quarta-feira, 24 de julho de 2019

Grandes Histórias Marvel no Brasil: Um Novo Século na Marvel


CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A LINHA LITERÁRIA DA MARVEL .

Fundada em 2001 no Estado de São Paulo, a Editora Novo Século vem se destacando no mercado literário, tornando-se referência em livros de ficção, nas categorias jovem adulto e cultura pop. No primeiro ano de existência, a Novo Século publicou 34 títulos. Atualmente, seu catálogo conta com mais de 1.700 livros, com distribuição em todo o Brasil. Desde a sua criação, a Novo Século ganhou forma, trazendo para o Brasil diversas obras nas áreas de ficção e não ficção, distribuídas em seus selos editoriais Talentos da Literatura Brasileira, Ágape, Figurati e Geektopia, além da sua mais nova plataforma digital, Autores Independentes. A empresa está hoje entre os maiores grupos editoriais do país.

Um reposicionamento editorial feito nos últimos anos consolidou a Novo Século como uma das principais editoras brasileiras de livros jovens, adultos e de cultura pop. Além de publicações especialmente voltadas para o público geek, como é o caso da Série Marvel. Em seu catálogo, constam best-sellers Young adult  e infanto-juvenis, escritos por autores renomados, como A.S. King, Peter Clines e Rainbow Rowell - esta última um fenômeno de vendas no Brasil, com Eleanor & Park, cujos direitos foram adquiridos pela Dreamworks para adaptação cinematográfica. Rainbow Rowell também é responsável pela nova série dos Fugitivos pela Marvel, que ainda permanece inédita no Brasil.


Em 2014, a Novo Século trouxe para o Brasil a linha literária baseada nos personagens da Marvel Comics. Alguns com adaptações dos quadrinhos, e outros, com romances feitos exclusivamente para os livros. A estreia do primeiro livro Marvel foi com “Guerra Civil”, de Stuart Moore, baseado na obra dos quadrinhos de Mark Millar e Steve McNiven. Desde então, a série romanceada tem sido sucesso absoluto. As histórias narram as aventuras dos personagens mais admirados do Universo Marvel, como Capitão América, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Vingadores, X-Men, Deadpool, entre outros, e constantemente têm figurado nos rankings dos livros mais vendidos. A Série Marvel Novo Século abriu precedentes ao desenvolver novos projetos gráficos e capas totalmente exclusivas, assinadas pelo ilustrador brasileiro Will Conrad, para cada volume lançado, num trabalho pioneiro que vem causando grande impacto no Brasil e no exterior.

Depois do lançamento de “Guerra Civil”, de Stuart Moore, a Novo Século publicou uma leva de livros. São eles: “Homem-Aranha entre Trovões”, de Christopher L Bennett, seguido por “X-Men: Espelho Negro”, de Marjorie M. Liu; “Vingadores: Todos Querem Dominar o Mundo”, de Dan Abnett; “Homem de Ferro: Vírus”, de Alex Irvine; “Homem- Formiga: Inimigo Natural”, de Jason Starr; “Guardiões da Galáxia: Rocket Raccoon & Groot – Caos na Galáxia”, de Dan Abnett; “Guerras Secretas”, de Alex Irvine, baseado na clássica história dos anos 1980; “Deadpool – Dog Park”, de Stefan Petrucha; “A Morte do Capitão América”, de Larry Hama; “Arma- X”, de Marc Cerasini, com o personagem Wolverine; “Novos Vingadores: Motim”, de Alisa Kwitney; “Doutor Estranho: Sina dos Sonhos”, de Devin Grayson, “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”, de Alex Irvine; ”Capitão América – Desígnios Sombrios”, de Stefan Petrucha; “Demolidor: O Homem sem Medo”, de Paul  Crilley; “Homem de Ferro: Extremis”, de Marie Javins; “Homem-Aranha: A Última Caçada de Kraven”, de Neil Kleid; “Miles Morales - Homem-Aranha”, de Jason Reynolds; “Pantera Negra: Quem é o Pantera Negra?”, de Jesse J. Holland; “Planeta Hulk”, de Greg Pak; “Thor Ragnarok”, de Jim McCann; “O Toque da Vampira”, de Christine Woodward; “Thanos: Sentença de Morte”, de Start Moore e “Viúva Negra: Vermelho Eterno”, de Margaret Stohl.




