quinta-feira, 30 de maio de 2013

Vingadores Secretos: Em rota de colisão com a Fênix

  

A ameaça da Fênix que paira a Terra levou os Vingadores Secretos a reorganizarem a equipe, e Steve Rogers enviou os Vingadores mais adequados para a interceptação à Entidade Cósmica! O objetivo era contê-la na melhor das hipóteses, no pior, recolher dados significativos para serem transmitidos para a Terra. A poderosa equipe cósmica contava com Thor, Valquíria, Máquina de Combate, Protetor, Miss Marvel, Visão, Capitão Britânia e Fera. Mas outros fatores entraram na jogada, tornando a missão terrivelmente imprevisível.

Indo de encontro à Fênix, com um plano definido, o Fera desenvolveu uma "gaiola" para conter a Força Fênix, que tinha o potencial de contê-la com sucesso teoricamente, mas na primeira tentativa, a fúria do pássaro cósmico se mostrou capaz de se sobrepôr ao poder de Thor e ignorar a captura pela gaiola levada pelo Máquina de Combate. No frenesi de não falhar na captura, o Capitão Britânia também tenta usar a gaiola, mas a Fênix a destrói completamente.

Perto dali, fanáticos Krees, de posse de um fragmento do Cristal M'Krann, dos Braceletes Negativos, de um emissor de Omniondas (a mais importante arma Kree, e também um meio de comunicações universal) e de um corpo moribundo tentam atrair a Fênix para ressuscitar um antigo heroi Kree. Uma lenda tanto em Hala, a capital do antigo império Kree, quanto na Terra. Mar-Vell, o famoso Capitão Marvel, morto há muito anos, depois de adquirir câncer.


Eles obtém sucesso em sua empreitada, custando suas vidas no processo, mas devolvendo Mar-Vell à vida. Renascido e devotado a salvar Hala custe o que custar, atraindo a Fênix ao planeta, para tentar devolver a raça de volta à evolução genética, uma antiga preocupação Kree - eles se encontram no final de sua evolução como espécie há milhões de anos.

Os Vingadores vão para Hala se recuperar dos ferimentos do primeiro confronto com a Fênix e reparar seu equipamento, mas assim que chegam, o Protetor (oriundo de uma outra dimensão, mas Kree em essência) e Miss Marvel (que adquiriu seus poderes depois de exposta a uma arma Kree) começam a se sentir estranhos, compelidos a salvar Hala, quando Mar-Vell os recruta para ajudá-lo. 


Os Vingadores ficam chocados em ver Mar-Vell de volta à vida e com a repentina "traição" de Carol Danvers e Noh-Varr. Mas o Visão descobre que há uma espécie de transmissão sendo dispersada pela atmosfera de Hala sintonizada ao código genético da população Kree. Um homem conhecido como Ministro Marvel, e sendo um parente distante de Mar-Vell é apontado como o incitador da população de que a Fênix é a salvação dos Krees.

Mas logo que o Visão corta o sinal, a população se desespera em ver a Fênix tão próxima de Hala. Os guardas superobedientes abrem fogo contra o povo, considerados desertores. Presenciar tal cena reacende em Mar-Vell sua veia heroica, e não ter saudades de quando estava vivo. Ao ver que a influência mental foi desfeita, o Ministro Marvel resolve destruir seu emissor. O seu próprio filho, que desenvolveu poderes mentais - mas Remender não chega a descrever como ele conseguiu tais poderes. Certo de que a chegada da Fênix vai devolver o nome Marvel à glória perdida por culpa de Mar-Vell - que trocou Hala pela Terra - o Ministro se suicida com a chegada dos Vingadores.

O Fera então desenvolve um novo plano. Permitir que a Miss Marvel acesse seus antigos poderes de Binária, usando a energia advinda de um buraco branco - a antítese de um buraco negro. Mas ela falha, e então, mais uma vez, Brian Braddock usa de sua readquirida coragem (após uma boa conversa com o deus do trovão) e consegue refrear a Fênix por algum tempo, até Mar-Vell tomar seu lugar, rechaçando de uma vez a Força Fênix, colocando-a de volta ao caminho para a Terra, e salvando Hala.

Mas o preço desse sacrifício é ser devolvido mais uma vez à morte, onde seu corpo agora jaz em um planetóide ermo, que ao que parece dá nova vida a este lugar.

Toda essa jornada da equipe do Fera se passa paralelamente às histórias vistas na revista dos Vingadores, e deixa ainda mais trágica essa aventura deles no espaço, pois eles perdem o Protetor na missão, e não impedem a chegada da Fênix à Terra. Como arco fechado é irretocável, por abordar o conflito do Capitão Britânia, a homenagem ao Capitão Marvel, um dos herois que os fãs sentem mais falta até os dias de hoje, o dilema do Fera em tentar e falhar mais uma vez em conter a Fênix. A outra vez, foi quando ela era a Fênix Negra, e se passava por Jean Grey. E só ressaltar a belíssima arte do brasuca Renato Guedes (Wolverine) aliado à narrativa de Rick Remender torna este tie-in uma das coisas boas de Vingadores vs X-Men, publicado nas edições de Capitão América & Vingadores Secretos 22 e 23.

Jeferson

comments powered by Disqus