sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Maratona 616 - Top 10 Escritores do Motoqueiro Fantasma

Motoqueiro

Continuando nossa Maratona do Motoqueiro Fantasma, vamos agora falar dos grandes idealizadores das histórias do Espírito de Vingança. Os nomes realmente, não são muitos, mas todos eles têm alguma história marcante que vale a pena ser lembrada. Confira a seguir nossa lista dos Top 10 Roteiristas do Motoqueiro Fantasma:


10 Warren Ellis
Seria injusto colocar o polêmico inglês Warren Ellis numa posição mais acima que está quando ele apenas escreveu uma edição mensal, com participação do Lobisomen e Mr. Hyde, seguido de uma anual sobre o Motoqueiro Fantasma. Contudo, foi nesta revista anual que tivemos um dos mais doentios combates entre o Motoqueiro Fantasma e o Espantalho, com um final visceral com o vilão. Era Ellis, no seu começo, mostrando já traços doentios de suas histórias aqui.

Motoqueiro


09 Roger McKenzie
McKenzie certamente ficou mais conhecido por sua parceria com Frank Miller nas histórias do Demolidor. Contudo, sua passagem nas seis edições do primeiro volume do Motoqueiro Fantasma também merecem destaque, com o primeiro confronto do Espiríto de Vingança contra o Mago Supremo Dr. Estranho e, mais tarde, sendo perseguido pelo místico caçador de recompensas Lemuel Haskill.

Motoqueiro

08 Tony Isabella
Tony teve uma passagem breve no primeiro volume do Motoqueiro Fantasma, sendo responsável por escrever 12 edições desta. Entre histórias envolvendo o Hulk e o vilão Orbe, chama atenção uma em especial com a presença de uma nova forma messiânica de Jesus, chamada Friend (Amigo), num quadrinho bastante polêmico para a época em que foi lançado. Mais tarde, essa história seria retconnizada colocando Friend como uma farsa montada por Mephisto. Isabella também escreveu histórias dos Campeões (grupo que o Motoqueiro Fantasma fez parte)

Motoqueiro

07 Garth Ennis
Dizem que as histórias do Motoqueiro Fantasma são um prato cheio para mãos talentosas como a do escritor irlandês, Garth Ennis. Contudo, os fãs só tiveram o deleite de ver seu trabalho em duas minisséries avulsas de selo MAX no tempo em que o Motoca estava no limbo editorial. A primeira, "Estrada para a Danação", contando uma barganha feita entre Blaze (que está pagando sua dívida no inferno) e dois anjos que requerem sua ajuda para livrar-se de um grande mal. Mais adiante, Ennis escreveu outra minissérie, Trilha de Lágrimas, contando a passagem de um Cavaleiro Fantasma, nos tempos após a guerra da secessão americana. Ambas as histórias tem desenhos estupendos de Clayton Crain.

Motoqueiro

06 Ivan Vellez Jr
O americano do Bronx Vellez Jr teve um papel bastante difícil ao assumir o título do Motoqueiro Fantasma logo após a fase grandiosa de Howard Mackie, no fim dos anos 90. Em suas 19 edições finais deste volume, trabalhou com Sal Larroca e com o clássico Javier Saltares. Seu maior destaque esteve na tentativa de criar uma origem para o poder do Espírito de Vingança, que acabou tendo sua revista cancelada antes mesmo de uma conclusão naquela época, mas que recentemente, graças ao grande pedido dos fãs, foi completada em 2008, com título "Acabado".

Motoqueiro

05 Daniel Way
Paralelo ao seu Wolverine Origins, revista que certamente alavancou o nome do iniciante Daniel Way na Marvel, o escritor americano Daniel Way trouxe novamente o Motoqueiro Fantasma do limbo editorial, aproveitando o moderado sucesso das minisséries de Garth Ennis. Assim, ele voltou a dar um tom muito mais bruto e cruel ao personagem, lembrando muito bem os clássicos gibis de terror de sua época. Para tal, ele não podia contar com nenhum outro senão o aclamado Javier Saltares. Sua passagem pelo título foi por mais de 2 anos, deixando uma resolução definitiva na questão entre Blaze e o Demônio que o aprisionou, ao mesmo tempo que abrindo caminho para a elogiada trama de Jason Aaron.

