenas como o cara que trabalha nos bastidores, e agora na frente deles, para desespero daqueles que apostavam no Sinistro... Mas ele também manteve Magneto vivo e o mantém como refém em uma cabana suja com um colar de supressão de energia. E não só isso, ele parece ser um pouco sádico ao fazer a barba do Magneto enquanto ouve música clássica. O personagem aqui em X-Men '97 certamente toma outros ares que sequer foram estabelecidos nos quadrinhos durante sua criação no ano de 1997.
Mas quem é o Bastião nos quadrinhos?
Na Marvel Comics, durante a fase australiana, o Molde Mestre absorveu os sistemas de um protótipo Sentinela imensamente poderoso de outro tempo futuro: Nimrod. O inimigo resultante era poderoso demais para ser derrotada pelos X-Men, fazendo com que eles forçassem a entidade através do Portal do Destino, um caminho pandimensional que concede uma nova vida àqueles que passam por ele. Bastion emergiu deste portal como uma versão ostensivamente humana dos dois sentinelas num corpo adulto, completamente desprovida de memória da vida que veio antes.
Como um híbrido humano-sentinela, Bastion foi criado por uma "mãe" como Sebastion Gilberti antes que seu ódio por mutantes surgisse de sua composição inata de sentinela. Isso o levaria a criar a Operação: Tolerância Zero (OTZ), a misteriosa força de ataque que agora é retratada em "Bright Eyes", enquanto Vampira e seus companheiros X-Men tentam decifrar o verdadeiro responsável pelo ataque a Genosha.
Foi Bastion que criou então os Supra Sentinelas, que também foram vistos no episódio 7 de X-Men '97, que compreende humanos imbuídos de nanotecnologia e com uma programação definida e dormente para atacar mutantes. Este tipo específico de sentinelas usa humanos involuntários como agentes adormecidos, com seu armamento nanotecnológico representando uma ameaça significativa aos X-Men e aos mutantes em geral. A saga foi o fim da era "Scott Lobdell" nos mutantes, encerrando assim um período longo e marcante dos anos 90s dos mutantes.
Aqui, esperamos que os quadrinhos engrandeça muito mais a história do arco dos quadrinhos, que certamente não foi nunca muito bem conhecido por sua qualidade. Mas como tem sido desde o começo do desenho, a escrita afiada de Beau DeMayo pode realmente levar o arco 'Tolerância é Extinção' para ser algo que a Operação Tolerância Zero nunca foi.
O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação. Jake Castorena é o diretor desta primeira temporada.
Os sete primeiros episódios de X-Men '97 já estão sendo transmitidos no Disney+.
Coveiro