sábado, 20 de abril de 2024

Diretora fala sobre a adaptação do arco de Madelyne Pryor em X-Men '97

 X-Men '97 tem a missão de levar muitos arcos clássicos dos quadrinhos para a tela de TV no formato animado e tem tido obtido isso com relativo sucesso. E uma das primeiras surpresas da primeira temporada do novo desenho foi a introdução de Madelyne Pryor (Jennifer Hale), um clone geneticamente modificado de Jean Grey que descobre sua verdadeira origem e se transforma na poderosa Rainha dos Duendes. Com isso, tivemos em tela uma resolução de vários arcos e edições da revista Fabulosos X-Men resumidos em meia hora de um só episódio.

 O papel de Madelyne na série tomou algumas liberdades dos quadrinhos, e agora temos um pouco mais de compreensão de como isso se tornou realidade. Em uma entrevista recente ao ComicBook.com, a diretora de X-Men '97, Emi Yonemura, falou sobre tentar subverter as expectativas na dicotomia entre Madelyne e Jean, e também fundamentar a história de Madelyne em sua jornada única de maternidade.

“Uma das razões pelas quais fui trazida para o programa foi para ter certeza de que daria uma voz feminina adequada”, explicou Yonemura na entrevista, que você pode conferir acima. “Agora, eu me identifico como trans, mas havia algo tão importante em apenas entender esse lugar de feminilidade. Mas também, eu nunca quis que parecesse que estávamos colocando duas mulheres uma contra a outra, porque eu odeio esse tropo. também sinto que, se eu conhecesse um clone meu, eu sentiria que gostaria de fazer tantas perguntas a mim mesmo que gostaria de me conhecer e dizer, 'Ok, vamos realmente bater um papo.'

“Uma coisa que eu realmente gostei naquele episódio foi trabalhar com minha editora Michelle, porque ela também era uma mãe recente”, continuou Yoneumura. “Enquanto estávamos passando por isso, e descobrindo qual é a diferença definidora entre essas duas mulheres, e 'Como podemos encontrar este momento para curar Madelyne?' Estava falando sobre Nathan e sua maternidade. Não era algo com o qual eu necessariamente pudesse me identificar tão bem quanto Michelle. Então foi ótimo poder colaborar com ela nisso e descobrir 'Qual é esse momento?' Falar sobre como dar à luz seu filho foi uma das coisas mais difíceis que ela já fez, mas também foi uma de suas lembranças favoritas. Achei isso tão lindo que quis trazer isso. E agora Madelyne é definitivamente uma das minhas personagens favoritas. Eu só acho que ela é uma chefe. Então, foi um verdadeiro prazer poder contar uma história feminina sem, necessariamente, um olhar masculino estereotipado. Temos essas duas muito completas, muito poderosas mulheres. Como trazer honra a isso?"

Mas quem é Madelyne Pryor nos quadrinhos? Criada por Chris Claremont e Paul Smith em Uncanny X-Men #168, de 1983, Madelyne Pryor é inicialmente apresentada como uma piloto de carga no Alasca, que conhece e se apaixona por Scott Summers/Ciclope. Apesar de ter uma estranha semelhança com Jean, que morreu e desapareceu durante os eventos da Saga da Fênix Negra, Madelyne rapidamente deixou claro que ela era dona de si, eventualmente se casando com Scott e se tornando mãe de Nathaniel Summers/Cable. Por algum tempo, Madelyne existiu como apenas uma civil na periferia dos X-Men, mas ela ganhou brevemente superpoderes de Loki, tornando-se Anodyne. Depois que Nathaniel nasce, Madelyne e Scott levam uma vida tranquila no Alasca, até que Scott fica infeliz e sai para formar o X-Factor. Abandonada, Madelyne é então quase morta pelos Carrascos do Sinistro, mas resgatada e trazida de volta aos X-Men.

Eventualmente, Madelyne descobre que Jean está viva e é levada à loucura pelo demônio S'ym. Ela então descobre que é um clone geneticamente modificado de Jean, que foi criado pelo Sr. Sinistro e despertado após a morte de Jean. Ela então participa da tortura dos X-Men na Saga Inferno e é dada como morta no final dela. Ela finalmente retorna e se torna membro do Clube do Inferno depois, tornando-se a Rainha Vermelha do grupo. Mais recentemente, ela esteve envolvida em eventos da fase Krakoana e até mesmo no arco crossover do Homem-Aranha chamado “Dark Web”.



O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação. Jake Castorena é o diretor desta primeira temporada.

Os seis primeiros episódios de X-Men '97 já estão sendo transmitidos no Disney+.

Coveiro

comments powered by Disqus