Motoqueiro

04 Gary Friedrich
Recentemente, o nome de Gary Friedrich veio a tona depois do polêmico caso do seu processo com a Marvel. Como todos devem ter visto, Gary foi co-criador do personagem, juntamente com o já aclamado Roy Thomas, e que contou com os desenhos de Mike Ploog na época. As primeiras histórias do Motociclista flamejante foram publicadas em três edições de Marvel Spotlight e, mais tarde, Friedrich ajudaria a escrever mais cinco edições do título solo do Espírito de Vingança. O curioso é que Gary anteriormente havia também escrito histórias com a versão anterior que usava o mesmo nome do personagem (ao menos, no inglês), o Cavaleiro Fantasma, com arte de Dick Ayers.

Motoqueiro

03 Jason Aaron
Quando pegou este título, Jason Aaron estava no começo da sua ascendente carreira como renomado escritor da Marvel. Tínha algumas histórias esporádicas com o Wolverine e pegou o Motoqueiro Fantasma num momento arriscado, com a conclusão de suas questões no Inferno, e direcionando-o agora contra aquele que seria o verdadeiro inimigo, o anjo renegado Zadkiel. Aaron, então, foi responsável em poucas edições por trazer peças antigas de volta a cena, como os vilões Blecaute e Vingança, além do retorno esperado do jovem Danny Ketch, também com os poderes do Espírito de Vingança. Outro ponto forte da sua passagem foi rechear ainda mais a mitologia do Motoqueiro Fantasma, criando vários outros hospedeiros do Espírito de Vingança pelo mundo. Todos eles sendo "Cavaleiros" ao seu modo. Sua passagem depois de 16 edições mensais, concluiu-se na minissérie "Motoqueiros Fantasmas: Céus em chamas", onde o embate final entre Blaze e Ketch contra Zadkiel teve um fim.

Motoqueiro

02 Michael Fleisher
O escritor americano Michael Fleisher foi responsável pelos segmentos finais do primeiro volume do Motoqueiro Fantasma, sendo o que mais permaneceu como escritor fixo desta primeira fase, com 29 edições assinadas em seu nome. Neste tempo, ele estabeleceu definitivamente a relação entre Johnny Blaze e Zarathos, aproximando mais o leitor de como eram as sensações deste "herói caído" dos quadrinhos. Esse tom, pela primeira vez mostrado em "Demônio em Denver" na edição 36 do primeiro volume, sua estréia no título.

Motoqueiro

01 Howard Mackie
Apesar do nome não estar atrelado ao Motoqueiro Fantasma Original, Johnny Blaze, Howard Mackie supera qualquer outro como escritor, ao dar um novo hospedeiro, Danny Ketch, e ritmo as histórias do Espírito de Vingança nos anos 90. Mackie passou mais de cinco anos como escritor da série, estando vinculado a ela até a edição 69 em 1996. Além dela, também foi responsável por escrever a série paralela "Espíritos de Vingança" com Blaze como personagem principal. Fora isso, Mackie escreveu duas minisséries (uma em 1991 e uma em 1994) com o Motoqueiro Fantasma, Wolverine e o Justiceiro como protagonistas. Muitos conceitos e vilões que surgiram ou foram revitalizados nessa fase permanecem em destaque até as histórias atuais, mesmo estando Ketch fora do papel principal. Sua única falha foi não conseguir completar as explicações sobre a verdadeira origem do Motoqueiro Fantasma, o que acabou criando uma confusão série quando seu sucessor, Ivan Velez assumiu (Como vimos anteriomente nesta mesma lista).

Motoqueiro

Pois é, Mackie não poderia estar em outro lugar. Gostaram da nossa lista? Lembram de algum outro escritor que merecia estar aqui e acabou ficando de fora? Bem, usem os comentários para falar, discutir e discordar (num bom clima, claro). E fiquem atentos pra mais da Maratona 616 do Motoqueiro Fantasma nas próximas horas.

Coveiro

comments powered by Disqus