O coordenador editorial da Novo Século, Vitor Donofrio, um dos responsáveis pelas publicações dos personagens Marvel, comenta abaixo sobre a entrada da editora no mercado de livros, com os principais personagens da Casa das Ideias. “Publicar livros com personagens dos quadrinhos foi uma grande oportunidade de diversificar o público da editora e também de apostar num tipo de abordagem pouco convencional dentro do segmento (a prosa). Essas histórias romanceadas não são novidade em outros países, já tendo um público bastante consolidado, inclusive. No Brasil, apesar de não termos sido os pioneiros (romances com super-heróis já foram lançados por aqui em outras ocasiões), somos hoje uma das editoras mais bem-sucedidas no lançamento desse tipo de material. Entendemos logo de início que nosso grande desafio seria provar ao leitor que essas histórias fariam sentido e seriam divertidas, mesmo sem contar com o apelo visual que os quadrinhos proporcionam. No entanto, sabíamos que, para ganhar o respeito e a confiança do público alvo, teríamos que entregar algo mais. Desde nosso primeiro lançamento, Guerra Civil, de 2014, procuramos entregar um material que fosse sedutor aos olhos, que fizesse o leitor ansiar por mais, mas sem aprisioná-lo num conceito de coleção. Assim, apresentamos a ‘Série Marvel’, na qual os títulos são independentes uns dos outros, mas compartilham uma identidade visual (que não é engessada), um linguajar despojado e um modo novo de se aprofundar no universo dos heróis Marvel”, informa Donofrio.

E prossegue: “Desde o segundo título, Homem-Aranha entre Trovões, firmamos parceria com o ilustrador brasileiro Will Conrad, que trabalha com Marvel e DC Comics. Com exceção de Guerra Civil, todas as nossas artes de capa são exclusivas, sendo que o conceito é elaborado pelo pessoal da Novo Século e pelo Will. Com Doutor Estranho: Sina dos Sonhos, lançado em novembro, passamos a contar, também, com a ajuda de peso do ilustrador Luke Ross, também brasileiro, responsável pela capa do nosso mais novo lançamento, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Ultrapassado o estranhamento inicial, os leitores têm se mostrado abertos a essa linguagem. A prosa permite um mergulho mais denso no psicológico dos personagens, e isso ajuda o leitor a compreender melhor as outras mídias, inclusive. Em suma, as mídias se complementam”, destaca.

Ao contrário dos direitos dos quadrinhos, que são licenciados pela Panini Itália, as obras literárias, editadas pela Novo Século, são adquiridas direto dos Estados Unidos, como também  é explicado pelo editor Vitor Donofrio: “Nossos romances são licenciados diretamente pela Marvel Worldwide, situada nos EUA. Cada licenciado, desde os fabricantes de canecas até os de curativos contendo os personagens, precisa se “manter no seu quadrado”. Assim, a Novo Século não pode publicar quadrinhos, bem como nenhuma outra editora pode publicar livros em prosa enquanto nosso contrato estiver vigente. Com o tempo, conquistamos a confiança do pessoal lá de fora, e hoje gozamos de certa liberdade. A Marvel se mostra aberta às nossas ideias e costuma ser bastante solícita. É um contato que envolve questões legais e artísticas. Nós propomos algo e eles respondem se é possível ou não. Nosso caso mais emblemático foi com Deadpool: Dog Park, no qual mudamos capa, título... Mudamos tudo! Foi uma ousadia que nos rendeu centenas de e-mails e muita dor de cabeça, mas valeu muito a pena”, relembra Vitor.






