sábado, 2 de agosto de 2014

Maratona 616: Ele é o Groot!


Ele pode não falar muito, ou você não entender o que ele diz, mas certamente aquela arvore humanoide ambulante tem seu carisma. Todavia, para quem conheceu Groot apenas na fundação do time atual dos Guardiões da Galáxia, pode ser que desconheça sua história que antecede até mesmo a criação da Marvel em 1961.

Ainda no selo Atlas, Dick Ayers, Stan Lee e Jack Kirby tinham que inventar uma série de mostros dos mais escabrosos para preencher as páginas de seus gibis de terror. Foi assim que o trio também criou Groot na edição de número 13 de Tales to Astonishing, em 1960 (e republicada em 1970 na revista Where Monsters Dwell #6). Sua intenção nessa história era invadir a Terra para capturar seres humanos afim de realizar seus experimentos. Na história, o mesmo foi derrotado por um terraqueo esperto e ele resolveu abandonar sua missão na Terra. Seria já dali sua preferência e curiosidade de interagir mais com mamíferos do que outros da suas espécie.


Curiosamente, em suas primeiras aparições, diferente do seu quase monossilabico jargão, a criatura era bem fluente, desafiava a todos em bom inglês e até se autoproclamava o regente do Planet X. Groot voltou a aparecer mais uma vez numa quinta edição anual do Incrível Hulk, sendo um dos monstros a desafiar o Verdão, assim como nos sonhos de um jovem Peter Parker em Sensational Spider-Man #-1 (Julho 1997). De maneira até mesmo surreal, o monarca fez sua aparição na revisata dos Comandos Selvagens do Nick Fury de 2006.



Mas foi em Aniquilação: A Conquista que ele veio a ter a devida atenção. Nessa história, ele é um dos que fazem parte do time de elite do Senhor das Estrelas. Ainda falava fluentemente nessa missão, criando um elo de amizade com Rocky Racum, e sacrificando-se no final para o plano mirabuloso de Peter Quill ter sucesso. Um único graveto replantando pelo Guaxinim Cósmico deu origem ao novo corpo de Groot, ao qual ele acabou ficando limitado ao seu único dialeto "Eu sou Groot".

Curiosamente, a dialética única do personagem acaba criando uma certa confusão nas atuais histórias. Supondo que pouco entendam verdadeiramente o significado dessas palavras (tirando o insano irmão do Raio Negro, Maximus). É dito que a falta de um vocábulo mais elaborado no seu atual corpo é fruto do desgaste que sofreu quando foi quase dizimado. Mas ao ir mais afundo na história biologia dos Flora Colossus isso pode mudar.

Flora Colossus, no caso, é a definição Kree para os habitantes da mesma espécie do Groot que convivem no Planeta X. Eles são comandados pelos Mestres Arboreos, que repassam seus conhecimentos através de fotogênese. Curiosamente, nas histórias recentes das aventuras de Rocket e Groot, todas as criaturas desse mundo também vocalizam apenas o dialogo limitado de "Eu sou Groot". Neste mundo, há outros seres viventes como os "Mamíferos Manutendores", uma escala mais baixa de habitantes. Há também outros alienígenas de outras histórias que atribuem ser oriundos do Planeta X. Não se sabe no entanto se eles são do mesmo lugar.


O que se acredita agora, apenas explicados pelos "Handbooks" oficiais da Marvel, é que os Flora Colossus realmente só falem restritamente esses verbete com nuances diferentes pois é desnecessário mais que isso para eles se entenderem. Mas no caso de nosso "Groot", em suas andanças pelo espaço, ele acabou aprendendo algo mais a falar. Ferido drasticamente, esse conhecimento se perdeu de novo e ele voltou apenas ao dialeto básico. E só o futuro dirá se ele voltará a ser o animal verborrágico de antes.


É também incerto saber se o Groot atual foi o mesmo que invadiu a Terra tempos atrás já que em seu planeta todos se definem como Groot. Por sinal, esse papo de que ele seria o Monarca do Planeta X era tudo papo do grandão. Ao voltar pra sua Terra Natal, ele foi julgado por falsidade ideologia por usar o título de Rei por aí e acabou preso, submetido a uma punição por Pica-paus robôs e só escapou dessa mais tarde com a ajuda de Rocket Racum.E com a volta de Peter Quill e dos Guardiões da Galáxia, não podia de novo faltar o Groot.

Coveiro

comments powered by Disqus