sexta-feira, 26 de julho de 2019

Jonanthan Hickman estabelece os critérios para os Mutantes nível Omega em House of X

Essa semana saiu finalmente a primeira edição de House of X, que marcará o começo de uma nova e rica fase dos mutantes da Marvel capitaneada por Jonanthan Hickman. E como era de se esperar, a primeira edição saiu e deu muito, muito o que falar. Marcus Pedro fez um bom resumo dela aqui ontem. É notório que House of X sido aclamada pela grande maioria e chama muita atenção pela riqueza de detalhes. Um em particular merece destaque a parte é uma página em que o autor finalmente define o que é o nível Omega dos mutantes.



O termo foi usado várias vezes com alguns personagens, mas nunca chegou a ser plenamente estabelecido sobre o que de fato era. Em uma só página, Jonanthan Hickman cria as definições do conceito de forma bem colocada:

MUTANTE NIVEL OMEGA: É um mutante cujo poder dominante é aquele registrado como sendo o que pode potencialmente chegar ao máximo ou que de fato chegou ao limite máximo que é possível definir em relação aquela classificação específica de poder.

E ele dá um exemplo: Magneto e Forge são dois mutantes muito poderosos se considerarmos o seus tipos de poderes, respectivamente Magnetismo e Tecnopatia. Só que Magneto é um mutante Omega porque ele chegou ao limite das medidas de poderes de controle do Magnetismo. Não há nenhum grau a mais conhecido que possa ser superado por outro personagem. Já Forge por maior que seja, ele ainda não alcançou o máximo, pois é sabido que outros tecnopatas - inclusive não mutantes - podem superá-lo.

Ou seja, Nível Omega é Nível Máximo de qualquer categoria de poder conhecido. Nada relacionada a natureza ou ao poder destrutivo do poder per si.

No seu texto, Hickman ainda estabeleceu que os níveis omegas referem-se a cada nível de poder. Então um mutante que tenha dois tipos de poderes diferentes pode ser OMEGA em um dele, e no outro não. Ele estabeleceu que esse é o caso da Jean Grey que é uma telepata de nível omega, mas não em telecinesia.

Até o momento, Hickman estabaleceu que há 14 mutantes conhecidos de nível omega:

- Jamie Braddock (Monarca) Manipulação quântica da realidade
- Robert Drake (Homem de Gelo) Manipulação da Temperatura Negativa
- Joshua Foley (Elixir) Biocinese
- Jean Grey (Garota Marvel) Telepatia
- David Haller (Legião) Manifestação de Poderes
- Erik Lehnsherr (Magneto) Magnetismo
- Kevin MacTarggert (Proteus Manipulação Psiônica da realidade
- Absalon Mercator (Mister M) Manipulação da Matéria
- Ororo Munroe (Tempestade) Manipulação do Clima
- Bennet du Paris (Exodus) Telecinesia
- Quentin Quire (Kid Omega) Telepatia
- Franklin Richards (Powerhouse) Manipulação Universal da Realidade
- Gabriel Summers (Vulcano) Manipulação de Energia
- Hope Summers (Esperança) Manipulação de Poder



O final da página que traz as instruções também destaca o protocolo Omega, que estabelece que a Nação Mutante de Krakoa irá a partir de agora cuidar e proteger dos seus assim denominados maiores 'recursos naturais' - Os Mutantes Nível Omega. E termina o memorando com um jargão criado pelo Hickman - Uma só pessoa. Uma só tribo. Uma só família.

E assim Jonanthan Hickman estabelece e pontua de vez alguns critérios que sempre foram mal definidos no universo dentro dos mutantes. O cara veio pra arrumar a casa, ele não só trabalha na história em si, mas no conceito da história. E o cara é bom nisso. Espero que os fãs percebam o baita presente que receberam com essa investida da Marvel colocando o cara nesta posição.

Coveiro

comments powered by Disqus