segunda-feira, 29 de abril de 2024

Como o desenho original dos X-Men pode explicar a origem de Bastion em X-Men '97?

X-Men '97 está chegando em seus momentos finais. Como apontou o roteirista Beau DeMayo, a mesa já está posa e agora temos três episódios ligados para o desfecho final dessa já considerada épica animação dos mutantes. Mas antes de continuar, o roteirista veio até as suas redes sociais nos avisar que seria muito interessante prestar atenção em uma história dupla muito importante da animação antiga. E, juntamente com a ajuda de nosso colaborador Rafael Felga, temos uma teoria que pode explicar a origem do Bastion neste desenho que tem tudo a ver com a animação antiga. Siga a gente nessa linha de raciocínio:

No episódio duplo "O Valor de um Homem" (One Man’s Worth no original), a premissa é similar a “Era do Apocalipse”: Voltar ao passado, matar Charles Xavier e com isso alterar o futuro. No futuro do Bishop (ano de 2055), o Molde Mestre faz um acordo com os mutantes Fitzroy e Bantan para que eles matem Charles Xavier. Nimrod vai acompanhar a missão; 

 "O Valor de um Homem" vem sendo mostrado em cenas da abertura já faz alguns episódios

Paralelamente, os lado dos mocinhos tentam também impedir a catastrofe. Após fazer uma escala no presente já alterado pela morte de Xavier, Bishop, sua irmã Lasca (Shard), Tempestade e Wolverine retornam para 1959 para deter Fitzroy. Nessa primeira investida, os heróis falham e Xavier é morto em uma explosão. Os heróis precisam retornar ao futuro para depois retornar para 1959 e tentar deter o assassinato de Charles Xavier; 

Ao retornar para o futuro, 2055 já estava alterado em razão da morte de Xavier, com Molde Mestre reinando sem maiores problemas. Bishop, Lasca, Tempestade e Wolverine encontram um submisso Forge sendo comandado pelo Molde Mestre. Após uma briga com modelos avançados de Sentinelas, Forge resolve ajudar os heróis e passa a consertar o portal da máquina no tempo.

Já Fitzroy e Bantan vão cobrar o acordo com Molde Mestre. Ao sair da sala, Fitzroy ouve Molde Mestre ordenando que o elimine assim que resolvida a questão com heróis viajantes do tempo. Com isso, Fitzroy muda de lado e passa ajudá-los. Enquanto Forge tenta consertar a máquina, os heróis são atacados por Nimrod e outros Sentinelas. 

Forge consegue fazer a máquina funcionar, mas apenas Bishop, Tempestade e Wolverine retornam para 1959. Lasca e Forge ficam à mercê do Nimrod; Quando voltam para 1959, os heróis retornam no ponto em que perderam Xavier. Mas tem um detalhe é importante: Agora, tem duas versões de cada herói, com exceção de Lasca. Também é importante lembrar que Fitzroy e Nimrod já estão no passado; Wolverine, Tempestade e Bishop consegue abrigar Xavier, quando são surpreendidos por um Nimrod disfarçado de Cindy.

Quando Nimrod se revela, ele está portando um dos braceletes que os heróis usam para viajar no tempo. Com isso, é possível entender que esse é o Nimrod que eles lutaram no ano de 2055 e o bracelete seria o da Lasca. Só que, quando os heróis lutaram contra o Nimrod que veio junto com Fitzroy, ele não portava bracelete algum (e nem precisava, porque a viagem no tempo foi feita por meio dos poderes do mutante traidor); 

Na história, os heróis mutantes derrotam Nimrod (com um tiro no bracelete e ele retorna para futuro) e convencem Fitzroy a não matar Xavier. Fitzroy (após absorver a energia de Xavier) e Bantan abrem um portal e fogem para o futuro. Quando os 4 heróis que “chegaram primeiro” desaparecem, Bishop entende que a missão e futuro foram salvos. E cada um debanda para um canto.

Contudo, fica um 'erro' cronológico': Mas o Nimrod que veio com Fitzroy ainda permaneceu? Bishop somente despachou o Nimrod com bracelete, restando em 1959 o Nimrod de uma realidade alterada que veio com Fitzroy. Naquela época do desenho, ninguém se atenou para essa enorme ponta solta deixada. Mas e se o roteirista Beau DeMayo percebeu isso para usar nessa sua primeira temporada?

Seguindo a lógica dos quadrinhos e algumas evidencias que os episódios anteriores já apontaram, Bastion tem uma ligação com o Nimrod em sua origem. E se esse Nimrod é o Bastion de X-Men 97? Há várias partes do episódio 7 de X-Men 97 que ajudam a fortalecer a teoria. A barbearia em que está preso Magneto tem o formato e o design de uma barbearia da época. Bastion é fissurado pela música The Purple People Eater, de Sheb Wooley, sucesso no final da década de 1950. Assim, o Nimrod que veio com Fitzroy do futuro ficou preso em 1959 e, como podia mudar de forma, passou a viver entre os humanos até o momento certo de atacar.


Escute aqui a música tocada nos momentos finais:

Bom, a resposta pode estar nos sendo apresentada em breve por aqui. Vamos ficar de olho nos próximos capítulos de X-Men '97 e seu grande final em três partes chamado 'Tolerância é Extinção'.

O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação. Jake Castorena é o diretor desta primeira temporada.

Os sete primeiros episódios de X-Men '97 já estão sendo transmitidos no Disney+.

Coveiro e Rafael Felga

comments powered by Disqus