A nova onda com os livros da Marvel vem conquistando um grande espaço, não só com os leitores habituais de histórias em quadrinhos, mas com os amantes de romances e livros em geral. Alguns romances são baseados nas grandes sagas da Marvel, e outros feitos exclusivamente para os livros. A nova onda da Marvel na literatura vem sendo vista com bons olhos pelo público.

Nesse aspecto, o editor Vitor Donofrio continua em seu raciocínio: “A Série Marvel representa hoje uma tendência, que é a expansão de universos. A gama de leitores que a série alcança é enorme: crianças, adultos, homens, mulheres. Enquanto os quadrinhos tendem a ser uma mídia destinada a um nicho, a principal característica dos livros da Marvel é falar para um público mais amplo, mas sem parecer superficial ou irrelevante para aqueles que já estão familiarizados aos personagens. Assim, há muitas pessoas que nunca tocaram uma HQ, mas se divertiram sem maiores pretensões com um livro do Homem de Ferro, por exemplo, numa história única, completa, com começo, meio e fim. Os livros não são carregados de didatismo, não necessariamente fazem uma introdução a determinado personagem e tampouco seguem as histórias retratadas nos filmes. No entanto, podem servir sim, como um primeiro passo para quem quer começar a ler quadrinhos e não sabe por onde começar. Alguns são adaptações de HQs consagradas (Guerra Civil, Guerras Secretas, Novos Vingadores: Motim!); outros são narrativas originais (Deadpool: Dog Park, Homem-Formiga: Inimigo Natural)”, assinala.







“O resultado comercial tem sido muito positivo. Temos tido o cuidado de sempre surpreender o leitor. Na Comic Con de 2015, lançamos uma edição de colecionador de Guerra Civil, que posteriormente figurou na lista das mais vendidas. A versão standard do mesmo título passou meses a fio entre as mais vendidas, chegando a alcançar o segundo lugar entre os livros de ficção. Para nós, tem sido um grande aprendizado. A editora, apesar de bastante conhecida por sua atuação em literatura fantástica e YAs, não tinha tradição em publicações voltadas ao público geek. No entanto, a Série Marvel nos conectou a um novo público, conquistado com humildade e respeito. Em meados de 2016, a Novo Século inaugurou o selo Geektopia, voltado às publicações de HQs e livros relacionados ao universo geek. O primeiro lançamento não poderia ter sido mais propício: uma autobiografia em quadrinhos de Stan Lee”, comemora Vitor Donofrio.

Como mencionou o editor, com o sucesso dos livros, a Novo Século criou o selo “Geektopia”, direcionado às histórias em quadrinhos. A ideia é apresentar aventuras fechadas e de qualidade. A edição de lançamento pelo novo selo não poderia mesmo ser melhor: a editora trouxe para o Brasil “Incrível, Fantástico, Inacreditável: a biografia em quadrinhos do gênio que criou os super-heróis da Marvel – Stan Lee”, produzida por Peter David e Colleen Doran. A publicação, com quase 200 páginas, conta a história de Stan Lee, desde a sua infância até a sua chegada na Timely, passando por toda a criação dos heróis na era Marvel, em parceria com Jack Kirby e Steve Ditko.




Indagado sobre a tiragem dos diversos livros com os heróis da Marvel, o editor Vitor Donofrio responde: “Por uma questão contratual, não podemos divulgar números, mas posso afirmar que são tiragens generosas, atendendo a todo Brasil. Guerra Civil, por exemplo, teve pelo menos oito reimpressões em sua versão standard, sem contar a edição especial e outros produtos, como boxes e versão slim”. A Novo Século chegou em um grande momento com as publicações dos livros - ainda mais com os heróis fazendo muito sucesso nos cinemas. As obras publicadas com os personagens surgem para consolidar ainda mais a Marvel em nosso país. E o que é melhor, ajudam a movimentar o mercado de livros, incentivando a leitura, criando novos leitores e apreciadores desse segmento.

Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro "Marvel Comics - A Trajetória da casa das ideias do Brasil", livro que narra a história da Marvel em nosso país, publicado em 2017 pela Editora Laços. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics.

Alexandre Morgado

comments powered by Disqus