sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Maratona 616: Aquele que Sabe!

Starhawk

Quando Arnold Drake se debruçou sobre sua mesa para especular sobre os homens do amanhã que ocupariam os mais diferentes colonizadores dos planetas que formam nosso sistema solar, mal poderia imaginar que anos mais tarde um quinto membro se juntaria a equipe trilhando um caminho oposto. Stakar, que assumiria mais tarde o nome de Águia Estelar, autointitulado "Aquele que Sabe" e o "Doador da Luz", torna-se um figura emblemática na história dos Guardiões, algo entre um tutor de poder quase omnipresente e um aliado estranho e inconfiável.

Quando surge a primeira vez numa história escrita por Steve Gerber e desenhada por Sal Buscema em que os Defensores se associavam aos Guardiões da Galáxia no ano de 3014, Águia Estelar aparece repentinamente para salvar Valquíria usando seus poderes de cura através da manipulação da luz. De fala rebuscada, o homem demonstra não só saber bastante sobre a biologia e organização dos invasores Badoons como também da própria história pessoal dos heróis. E aquela seria apenas a primeira de muitas outras vezes que o personagens mostraria saber sobre os eventos ainda por acontecer.

Starhawk

Sendo peça chave para resolver aquela batalha crítica contra a irmandade de Badoons, não foi difícil para Águia Estelar conseguir sua vaga ao lado dos demais Guardiões da Galáxia. Para ele, algo já previsto de acontecer, apesar de nem todos do bando terem a imediata confiança daquela figura misteriosa que tão prontamente surgiu entre eles. Águia Estelar apenas instruia os Guardiões do que considerava necessário e mantinha-se quieto diante das demais perguntas. Repentinamente, desaparecia do grupo sem dar mais informações. E a desconfiança com o personagem só aumenta quando determinado dia surge a figura de uma mulher, que se denominava Aleta, no seu cômodo na espaçonave do grupo.

Starhawk

Parte mistério do Águia Estelar só viria a ser descoberto edições depois, após os heróis confrontarem a ameaça do Homem Topográfico, uma das aventuras mais surreais já vivida pelos Guardiões. Em conversa com Martynex, Águia Estelar conta como foi resgatado por um grupo de arcturianos que estavam lutando contra os mutantes que infestavam uma de suas colônias. Mais tarde, o personagem revelaria que acreditava ser até mesmo filho de um desses mutantes, mas que nasceu com características mais humanas. O homem que o resgatou era chamado Ogord, pai da menina Aleta, o adotou como filho, chamando-o de Stakar. O garoto cresceu com um ímpeto voraz por ciência, arqueologia, o desconhecido. Assim, foi inevitável um dia visitar a cidade proibida em seu planeta, onde estava o templo do Deus-Águia caído. E isso custou uma mudança drástica na sua vida e de sua irmã Aleta, que o acompanhava.

Ao despertar o Deus-Águia, um poder incomensurável para um só, os dois irmãos adotivos passaram a dividir um só corpo, o que tornou Stakar o Águia Estelar, de conhecimento quase absoluto e poder de manipular energia e luz. Todavia, em dados momentos, era Aleta que lutava para existir e agora detinha o poder de transformar luz em energia sólida. Era uma relação complexa, que ora se odiavam, ora passaram a ter uma proximidade maior que meros irmãos. Por uma noite apenas, eles tiveram seus corpos separados e isso fez Aleta engravidar de três filhos. Para proteger as crianças ao mesmo tempo que poderia continuar suas missões, Skatar criou uma fazenda artificial num asteroide. Mais tarde, essas crianças seriam sequestradas pelo avô e suas mentes seriam manipuladas para agir contra o Águia Estelar. O final dessa histórica acabou trágico e isso fez com que a relação de Skatar e Aleta nunca mais fossem a mesma.

