quarta-feira, 27 de agosto de 2014

X-Men – A Batalha do Átomo: A chegada do terceiro tempo

Viagens no tempo são um tema recorrente quando se fala em X-Men, desde o famoso arco Dias de um Futuro Esquecido. Atualmente, como todos sabem, os cinco X-Men originais foram trazidos do passado para o presente, o que significa que temos X-Men do passado e do presente interagindo. Faltava o terceiro tempo, ou seja, o futuro. Com A Batalha do Átomo, nova saga mutante, não falta mais...



Mas vamos descobrir como isso aconteceu. Enquanto Magia, atualmente integrando o grupo fora-da-lei Fabulosos X-Men, visitava o futuro e descobria que a situação dos mutantes só parece ter piorado com o tempo, no presente os Novíssimos X-Men – a saber, os cinco X-Men trazidos do passado, menos Anjo, que se aliou ao grupo rebelde do Ciclope do presente – almoçavam em paz, até Cérebra detectar o surgimento de um novo e poderosíssimo mutante. Tratava-se de Animax, uma criminosa com o poder de conjurar perigosas criaturas. A professora Kitty Pryde então levou seus alunos para deter a vilã.



Em meio à luta, para surpresa de ambos os lados, surgiram vários Sentinelas. Quando parecia que tudo estava perdido, eis que Ciclope e seu grupo apareceram para o resgate. Oportunidade bacana para várias interações, como Kitty e Scott (o do presente) conversando civilizadamente pela primeira vez em um bom tempo, ou o Anjo (do passado) reencontrando seus amigos.



Juntos, Novíssimos X-Men e Fabulosos X-Men acabaram com os robôs e de quebra levaram Animax a se render. Porém, uma cabeça de Sentinela ainda conseguiu disparar contra o Ciclope do passado – e o tiro foi fatal. Enquanto um Scott Summers morria, o outro simplesmente desapareceu, como se não existisse. Apenas com os poderes de Christopher Muse, o Ciclope do passado voltou à vida – e o do presente, a existir.



De volta à Escola Jean Grey, informados por Kitty sobre o que aconteceu, os professores são categóricos: os visitantes do passado precisam ser enviados de volta ao seu tempo. Os Novíssimos X-Men protestam contra os adultos tomarem a decisão por eles, quando eles ainda preferiam se arriscar no presente a voltar no tempo e viver tragédias predeterminadas, mas os protestos são em vão. Porém, antes que Fera (o do presente) pudesse ativar o cubo temporal, o dispositivo se ativou sozinho: dele, sai um grupo de X-Men do futuro (alguns bastante familiares para os leitores, outros nem tanto) avisando que foram ao presente (seu passado) para impedir que uma tragédia aconteça e extermine todos os mutantes.



Assim tem início A Batalha do Átomo, primeira saga dos X-Men desde Vingadores vs X-Men. Essa história inicial foi publicada no Brasil na edição 009 de X-Men, com roteiro de Brian Michael Bendis e arte de Frank Cho. Foi um bom começo, deixando no ar dúvidas sobre que acontecimento terrível os X-Men do futuro vieram impedir e a expectativa para ver como será esse encontro de X-Men do passado, presente e futuro. Fica a expectativa de que a saga mantenha esse fôlego até o final.

comments powered by Disqus