quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Maratona 616: Gamora, A mulher mais mortal da Galáxia

 photo gamora01.jpg

Sua fama percorre os mais distantes confins do universo, o suficiente para fazer a maioria dos homens tremerem a sua frente e não é exatamente por sua beleza. Gamora, provavelmente a única sobrevivente dos  Zen Whoberi foi criada por Thanos e ensinada em todas as artes da morte. Todavia, um dia sua vida a colocaria do outro lado da estrada, opondo-se ao Titã Louco e usando suas letais táticas de luta para o lado do bem.

Criada por Jim Starlin na revista Strange Tales #180 (Junho 1975), Gamora surge como a fiel filha adotiva de Thanos, detentora de um força fora do normal e um metabolismo acelerado, o que lhe confere uma grande agilidade e um fator de cura impressionante. Gamora também é especializada nas mais diferentes formas de luta marcial existente em toda galáxia. Uma de suas caracteristicas mais impressionantes é reconhecer pontos vitais de quaisquer adversarios, colocando-os abaixo sem grandes problemas. A assassina também é experiente nas mais diversas armas de combate, tendo preferência por lâminas e armas cortantes similares.

Seu povo, os Zen Whoberi, foi eliminado pela Igreja Universal da Verdade (recentemente, retconeado para ser os Badoons os algozes). Adotada por Thanos, foi treinada e usada como principal arma para infligir sua fúria. Quando foi direcionada para deter a ameaça de Magus, acabou conhecendo a versão boa do vilão, o homem artificial mais conhecido como Adam Warlock. Juntos, Warlock, Gamora, Thanos e o pequeno teleportador, Pip,o Troll, formaram uma aliança para deter de vez Magus e seus aliados da Igreja Universal da verdade. Mas uma vez Magus detido, Thanos mostrou-se uma ameaça muito maior para todos. Foi quando chegou o momento difícil em que ela teve que mudar de lado e lutar contra seu pai de criação.


 photo gamora01.jpg

Essa traição quase custou a vida de Gamora, que foi ferida gravemente enquanto que seu aliado Pip teve a mente destruída. Ambos só sobreviveram graças a Adam Warlock. De posse da joia da alma, Adam absorveu a alma de ambos e os encontrou mais tarde dentro da joia da alma, no chamado Mundo da Alma, quando foi sua vez de perecer. Os três viveriam assim em paz dentro daquele lugar até serem mais uma vez convocados para lutar contra Thanos. Eles retornaram ao mundo dos vivos ao ocupar os corpos de três humanos recentemente mortos, mas somente durante a saga do Desafio Infinito, quando Nebula decidiu desfazer as mortes promovidas por Thanos, que ela retornou integra para seu corpo como era antes.

 photo gamora01.jpg

Após o fim da saga das joias, Gamora estava preocupada com a sanidade de Warlock ao possuir todas as joias nas suas mãos. Mais tarde, o Tribunal Vivo decidiu que os poderes da gemas deveriam ser divididos, formando assim a Guarda do Infinito. Gamora ficou de posse da joia do tempo, mas os poderes de precognição que vinham com o artefato a estavam enlouquecendo. Abandonou seu bando por um tempo até que voltou a se unir com o amor da sua vida, Warlock, para ajudá-lo a criar a entidade cosmica Atleza dentro de uma dimensão artificial de bolso.

Seu retornou aconteceu somente depois, quando a onda de Aniquilação ameaçava o universo e descobrimos que ela estava envolvida num grupo de mulheres chamado "As Graças". Foi aí que conheceu Richard Rider e o ajudou a derrotar o Aniquilador. Desde então, passou a se tornar sua amante e o ajudou nas vindouras ameaças da Falange (após se libertar da dominação da sua mente) e da Guerra Inumano-Kree-Shiar (que saiu aqui na minissérie Guerra dos Reis). Nesse tempo, colocou-se ao lado dos Guardiões da Galáxia de Peter Quill, fazendo parte do grupo até a atual formação.

 photo gamora01.jpg

Com Bendis, a personagem sofreu algumas modificações visuais e de sua história particular. Para direcionar ainda mais elo de ligação do grupo com as histórias dos Guardiões originais foi posto que sua família foi na verdade massacrada por Badoons e a personagem passou agora a ter roupas mais compostas diferente dos vestidos de menimo pano que usava outrora.
 photo gamora01.jpg

Mesmo tentando ter um dossiê mais completo, ainda falta muita coisa a se falar sobre a personagem. Sua existencia está praticamente atrelada a Adam Warlock e Thanos, que devem ser até mesmo tema de futuros podcast do site. Portanto, fica de olho pra mais detalhes sobre a mulher mais letal do universo.

Coveiro

comments powered by Disqus