Starhawk

Nas histórias que seguiam dos Guardiões, Águia Estelar continuava sendo uma peça mais que fundamental para guiar o destino do grupo. Foi grande responsável para encontrar e deter a ameaça de Korvac quando mais uma vez o grupo rumou para o século XX e da criação de Kismet, uma versão feminina de corpo perfeito artificial assim como é Adam Warlock, com quem mais tarde descobriria ter uma profunda relação pessoal.

Na fase de Jim Valentino nos anos 90, Stakar e Aleta conseguiram se separar em corpos distintos, mas isso quase custou a existência de Águia Estelar, que começava a gradativamente ficar transparente. Isso levou a uma série de problemas entre os dois "irmãos", já que Águia Estelar desejava voltar a se reunir num só enquanto que Aleta não estava disposta a se sacrificar mais uma vez. E a medida que o tempo se passava, cada vez mais Stakar sumia dessa existencia e o poder "daquele que sabe" começava a ficar mais forte em Aleta.

Starhawk

Mais adiante, Skatar viria a se reunir com Aleta contra sua vontade numa luta contra uma vilã dos Guardiões e isso viria a criar mais uma indisposição entre Águia Estelar e os Guardiões. Expulso temporariamente do grupo, a história do Águia Estelar começava a enveredar pra teoria de que na verdade, durante todo aquele tempo, o Deus-Águia caído estava manipulando Skatar e Aleta durante esse tempo. A força da entidade foi crescendo sobre o Águia Estelar, ele foi mudando, Aleta e Skatar pareciam agora realmente ser um só corpo, seus poderes mudaram para manipular materia escura ao invés de luz. Ele se tornou algo como um Águia Estelar Sombrio.


Starhawk

Mais adiante, numa iminente batalha onde Águia Estelar viu-se obrigado a entregar para Aleta o comando do seu corpo, ela descobriu que essa manipulação do Deus-Águia era uma farsa e que seu irmão o enganou por todo esse tempo. Em fúria, Aleta tomou o lugar como Águia Estelar, reverteu a forma de Skatar para a de uma criança e enviou a consciência do irmão para o corpo do bebê do passado, fechando assim o ciclo de como ele sabia de tudo o que iria acontecer até ali durante sua vida. Assim, nascido inumeras vezes em muitas novas realidades em seu corpo infante, ele detém o conhecimento do "Aquele que Sabe".

Starhawk

Outras aventuras seguiriam, Skatar mais uma vez voltaria vindo de outra das suas muitas realidades e conseguiria retomar os poderes de Águia Estelar uma vez que Aleta renunciaria seus poderes, mas agora ele estaria pertubado ao saber que seus pais não eram parte dos mutantes que foram massacrados pelos Arcturianos. A falha desse seu conhecimento tão importante em sua origem o remoia. A busca de Skatar por sua verdadeira origem levou-o mais tarde a se encontrar com Eón que finalmente veio com a resposta. Skatar era filho de Quasar com Kismet.

Starhawk

Com as descontinuidade das histórias do grupo dos anos 90, um novo Águia Estelar só voltaria aparecer com a formação da equipe de 2008. Confuso e tentando impedir os eventos das falhas de realidade, sujeito até a mudança de corpo para forma feminina, sua última ação foi um sacrificio para deter os Badoons e ajudar uma união dos dois grupos de Guardiões - do presente e futuro - a deter a ameaça inimiga que avançava contra o restante do universo.

Starhawk

Obviamente, há muito mais sobre a história complexa do Águia Estelar se formos buscar as minúcias por trás de cada história. Este ser de vasto conhecimentos de inúmeras realidades alternativas, a cada novo ciclo que ressurge numa nova versão renascida, se torna ainda mais sábio, ao mesmo tempo que confuso e dissociado com a realidade. E se por um lado ele foge completamente de qualquer lógica mais científica que os demais membros da equipe original possuem, ele se estabelece com o mais relacionado as viagens do tempo e multiverso que fazem parte desde o cerne das primeiras histórias dos Guardiões. De certo modo, sua vida toda resume-se eternamente a isso.

Coveiro

comments powered by Disqus